Categorias: Esportes

Flu dobra risco de queda, e Furacão tem 93% de chances de G-4

PUBLICIDADE

 Péssima para alguns, como o Fluminense, ótima para outros, como o Atlético-PR. Assim foi a 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, que embolou de vez a dramática briga contra o rebaixamento e deixou menos acirrada a luta por uma vaga na Taça Libertadores de 2014. O Tricolor carioca dobrou seu risco de ser rebaixado ao perder para o Santos, enquanto o Furacão, que na quarta-feira disputa a decisão da Copa do Brasil contra o Flamengo, praticamente consolidou seu lugar no G-4 ao golear o Náutico, faltando apenas duas rodadas para o fim do nacional. Os cálculos são do matemático Oswald de Souza.

Embora não esteja no Z-4, o Fluminense, derrotado por 1 a 0, tem 33% de risco de cair. Na última rodada era de apenas 17% a possibilidade. O time das Laranjeiras está em 16º lugar e tem a mesma pontuação do Coritiba, primeiro da zona do rebaixamento e que pouco alterou sua situação com o empate sem gols diante do Inter. Tem 49% de risco de disputar a Série B no ano que vem.

O Vasco, 18º, com 41 pontos, melhorou sua possibilidade de escapar da degola ao vencer o Cruzeiro, no Rio de Janeiro. De 80%, o risco agora é de 67%. Na próxima rodada, o duelo será contra o lanterna e já rebaixado Náutico. Continuam ameaçados, em menor escala, o Criciúma (25%), Portuguesa (13%) e o Bahia (12,5%). O Internacional, com 46 pontos, aparece com risco irrisório de 0,5%. O Flamengo, com 48, está salvo, segundo Oswald, embora combinação de resultados improváveis possa rebaixar a equipe da Gávea. A Ponte Preta está virtualmente rebaixada, com 99,9% de risco de queda.

De acordo com Oswald de Souza, o time que chegar a 47 pontos praticamente se livra da queda, com apenas 0,5% de risco de cair com essa pontuação. Quem alcançar 46 pontos tem risco de somente 5%, enquanto com 45 será preciso secar também os adversários, já que a possibilidade de queda é de 34%.

Botafogo e Goiás acirram disputa por vaga no G-4
Na parte de cima da tabela, a rodada foi ótima para o Atlético-PR. A goleada por 6 a 1 diante do Náutico levou o time aos 61 pontos, na vice-liderança e com 93% de chances de disputar a Taça Libertadores em 2014. Antes de a rodada começar, a possibilidade era de 75%. O Furacão enfrenta no domingo o Santos, em São José do Rio Preto-SP.

O Grêmio, que empatou fora de casa por 1 a 1 com a Ponte Preta, não diminuiu as chances de terminar o Brasileiro no G-4. Continua em 92%, na terceira colocação, com os mesmos 61 pontos do Furacão. A última vaga do grupo está sendo disputada por Botafogo e Goiás, que não venceram no fim de semana.
Menos mal para o time alvinegro, que diminuiu a diferença na tabela em um ponto – 59 a 58 – e agora tem 49% de chances de abocanhar uma vaga após empatar no Morumbi com o São Paulo. O time esmeraldino, goleado por 4 a 1 no sábado pelo Atlético-MG, reduziu de 77% para 64% suas possibilidades de terminar no G-4. Na próxima rodada, o Botafogo encara o Coritiba, fora de casa, enquanto o Goiás faz duelo direto contra o Grêmio, em Porto Alegre. O Vitória ainda aparece com 2% de chances.

Segundo Oswald de Souza, quem chegar a 64 pontos assegura sua vaga na Taça Libertadores de 2014. Com 63 pontos, a chance é excelente, de 97%, caindo para 86% com 62 pontos. Com 61, a possibilidade é de apenas 45%.

Globo.com

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Morre o desembargador aposentado do TJPB José Di Lorenzo Serpa

Morreu na tarde desta segunda-feira (13), o desembargador aposentado do Tribunal de Justiça da Paraíba,…

14 de janeiro de 2025

Servidores: Prefeitura de Campina Grande divulga calendário de pagamento para 2025

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Finanças, divulgou oficialmente o calendário…

14 de janeiro de 2025

Morre ex-deputado federal Benedito de Lira, pai de Arthur Lira

O ex-deputado federal Benedito de Lira, pai do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira…

14 de janeiro de 2025

Polícia Civil apreende veículo clonado em Camalaú; já são duas ações na região em menos de uma semana

A Polícia Civil da Paraíba, por meio do Grupo Tático Especial (GTE) da 14ª Delegacia…

14 de janeiro de 2025

Prefeitura de João Pessoa inicia nesta quarta-feira período de matrículas para alunos novatos

A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP) abre nesta quarta-feira (15), a…

14 de janeiro de 2025

Convocação de aprovados no concurso PB Saúde começa em março, confirma secretário

Os aprovados no concurso da Fundação PB Saúde, realizado em 15 de dezembro de 2024,…

14 de janeiro de 2025