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F1: Hamilton anota 11ª pole do ano

 Líder do campeonato, Lewis Hamilton chegou a Monza, palco do GP da Itália deste fim de semana, com um placar de dez pole positions em 2015 contra apenas uma de Nico Rosberg. E se o retrospecto já credenciava o britânico da Mercedes como franco favorito a assegurar mais uma vez a posição de honra do grid no treino classificatório deste sábado, o trabalho dele foi facilitado após o alemão descobrir que precisaria usar um motor 15 cavalos menos potente, o mesmo da etapa anterior, na Bélgica, em razão de um problema no treino livre disputado mais cedo. Sem a ameaça do companheiro de equipe, o bicampeão mundial sobrou com o motor atualizado da Mercedes e não teve dificuldades para conquistar a 11ª pole no ano, com o tempo de 1m23s397.

 

E queria Rosberg que seu problema neste sábado se resumisse a Hamilton. Com o motor defasado, o vice-líder da temporada ainda viu a dupla da Ferrari brilhar em casa. Para delírio da torcida italiana que enchia as arquibancadas, Kimi Raikkonen e Sebastian Vettel se colocaram entre as Flechas de Prata, com o finlandês levando a melhor sobre o tetracampeão, algo raro nesta temporada.

– Tivemos que voltar para um motor que já correu seis corridas. Não é o ideal – lamentou Nico.

 

A Williams, por sua vez, confirmou os prognósticos otimistas de Felipe Massa e apresentou evolução, mostrando-se como terceira força do grid, à frente de Lotus e Force India que haviam se destacado nos treinos livres e na corrida anterior. O brasileiro levou a melhor no duelo particular com seu parceiro de equipe Valtteri Bottas e ficou com a quinta posição no grid. Já Felipe Nasr não teve o mesmo sucesso. Fritou pneu durante sua volta rápida no Q2, perdeu centésimos preciosos e acabou eliminado, em 12º, enquanto seu parceiro de Sauber, o sueco Marcus Ericsson avançou ao Q3, e garantiu o 10º lugar. Sergio Pérez (Force India), Romain Grosjean (Lotus) e Nico Hulkenberg (Force India) completaram o top 10.

O treino ficou marcado por uma cena inusitada ocorrida com Max Verstappen no fim do Q1. Após ter problemas no motor da STR, o jovem holandês deixou os boxes nos segundos finais para avaliar o estado do carro. Ele andava lentamente na pista quando a carenagem localizada atrás do cockpit se desprendeu repentinamente, voando pelos ares e deixando o motor do bólido totalmente exposto.

 

Globo Esporte

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