A tarde deste domingo vai ser de duelo pesado no futebol americano em João Pessoa. A partir das 15h, o Estádio da Graça vai receber um confronto que reúne – nada mais, nada menos – que o tetracampeão nordestino e o tricampeão paulista. João Pessoa Espectros e São Paulo Storm duelam por uma vaga na final do Campeonato Brasileiro. Depois do jogo de hoje, um deles dá adeus à competição e o outro segue na briga pelo inédito título nacional.
A partida marca também um encontro de invictos e dos donos das melhores campanhas da competição até aqui. Os paraibanos venceram as oito partidas que disputaram, marcaram 465 pontos e sofreram apenas 34. Os paulistas jogaram e venceram sete partidas, fizeram 420 pontos e sofreram 52.
E tem mais ingredientes que tornam o duelo ainda mais especial. O Storm é simplesmente o time com mais jogadores convocados para a Seleção Brasileira neste ano: 14 no total. Pelo lado do Espectros, foram cinco jogadores. O próprio técnico do time visitante, Danilo Muller, é também o técnico da seleção. O treinador comparou os pontos fortes das duas equipes.
– Será um jogo muito difícil pela longa viagem e principalmente pela qualidade do adversário. O Espectros tem jogadores talentosos e é bom conhecer os valores individuais do adversário, mas a maior força deles é seu ótimo conjunto. Nosso ponto forte é nossa união e nossa capacidade de preparação para partidas difíceis. Nos preparamos o ano inteiro exatamente para partidas assim. Estamos prontos – disse, confiante.
Para o técnico do Espectros, Marcos Aurélio Crispim, o Marcão, o maior trabalho do time será com o ataque adversário e com um jogador em especial.
– O ponto forte Storm tem sido seu ataque, muito bem comandado pelo quarterback Frost. É um jogador muito versátil, que alterna o tempo todo jogadas de passe com jogadas de corrida e até mesmo avança com a bola quando a defesa adversária pressiona – analisou Marcão.
A preocupação de Marcão tem noem e sobrenome: Casey Frost. Ele nasceu em Los Angeles e vem de uma família de atletas (alguns de seus primos tiveram destaque nos campeonatos universitários e profissionais dos EUA, tanto no futebol americano quanto no basquete, como Nate Robinson, que joga na NBA). Frost, que jogou pela Universidade Dartmouth, já mora e joga no Brasil há três anos. Destaque no Corinthians Stemrollers, onde foi bicampeão paulista e bicampeão do Torneio Touchdown, passou a defender o Storm no início deste ano.
Mas o destaque do time paulista também reconhece alguns valores do Espectros e não espera ter vida fácil jogando em território inimigo.
– Pelo lado do Espectros, os destaques do ataque para mim são o quarterback Rodrigo Dantas e os corredores e na defesa jogadores como Rufo (Neto), (Vitor) Veloso e Pezão. É um jogo sem favoritos. Os dois times são bem equilibrados e se prepararam o ano inteiro para esse jogo. Vai ser uma ‘briga de cachorro grande’ e infelizmente só pode haver um vencedor – afirmou Frost.
Expectativa de casa cheia
A expectativa é que o Estádio da Graça receba um bom público no domingo. Os ingressos foram vendidos antecidapadamente até as 17h deste sábado. A partir das 14h de hoje, os bilhetes ainda podem ser adquiridos no local do jogo ao preço de R$ 10 (R$ 5 e meia). Até o final da sexta-feira, mais de mil pessoas já haviam usado as redes sociais para confirmarem presença na partida.
G1PB