Categorias: Esportes

Flamengo e Fluminense colocam tensão à prova

PUBLICIDADE

Nova "casa" de Flamengo e Fluminense até o fim de 2012, o Engenhão será palco neste domingo (19), às 18h30, do primeiro clássico entre as equipes no local. De quebra, o estádio receberá um duelo que promete ser marcado pela tensão que envolve os times no Campeonato Brasileiro.

Mesmo tendo iniciado a rodada na liderança, com 41 pontos, o Tricolor das Laranjeiras já passou por momentos melhores na competição. Tendo conquistado apenas nove dos últimos 24 pontos disputados, viu a boa vantagem que tinha na ponta desmoronar. Agora, o time só ficará à frente do Corinthians, que derrotou o Grêmio Prudente neste sábado (18), se vencer hoje por mais de dois gols de diferença.

Ainda sem poder contar com titulares importantes, como Fred, Emerson e Diguinho, o Fluminense perdeu seu goleiro titular, Fernando Henrique, que fraturou o dedo da mão em um treino neste sábado (18), o último antes do clássico. Em seu lugar, deve entrar o reserva Rafael.

Além dos problemas na escalação, o Fluminense perdeu seus dois últimos jogos, e a torcida descontou no meia Deco, muito vaiado na recente derrota para o Corinthians. O meio-campo Marquinho pediu mais paciência.

– A gente sabe que o torcedor age com o coração, o sentimento. Mas acho errado vaiar durante o jogo. O jogador não vai melhorar com isso. A gente precisa do apoio de todos.

Enquanto isso, o Rubro-Negro aproveita dias de calmaria, depois do triunfo por 2 a 1 diante do Grêmio Prudente na rodada passada. Foi a primeira vitória do técnico Silas no comando da equipe. Porém, o treinador sabe que um resultado negativo no Fla-Flu fará toda a cobrança retornar.

– No futebol é pressão o tempo todo. Na Série C já existe pressão, o Muricy (técnico do Flu) sofre isso, eu sofro. Em cima é para ser campeão e em baixo é pior ainda, para fugir do rebaixamento.

Por sinal, abrir distância da zona do descenso é o objetivo rubro-negro no momento. Com 26 pontos, o Flamengo iniciou a 23ª rodada afastado cinco pontos do 17º colocado, primeiro do "grupo da morte". Silas quer mais um triunfo para, aí sim, adotar outro discurso.

– Por enquanto é um olho lá atrás e outro na frente. Estamos a três pontos do oitavo colocado, mas a cinco da zona do rebaixamento. A tabela nesta última rodada nos favoreceu, mas precisamos melhorar.

Evoluir também é a palavra da moda nas Laranjeiras. Desde que perdeu Emerson, machucado há três rodadas, Muricy Ramalho tem escalado a equipe no 3-6-1, com apenas Washington na frente.

Com esse esquema, o Flu venceu o Ceará e caiu diante de Atlético-GO e Corinthians, perdendo fôlego na liderança. Entretanto, Washington vê como exageradas algumas críticas à equipe pó-de-arroz.

– É lógico que precisamos melhorar, mas não é para achar que está tudo errado. Somos os líderes. Se existe crise aqui com a gente, o quarto colocado tem de se matar?

 

Para o Fla-Flu, o artilheiro ainda não sabe se terá a companhia de Rodriguinho na frente ou se Muricy manterá o esquema 3-6-1. Certeza mesmo é a ausência do volante Valencia, suspenso com três cartões amarelos. Belletti e Thiaguinho brigam pela vaga. Diogo, recuperado de lesão, deverá ficar no banco.

No Flamengo, Silas terá a volta do meio-campista Willians, desfalque nas duas últimas rodadas. No entanto, o lateral-esquerdo Juan ainda sente dores no tornozelo esquerdo e continuará sendo substituído por Rodrigo Alvim.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO X FLUMINENSE

Local: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 19/09/2010
Horário: 18h30 (Horário de Brasília)
Árbitro: Gutemberg de Paula Fonseca (RJ)
Auxiliares: Dibert Pedrosa Moisés (Fifa-RJ) e Ricardo de Almeida (RJ)

FLAMENGO: Marcelo Lomba; Leonardo Moura, Jean, Ronaldo Angelim e Rodrigo Alvim; Toró, Correa, Willians e Renato; Diogo e Deivid
Técnico: Silas

FLUMINENSE: Rafael (Ricardo Berna); Gum, Leandro Euzébio e André Luís; Mariano, Belletti (Thiaguinho), Fernando Bob, Deco, Conca e Júlio César; Washington
Técnico: Muricy Ramalho
 

R7

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Tibério Limeira confirma intenção de disputar vaga na ALPB em 2026, mas adianta: “Projeto deve ser do time”

O secretário de Administração do Governo da Paraíba, Tiberio Limeira, confirmou, durante entrevista ao programa…

30 de outubro de 2024

Mudança á vista? comando do PL na Paraíba entra em xeque

Nos bastidores da política paraibana, cresce a especulação sobre uma possível mudança no comando do…

30 de outubro de 2024

“Merece esse reconhecimento”, diz prefeito Cícero ao voltar a endossar candidatura de João ao Senado em 2026

O prefeito reeleito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), voltou a endossar, durante entrevista nesta…

30 de outubro de 2024

Reeleito, Cícero garante que não irá interferir na eleição para presidente da CMJP

O prefeito reeleito Cícero Lucena (PP) garantiu que não irá interferir no processo eleitoral da…

30 de outubro de 2024

“João vai sentar com cada deputado para discutir interesses”, afirma Tibério sobre insatisfações na base

O secretário de Administração do Governo da Paraíba, Tibério Limeira, em entrevista nesta quarta-feira (30)…

30 de outubro de 2024

Após vitória, Bruno agradece apoio de Bolinha no segundo turno, em Campina

O candidato Artur Bolinha (NOVO) anunciou, que neste segundo turno das eleições municipais, em Campina…

30 de outubro de 2024