Será realizado na tarde desta segunda-feira (12), o Fifa Ballon DOr, cerimônia realizada para premiar os melhores em 2014. O principal prêmio do evento, sem dúvidas, é o de melhor jogador do mundo. Este ano, os três finalistas são: Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e Manuel Neuer. O português é o favorito para levar o prêmio pela segunda vez seguida e terceira vez na carreira.
Cristiano Ronaldo é o favorito para levar o prêmio mais uma vez por tudo que fez na temporada passada. Mais gols em uma edição de Uefa Champions League, título da própria competição com gol na final, e do Mundial de Clubes, além de marcar muitos e muitos gols na última temporada. Ele é o favorito ao prêmio.
Lionel Messi teve vários altos e baixos no último ano, muito por conta, também, de lesões, que deixaram um tempo afastado, o que não deu continuidade a grande regularidade que o argentino teve nos últimos anos. Mas o que pode até levar Messi a conquistar o prêmio é o fato de ter sido eleito, pela própria Fifa, o melhor jogador da Copa do Mundo 2014, muito pelo fato de ter levado a Argentina a grande final. Ele é o menos cotado ao prêmio.
Manuel Neuer pode fazer história. O goleiro alemão pode ser o primeiro goleiro, a vencer tal prêmio. A temporada de Neuer foi simplesmente fantástica. Além de ter tido uma grande temporada pelo Bayern de Munique, Neuer também foi importantíssimo para a conquista da Copa do Mundo pela Alemanha, tendo atuações fantásticas, como contra a França nas quartas de finais. Para o jornal francês LEquipe, Neuer é o melhor jogador mundo, superando Ronaldo e Messi. Ele é um forte concorrente na briga pelo prêmio com o português do Real Madrid.
Além da principal premiação do evento, outras seis premiações, além do Time do Ano, também farão parte do evento. A brasileira Marta briga pelo seus sexto prêmio de melhor jogadora do mundo
Domínio desde 2008 – Messi e Cristiano Ronaldo dominam a Bola de Ouro desde 2008. O grande favorito desta vez é o craque português. Apesar de ter feito uma Copa ruim, Ronaldo conduziu o Real Madrid ao sonhado décimo título da Liga dos Campeões da Europa, com direito a recorde de gols em uma única edição do torneio (17). O craque ainda está fazendo uma temporada fora de série. São 26 gols em 20 jogos. Ele é o artilheiro do Campeonato Espanhol com 20 gols.
Ronaldo é o atual vencedor do prêmio. Ele ainda venceu o prêmio de melhor do mundo e a Bola de Ouro em 2008, quando a premiação era dividida. Messi venceu a Bola de Ouro de 2009 e o prêmio de melhor do mundo do mesmo ano. Depois que a premiação foi unificada ele faturou o troféu em 2010, 2011 e 2012.
Neymar – Um dos craques do futebol mundial será desfalque na premiação da Bola de Ouro da Fifa, marcada para esta segunda-feira. O atacante Neymar, por meio de sua assessoria de imprensa, disse que não comparecerá no evento realizado em Zurique, na Suíça.
O brasileiro entrou em campo neste domingo, quando o Barcelona venceu o Atlético de Madri por 3 a 1, e marcou um dos gols no Camp Nou. Já nesta segunda,
Neymar estará na Turquia, cuidando de "compromissos profissionais". Assim, pode-se interpretar que o atacante não será um dos integrantes da seleção do ano, eleita por cerca de 20 mil jogadores profissionais filiados à Fifpro, o sindicato dos atletas.
O brasileiro marcou presença nas últimas quatro edições da Bola de Ouro, por ter concorrido ao Prêmio Puskás, entregue ao autor do gol mais bonito da temporada. No ano de 2010, a indicação foi por um gol com a camisa do Santos contra o Santo André. Já em 2011, ele ganhou por um golaço marcado contra o Flamengo. Nos dois anos seguintes, ficou em terceiro lugar.
Uol