Categorias: Esportes

Fifa estende suspensão a Guerrero por 10 dias

PUBLICIDADE

A suspensão provisória de Paolo Guerrero por conta do caso de doping terminou nesta segunda-feira, mas foi estendida pela Fifa por mais 10 dias, conforme apurou o GloboEsporte.com. Assim, a entidade terá um pouco mais de tempo para analisar as provas apresentadas pelo jogador e seus advogados no julgamento realizado na última quinta, em Zurique, Suíça. A defesa do peruano acredita que o resultado sairá até o fim desta semana, antes do fim do novo período provisório.

Bichara Neto, advogado de Guerrero, já havia dito à reportagem na semana passada que esperava essa extensão, o que de fato acabou acontecendo. Com isso, foi zerada a esperança de contar com o atacante no primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana, às 21h45 (de Brasília) desta quarta, contra o Independiente, na Argentina. Para a partida da volta, na quarta da semana que vem, no Maracanã, ainda há possibilidade de tê-lo em campo.

O julgamento do camisa 9 do Flamengo e da seleção peruana durou quatro horas, e ele deixou a sede da Fifa confiante de que será absolvido, o que é o objetivo de sua defesa.

– A Fifa analisou o conjunto das provas e se convenceu de que o resultado positivo não é compatível com consumo de cocaína. Estamos pedindo absolvição e alegando que ele não contribuiu de nenhuma forma para esse resultado positivo – explicou Bichara, na última quinta.

Segundo Guerrero, algumas das provas apresentadas foram o exame de cabelo e também o fato de a quantidade de substância proibida (benzoilecgonina, principal metabólito da cocaína) ser muito baixa. Ele prestou depoimento, bem como testemunhas levadas por seus advogados.

A Fifa por enquanto não divulga qualquer informação sobre o conteúdo do julgamento. A pena máxima para esses casos é a suspensão de quatro anos, o que dificilmente acontecerá com Guerrero. A questão é se ele será mesmo suspenso – e por quanto tempo – ou se será absolvido.

O atacante testou positivo para a substância benzoilecgonina, principal metabólito da cocaína, em exame antidoping realizado após a partida entre Peru e Argentina no dia 5 de outubro, pelas eliminatórias da Copa do Mundo. Ele recebeu suspensão provisória de 30 dias a partir de 3 de novembro, quando o caso foi divulgado.

A benzoilecgonina encontrada na urina de Guerrero é proveniente da folha de coca utilizada para chá consumido em diversos países da América do Sul, entre eles o Peru. Os advogados apontam contaminação em um outro tipo de chá ingerido pelo jogador.

 

Globo Esporte

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Parlamentar defende rodízio na liderança da base do governador João Azevêdo na ALPB; deputado Chico Mendes é o atual líder

A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…

24 de novembro de 2024

Semana começa com mais de 800 oportunidades de emprego em municípios paraibanos; confira!

A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…

24 de novembro de 2024

Fique atento! Primeira parcela do seu 13º salário deve ser paga até sexta-feira

Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…

24 de novembro de 2024

Padrasto é suspeito de esfaquear enteada de 18 anos dentro de casa, em João Pessoa

Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…

24 de novembro de 2024

Programa ‘Eu Posso’, da PMJP, abre novas inscrições com créditos de até R$ 15 mil; saiba como aderir

Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…

24 de novembro de 2024

João Pessoa terá programação de Natal pela primeira vez no Parque das Três Ruas

A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…

24 de novembro de 2024