Categorias: Esportes

F1: Hamilton anota 10ª pole em 2015

PUBLICIDADE

 Líder da temporada 2015 e atual campeão mundial de Fórmula 1, Lewis Hamilton se esbaldou nas férias. Foi para a praia, desfilou em festas ao lado de celebridades, curtiu o carnaval de Barbados com a cantora Rihanna… Badalação intensa, que chegou a ser alvo de críticas. Que pareciam até fazer algum sentido quando o britânico, apático, foi dominado pelo companheiro de Mercedes, Nico Rosberg, na sexta-feira, primeiro dia de treinos livres para o GP da Bélgica. Doce ilusão.

 

Bastaram as coisas ficarem sérias no sábado, que o britânico mostrou que o foco e o talento estão intactos. Depois de sobrar no último exercício livre, disputado mais cedo, Hamilton não deu chances a Rosberg no treino classificatório no circuito de Spa-Francorchamps. Garantiu a pole position com o assombroso tempo de 1m47s197, quase meio segundo mais rápido que o alemão. É a décima pole dele em 11 etapas, a sexta consecutiva.

 

Para os brasileiros, não foi um bom sábado. Felipe Massa avançou até o Q3, onde terminou com o sétimo tempo, enquanto seu companheiro da Williams se destacou com o terceiro lugar. O brasileiro, porém, largará na sexta colocação, em razão de uma punição de cinco posições aplicada a Romain Grosjean, pela troca do câmbio da Lotus – o franco-suíço havia terminado em quarto. Já o aniversariante do fim de semana Felipe Nasr não conseguiu dar um bom presente para si mesmo. Com dificuldades para se entender com o carro da Sauber, acabou eliminado logo no Q1, em 16º. Mas como Max Verstappen (STR) também foi punido, o brasiliense de 23 anos começará na 15ª posição.

 

Ferrari e RBR decepcionam

Quem também não deve ter ficado muito satisfeito foram os pilotos da Ferrari. Apesar de ser a segunda força do grid, a equipe de Maranello não conseguiu boas posições. Sebastian Vettel fez o nono tempo e largará em oitavo, enquanto Kimi Raikkonen teve problemas no carro durante o Q2 e ficou com o 14º lugar. Bem nos treinos livres, a RBR também esteve abaixo das expectativas neste sábado: Daniel Ricciardo começa em 5º, e Daniil Kvyat, em 12º. Os destaques positivos da atividade ficaram por conta de Romain Grosjean (Lotus) e Sergio Pérez (Force India), que anotaram o quarto e quinto tempos, respectivamente. O piloto da Lotus, no entanto, parte em nono por causa da punição. E por falar em punição, a McLaren trocou duas vezes as peças das unidades motrizes dos carros de FernandoAlonso e Jenson Button em dois dias, acumulando uma penalidade recorde de 105 posições, 55 para o espanhol e 50 para o britânico. Como é impossível cumpri-las na totalidade em um grid de 20 carros, ambos largarão na última fila.

 

Cinco pilotos são eliminados no Q1, mas na prática a disputa neste sábado era mesmo para não ficar com a última vaga. As outras quatro demais já estava praticamente garantidas: para Jenson Button e Fernando Alonso, já que a McLaren não tem andando bem em Spa, e para os piloto da pequena Manor, Roberto Merhi e Will Stevens. E o "felizardo" acabou sendo Felipe Nasr. O brasileiro da Sauber figurou nas posições intermediárias durante boa parte do tempo, mas acabou empurrado para 16º nos últimos segundos. Já Felipe Massa esperou até os últimos minutos para deixar os boxes com o objetivo de poupar pneus, e avançou em 14º. Seu companheiro, Bottas, precisou recorrer ao jogo de compostos macios por figurar na zona de corte nos instantes finais, mas se recuperou e garantiu a vaga no Q2, com o quarto tempo. Hamilton e Rosberg, com pneus médios contra macios dos demais, deram mais uma prova da superioridade da Mercedes e sobraram na turma, sendo os únicos a baixarem para a casa de 1m48s.

 

G1
 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Superintendente do Dnit-PB assegura que pontes na Paraíba estão seguras e não há risco de desabamento

O superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) na Paraíba, Antônio Monteiro,…

10 de janeiro de 2025

Enivaldo defende Lucas Ribeiro como candidato ao governo em 2026 e exalta capacidade de agregar do neto: “Não tem rejeição”

O ex-deputado e presidente estadual do Progressistas na Paraíba, Enivaldo Ribeiro, declarou nesta quinta-feira (9)…

10 de janeiro de 2025

Após informação sobre indicativo de greve de servidores do Hospital da FAP, Saúde de CG explica atraso no repasse de recursos

No início da tarde desta sexta-feira (10), a Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de…

10 de janeiro de 2025

Fiscalização da Cagepa autua mais de 350 imóveis em praias de JP e Cabedelo por religação clandestina e desvios

Mais de 2,3 mil imóveis já foram fiscalizados pela Companhia de Água e Esgotos da…

10 de janeiro de 2025

Duelo entre Serra Branca e Campinense dá início ao Campeonato Paraibano 2025 neste sábado (11)

É o Cariri contra o Agreste. Jogo de abertura do Campeonato Paraibano de 2025 será…

10 de janeiro de 2025

Passagem de ônibus em João Pessoa aumentará de R$ 4,90 para R$ 5,20, define conselho municipal

O Conselho Municipal de Mobilidade Urbana de João Pessoa aprovou, nesta sexta-feira (10), o aumento…

10 de janeiro de 2025