Categorias: Esportes

EUA vencem Brasil, mas Silva ganha status de lenda

PUBLICIDADE

Triângulo no quinto round salvou Anderson Silva da derrota para Chael Sonnen


Em Oakland (EUA)Os Estados Unidos seguem como o maior expoente do MMA mundial. Mas a vitória da seleção norte-americana sobre a brasileira por 3 a 2 ficou em segundo plano no último sábado à noite, em Oakland (EUA). Com uma das maiores reviravoltas na história da modalidade, Anderson Silva roubou a cena no UFC 117 e ganhou o status de lenda após manter o cinturão de maneira dramática contra Chael Sonnen.

Sonnen dominou amplamente o confronto e venceu os quatro primeiros rounds contra Anderson Silva

Brasileiro conseguiu golpe certeiro no último round, obrigou rival a parar o combate e manteve cinturão

Irreconhecível durante boa parte do combate, o “Aranha” passou por problemas que há muito não encontrava. Foi derrubado, imobilizado e espancado pelo rival durante quase cinco rounds. Mas quando parecia que estava acabado, ele chocou todos os presentes no Oracle Center e arrancou a vitória com uma submissão a menos de dois minutos do fim.

“É assim que nascem as lendas. São com vitórias deste tipo que os verdadeiros campeões entram para a história. Ele apanhou infinitamente e mesmo assim arrumou forças para conquistar a vitória mais sensacional da carreira”, elogiou o presidente do UFC e desafeto de Anderson Silva, Dana White, em entrevista ao UOL Esporte.

A maneira como o campeão dos médios mudou o comportamento da torcida em Oakland também evidenciou com clareza a importância do triunfo. Depois de gritar “USA” ao longo de toda o evento, os fãs presentes no ginásio foram ao delírio com a virada conquistada pelo brasileiro. De quebra, o público ainda viu o “Aranha” ganhar os prêmios de melhor luta e melhor finalização da noite.

“Só tenho a agradecer aos torcedores por isso tudo”, comentou Silva. “Lembrei de todos os professores que tive e de todos que me bateram muito para que pudesse chegar aqui e vencer desta forma. Era minha obrigação como faixa preta de jiu-jitsu tentar algo assim. Ainda bem que deu certo”, completou o campeão, lembrando do triângulo que derrotou Sonnen.

Anderson Silva não foi aquele que todos esperavam após a contestada vitória sobre Demian Maia no UFC 113. O paranaense não deu show e não conseguiu o nocaute rápido contra o azarão norte-americano. Contudo, o triunfo no fim garantiu até mesmo o respeito do desafiante, que não se cansou de atacar o brasileiro com provocações antes do duelo.

“Não existe essa de eu estar ganhando até o fim. O melhor sempre vence e foi isso o que aconteceu. Hoje o Anderson foi melhor e eu tenho que me contentar com a medalha de prata”, afirmou o consolado Chael Sonnen.

A outra vitória verde-amarela da noite aconteceu graças a Júnior “Cigano” dos Santos. O catarinense de 25 anos não conquistou seu sexto nocaute consecutivo, mas aplicou uma surra no resistente gordinho Roy Nelson ao longo de três rounds e ficou com o triunfo em decisão unânime dos juízes.

Desta maneira, a revelação do UFC se confirmou como o próximo desafiante do cinturão dos pesados. O rival de Cigano sairá do combate entre o atual campeão, Brock Lesnar, e o desafiante Cain Velázquez, que se enfrentarão daqui dois meses e meio. “Não tenho nenhuma preferência. Eu quero ser o campeão e sei que serei”, prometeu Cigano.

Porém, mesmo com os dois triunfos brasileiros, os anfitriões conseguiram levar a melhor no duelo entre países. A lenda Matt Hughes não deu chances para Ricardo “Cachorrão” Almeida e conquistou uma finalização logo no primeiro round. O brasileiro chegou a apagar após ser estrangulado pelo ex-campeão dos meio-médios.

Em seguida, foi a vez de Clay Guida anotar o segundo ponto dos Estados Unidos. Apesar de começar bem o combate, Rafael dos Anjos não aguentou um forte golpe do anfitrião e deixou a luta no terceiro round. Já Thiago Alves foi superado por Jon Fitch pela segunda vez na decisão dos juízes. Com isso, perdeu a chance de voltar a disputar o cinturão dos meio-médios.
 

 

UOL

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Botafogo-PB vence Esporte de Patos por 3 a 0 e está na liderança do Paraibano 2025

O Botoafogo-PB continua numa fase boa, na noite de ontem (15), conseguiu a segunda vitória…

16 de janeiro de 2025

Nacional de Patos supera o Pombal no José Cavalcanti e conquista a primeira vitória no Paraibano 2025

O Nacional de Patos conquistou sua primeira vitória no Campeonato Paraibano Unipê 2025 ao bater…

16 de janeiro de 2025

Árvore cai na UFPB e atinge carros; universidade emite nota dizendo que já entrou em contato com proprietários

Uma árvore desabou, na tarde de ontem (16), nas dependências do campus da Universidade Federal…

16 de janeiro de 2025

Jackson endossa decisão do Governo Federal de revogar fiscalização do PIX: “É para se evitar o pior”

O governo federal decidiu revogar a instrução normativa da Receita Federal que ampliava as normas…

16 de janeiro de 2025

Ônibus capota na rodovia entre Mamanguape e Rio Tinto; ninguém se feriu gravemente

Por pouco não foi uma tragédia. Um micro-ônibus capotou na manhã desta quinta-feira (16) na…

16 de janeiro de 2025

Sem esconder insatisfação com declarações de João, Galdino garante votar com o governador: “Sou homem de palavra”

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, reafirmou nesta quarta-feira (15) seu…

16 de janeiro de 2025