Categorias: Esportes

Federer pega Nadal em torneio de tênis

PUBLICIDADE

 Stanislas Wawrinka entrou em quadra nesta terça-feira com a difícil missão de duelar com Roger Federer, nada menos do que o número dois do mundo e um dos melhores da história. Mais do que isso, entrou com um retrospecto capaz de desanimar antes mesmo de jogar: até hoje, os dois haviam se enfrentado 13 vezes, com 12 vitórias para Federer. A rodada ainda teve Rafael Nadal tendo muito trabalho para passar pelo freguês Ernest Gulbis, mas mantendo a tradição para vencer por 2 sets a 1. Os astros se enfrentam nas quartas de final, em um aguardado reencontro.

Apesar do esforço de Wawrinka em tentar diminuir sua desvantagem, Roger Federer conseguiu a vitória por 2 sets a 1, parciais de 6-3, 6-7 (4-7) e 7-5, que garantiu a hegemonia diante de seu compatriota e uma vaga nas quartas de final do Masters 1.000 de Indian Wells. Agora, com 13 triunfos, o número dois venceu 92,8% dos confrontos contra o rival.

O forte sol na Califórnia fez até com que o número 18 do mundo atuasse com protetor solar no rosto. Federer, por outro lado, apenas combinava a faixa na cabeça com a camiseta que usou – ambas vermelhas.

Em quadra, o ex-número um do mundo não esperava tanto trabalho para conseguir a vitória. Mesmo com um baixo aproveitamento em seus primeiros saques (número que variou entre 55% a 60%), e diversos erros, o suíço triunfou com facilidade no primeiro set, vencido por 6-3.

Na parcial seguinte, Wawrinka melhorou seu ritmo de jogo e forçou um pouco mais as bolas de fundo contra o adversário. Em alguns momentos até ameaçou os saques do tenista favorito, mas na hora decisiva via Federer ‘achar’ bolas e pontuar, salvando break-points. De tanto pressionar, porém, o ‘azarão’ conseguiu a quebra quando o adversário sacava para fechar o jogo, e igualou o set: 5 a 5.

Errando bastante (41 no total, contra 53 do rival), o número dois do ranking sofreu na reta final da parcial, e o compatriota aproveitou, confirmou o serviço e passou à frente em momento decisivo pela primeira vez no duelo. Federer, porém, fez o mesmo e levou o set para o desempate. Melhor e mais consistente, Wawrinka levou a melhor e igualou o confronto.

No terceiro set, o número dois começou a demonstrar cansaço e Wawrinka se aproveitou, conseguindo uma quebra e fazendo 2 a 1. Logo na sequência, porém, o favoritismo pesou, e Federer devolveu a quebra, confirmou o serviço e passou à frente novamente. Com o set empatado, ele quebrou o rival e fechou a partida em 2 a 1.

A última vez que Stanislas Wawrinka venceu o rival foi nas oitavas de final do Masters 1.000 de Monte Carlo em 2009. Na ocasião, o tenista venceu por 6-4 e 7-5, foi às quartas, passou pelo alemão Andreas Beck, mas caiu na semi contra o sérvio Novak Djokovic.

Nadal tem trabalho, mas avança

Rafael Nadal ficou muito perto de ser eliminado, em seu principal torneio desde que voltou de lesão. O espanhol havia vencido quatro vezes na carreira o letão Ernest Gulbis, mas o tenista que ele viu à sua frente foi bem superior ao que encontrara nas outras oportunidades.

Gulbis durante toda a partida conseguiu sufocar Nadal, com números superiores de winners conquistados (no total, foram 40 contra 20 para o letão). A dificuldade maior veio no primeiro set, vencido pelo "azarão" por 6-4. Nadal foi melhor no segundo set, em que devolveu o mesmo placar. A terceira e definitiva parcial foi bem mais dura.

Nadal, que chegou a discutir com a arbitragem após um juiz lateral "dedar" que seu técnico estava passando instruções, perdeu seu embalo no começo do terceiro set. Foi só com a partida empatada em 5-5 que o espanhol conseguiu impor seu jogo, quebrar o saque e partir para fechar a partida.

 

 

UOL

PUBLICIDADE

Últimas notícias

2º turno: Marcelo Queiroga promete manter programas sociais e Cícero Lucena garante investir no setor cultural de João Pessoa

A disputa pela prefeitura de João Pessoa, segue acirrada. Os dois candidatos que disputam o…

17 de outubro de 2024

Cícero detona proposta de segregação de candidato do PL à PMJP e defende inclusão de autistas nas escolas da Capital 

O candidato à reeleição para a Prefeitura de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), em entrevista…

17 de outubro de 2024

Presidente do MDB de JP endossa neutralidade da legenda no 2º turno, em João Pessoa

Em entrevista nesta quinta-feira (17), o presidente do MDB em João Pessoa e vereador reeleito,…

17 de outubro de 2024

Enivaldo Ribeiro anuncia reunião com deputados do PP para harmonizar relação com João: “O que vale é daqui pra frente”

O presidente estadual do Progressistas (PP), Enivaldo Ribeiro, em entrevista nesta quinta-feira (17), sinalizou que…

17 de outubro de 2024

Setor imobiliário da Paraíba estima queda de 35% nas vendas com novas regras de financiamento da Caixa

A Caixa Econômica Federal anunciou mudanças no financiamento imobiliário com recursos do Sistema Brasileiro de…

17 de outubro de 2024

Na PB, vereador presidente de Câmara terá que devolver quase R$ 100 mil aos cofres públicos por gasto sem comprovação

Despesas administrativas não comprovadas acarretaram ao então presidente da Câmara de Vereadores de Cacimbas, José…

17 de outubro de 2024