Na luta para se manter na liderança do NBB, o FlaBasquete veio até Campina Grande-PB e ganhou do Unifacisa, por 90 a 82, na tarde de ontem (31). Didi, com 20 pontos, foi o destaque da partida. Com mais um triunfo, o Orgulho da Nação segue em primeiro lugar na fase classificatória da competição nacional.
Confira como foi o jogo:
1º Quarto
O jogo começou com os donos da casa abrindo quatro pontos de vantagem. Gabriel Jaú foi o responsável pelos primeiros dois pontos do Flamengo. Com um ataque forte, o Unifacisa trabalhava bem as jogadas ofensivas e conseguia se manter à frente no placar, com uma certa vantagem, no início de partida. Aos poucos, o time rubro-negro foi se encontrando em quadra.
O argentino Balbi chamou a responsabilidade e converteu uma bola tripla importante, fazendo com que a equipe encostasse no marcador. Big Maique apareceu livre no perímetro e anotou três pontos. Com isso, o Mengão ficou em vantagem pela primeira vez no duelo. Jaú fez bela jogada individual, puxou o contra-ataque e foi pra aquela enterrada que causa frisson na arquibancada. Mostrando um grande poder de reação, o FlaBasquete fechou a parcial em 23 a 19.
2º Quarto
No início do segundo quarto, a equipe da casa conseguiu retomar a vantagem no placar. Em quadra, Olivinha brigou no garrafão e anotou dois pontos. O confronto era bem equilibrado e os times se alternavam na frente do marcador. Loku Cuello arremessou pra três e converteu uma cesta importantíssima.
Um fator a se destacar é que a equipe rubro-negra conseguia ficar com a maioria dos rebotes defensivos. Destaque também para a atuação de Olivinha, que trabalhava muito bem as jogadas dentro do garrafão. Com seis pontos na frente, o Orgulho da Nação foi para o intervalo com a 44 a 38 no placar.
3º Quarto
Na volta para o terceiro quarto, Gui Deodato achou Didi com liberdade para converter uma bola tripla da zona morta. Com início forte, o Fla fez a vantagem aumentar para dois dígitos.
No decorrer do período, o Unifacisa voltou a equilibrar o duelo e encurtou a diferença no marcador. Gui Deodato cortou a marcação e anotou uma bola tripla importante. Scott Machado fez bela jogada no garrafão e fez mais dois pontos para o Mengão, que seguiu na frente por nove pontos de vantagem: 67 a 58.
4º Quarto
Nos minutos iniciais do último quarto, Didi recebeu livre no perímetro e fez mais três pontos para o Mais Querido. Olivinha também seguiu os passos do companheiro e converteu sua primeira bola tripla no jogo. Balbi fez jogada individual e usou a tabela para converter mais dois pontos na bandeja. Os donos da casa cresceram nos minutos finais e diminuíram a vantagem rubro-negra, deixando o jogo eletrizante na reta final.
Faltando dois minutos, Cuello girou pra cima do marcador e converteu dois pontos importantes. Didi, da zona morta, acertou mais uma bola de três que foi decisiva para manter a vantagem. Com isso, o Orgulho da Nação fechou a partida em 90 a 82 e se manteve na liderança do NBB.
Próximo desafio
O Orgulho da Nação volta à quadra na próxima terça-feira (2) para enfrentar o Fortaleza BC, às 20h, no ginásio do Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO).
Quinteto inicial
Franco Balbi, Gui Deodato, Didi Louzada, Maique e Gabriel Jaú.
Técnico: Gustavo De Conti.
Redação com assessoria