Nova "casa" de Flamengo e Fluminense até o fim de 2012, o Engenhão será palco neste domingo (19), às 18h30, do primeiro clássico entre as equipes no local. De quebra, o estádio receberá um duelo que promete ser marcado pela tensão que envolve os times no Campeonato Brasileiro.
Mesmo tendo iniciado a rodada na liderança, com 41 pontos, o Tricolor das Laranjeiras já passou por momentos melhores na competição. Tendo conquistado apenas nove dos últimos 24 pontos disputados, viu a boa vantagem que tinha na ponta desmoronar. Agora, o time só ficará à frente do Corinthians, que derrotou o Grêmio Prudente neste sábado (18), se vencer hoje por mais de dois gols de diferença.
Ainda sem poder contar com titulares importantes, como Fred, Emerson e Diguinho, o Fluminense perdeu seu goleiro titular, Fernando Henrique, que fraturou o dedo da mão em um treino neste sábado (18), o último antes do clássico. Em seu lugar, deve entrar o reserva Rafael.
Além dos problemas na escalação, o Fluminense perdeu seus dois últimos jogos, e a torcida descontou no meia Deco, muito vaiado na recente derrota para o Corinthians. O meio-campo Marquinho pediu mais paciência.
– A gente sabe que o torcedor age com o coração, o sentimento. Mas acho errado vaiar durante o jogo. O jogador não vai melhorar com isso. A gente precisa do apoio de todos.
Enquanto isso, o Rubro-Negro aproveita dias de calmaria, depois do triunfo por 2 a 1 diante do Grêmio Prudente na rodada passada. Foi a primeira vitória do técnico Silas no comando da equipe. Porém, o treinador sabe que um resultado negativo no Fla-Flu fará toda a cobrança retornar.
– No futebol é pressão o tempo todo. Na Série C já existe pressão, o Muricy (técnico do Flu) sofre isso, eu sofro. Em cima é para ser campeão e em baixo é pior ainda, para fugir do rebaixamento.
Por sinal, abrir distância da zona do descenso é o objetivo rubro-negro no momento. Com 26 pontos, o Flamengo iniciou a 23ª rodada afastado cinco pontos do 17º colocado, primeiro do "grupo da morte". Silas quer mais um triunfo para, aí sim, adotar outro discurso.
– Por enquanto é um olho lá atrás e outro na frente. Estamos a três pontos do oitavo colocado, mas a cinco da zona do rebaixamento. A tabela nesta última rodada nos favoreceu, mas precisamos melhorar.
Evoluir também é a palavra da moda nas Laranjeiras. Desde que perdeu Emerson, machucado há três rodadas, Muricy Ramalho tem escalado a equipe no 3-6-1, com apenas Washington na frente.
Com esse esquema, o Flu venceu o Ceará e caiu diante de Atlético-GO e Corinthians, perdendo fôlego na liderança. Entretanto, Washington vê como exageradas algumas críticas à equipe pó-de-arroz.
– É lógico que precisamos melhorar, mas não é para achar que está tudo errado. Somos os líderes. Se existe crise aqui com a gente, o quarto colocado tem de se matar?
Para o Fla-Flu, o artilheiro ainda não sabe se terá a companhia de Rodriguinho na frente ou se Muricy manterá o esquema 3-6-1. Certeza mesmo é a ausência do volante Valencia, suspenso com três cartões amarelos. Belletti e Thiaguinho brigam pela vaga. Diogo, recuperado de lesão, deverá ficar no banco.
No Flamengo, Silas terá a volta do meio-campista Willians, desfalque nas duas últimas rodadas. No entanto, o lateral-esquerdo Juan ainda sente dores no tornozelo esquerdo e continuará sendo substituído por Rodrigo Alvim.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO X FLUMINENSE
Local: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 19/09/2010
Horário: 18h30 (Horário de Brasília)
Árbitro: Gutemberg de Paula Fonseca (RJ)
Auxiliares: Dibert Pedrosa Moisés (Fifa-RJ) e Ricardo de Almeida (RJ)
FLAMENGO: Marcelo Lomba; Leonardo Moura, Jean, Ronaldo Angelim e Rodrigo Alvim; Toró, Correa, Willians e Renato; Diogo e Deivid
Técnico: Silas
FLUMINENSE: Rafael (Ricardo Berna); Gum, Leandro Euzébio e André Luís; Mariano, Belletti (Thiaguinho), Fernando Bob, Deco, Conca e Júlio César; Washington
Técnico: Muricy Ramalho
R7
O secretário de Administração do Governo da Paraíba, Tiberio Limeira, confirmou, durante entrevista ao programa…
Nos bastidores da política paraibana, cresce a especulação sobre uma possível mudança no comando do…
O prefeito reeleito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), voltou a endossar, durante entrevista nesta…
O prefeito reeleito Cícero Lucena (PP) garantiu que não irá interferir no processo eleitoral da…
O secretário de Administração do Governo da Paraíba, Tibério Limeira, em entrevista nesta quarta-feira (30)…
O candidato Artur Bolinha (NOVO) anunciou, que neste segundo turno das eleições municipais, em Campina…