Flamengo e Botafogo fazem o clássico pelo Campeonato Carioca neste domingo (21), às 19h30 no Engenhão. Embora velado, o clima de revanche que deve tomar conta da partida é evidente. Nas últimas três decisões disputadas entre os dois times, o Flamengo levou a melhor. Já o Botafogo venceu a semifinal da Taça Guanabara deste ano. Além disso, quem sair derrotado pode perder a liderança de seu grupo na competição. Uma vitória no clássico praticamente assegura uma das vagas para as semifinais do segundo turno.
O técnico do Flamengo, Andrade, rechaçou o ambiente de revide para a partida, mas não deixou da dar uma leve cutucada no rival. Como argumento, usou a superioridade do rubro-negro nos últimos anos.
– O Flamengo perdeu uma semifinal, mas venceu o Botafogo nas ultimas três decisões. Não tem essa coisa de revanche. Vamos encarar como mais um clássico e mais um jogo em que precisamos do resultado.
Os principais problemas de Andrade estão nas laterais. Durante a semana, ele treinou com Rodrigo Alvim e Everton Silva, que vão substituir Juan, suspenso, e Léo Moura, machucado. Em compensação, o artilheiro Vagner Love mostrou empolgação ao voltar ao estádio de sua estreia, onde marcou dois gols.
O Botafogo poderá contar com o atacante Herrera, absolvido pelo TJD-RJ. Em contrapartida, Joel Santana não terá o lateral direito Jancarlos, machucado. O treinador testou duas formações: uma com Somália e outra com Sandro Silva na posição. Já o uruguaio Loco Abreu é desfalque certo, por conta de sua expulsão na vitória de 2 a 0 sobre o Olaria, na rodada passada da Taça Rio.
Joel afirmou que jogar no Engenhão não é necessariamente uma vantagem para o Botafogo, embora seja considerada oficialmente sua casa. Para ele, o clássico é imprevisível e é preciso tomar cuidado com o ataque do Flamengo.
– O nosso Engenhão emprestamos para todos. O estádio é democrático e todos já atuaram bastante aqui. Então não teremos nenhum favorecimento. O Flamengo é um ótimo time, com um ataque muito forte e em clássico não podemos prever nada. Tenho certeza de que será um grande jogo.
R7