Categorias: Esportes

FPF e clubes defendem volta gradativa de Campeonato Paraibano

PUBLICIDADE

Estádios de futebol vazios, treinos suspensos e partidas canceladas. Há mais de três meses, a bola não rola na Paraíba. O Campeonato Paraibano, a exemplo de todas as competições esportivas, estão suspensas por conta das medidas de isolamento em prevenção ao Covid-19. Os 10 clubes que disputam a elite do futebol paraibano, enfrentam uma situação difícil, visto que praticamente a principal receita vem das rendas.
Nesta sexta-feira, os clubes voltam a se reunir através de uma videoconferência para debater o reinício dos treinos, como também do Campeonato.

Na pauta, médicos e dirigentes vão tentar a flexibilização das medidas junto ao Governo do Estado, prefeituras e Ministério Público.

De acordo com a presidente da Federação Paraibana de Futebol, Michele Ramalho, a ideia é que na próxima segunda-feira o protocolo com as medidas seja concluído e enviado para as secretarias de saúde dos municípios, para assim liberar os treinamentos.

Diante da crise, A Federação Paraibana de Futebol (FPF), juntamente, com os dez clubes da primeira divisão do Campeonato Paraibano Profissional 2020 e a Comissão Médica da FPF apresentaram, na tarde desta quinta-feira(11), um Protocolo Médico, feito pela direção médica da FPF e os médicos dos clubes, para o Governo do Estado da Paraíba.

O documento foi encaminhado ao Governo do Estado, à Secretaria de Estado da Saúde (SES) e à Secretaria de Esportes solicitando a volta dos treinos e, posteriormente, dos jogos do Campeonato Paraibano. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), junto com as federações estaduais, articula a retomada do futebol, mas essas entidades alegam que isso só vai acontecer quando os órgãos competentes – governos, prefeituras, secretarias de saúde – entenderem que já é seguro liberar a prática esportiva.

Nos documentos enviados pela FPF, um rigoroso o protocolo de segurança, é apresentado e se baseia em orientações da CBF, mas que teve intervenções da Federação, com o auxílio dos médicos dos clubes. O documento prevê um Plano de Ação para a retomada das atividades; e um requerimento para que a prática do futebol seja restabelecida na Paraíba. O governador do Estado, João Azevêdo, o secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, e o Secretário de Esportes, Hervázio Bezerra, são os remetentes desses documentos.

O protocolo de segurança para a retomada das atividades – que, até então, não teve sua versão final divulgada -, prevê testagem máxima dos envolvidos, uso obrigatório de máscaras (exceto para os jogadores durante a partida) e disponibilização abundante de álcool em gel durantes as atividades. Pelo menos essas são as premissas que estão na primeira versão do documento. A FPF, por sua vez, já declarou que o protocolo sofreu algumas alterações desde a sua apresentação à imprensa.

Inicialmente, a FPF e alguns clubes projetam a retomada dos treinos para a próxima segunda-feira, dia 15, com o complemento do Campeonato Paraibano sendo realizado entre 5 e 26 de julho. Essa projeção, contudo, depende da autorização dos órgãos competentes para ser posta em prática.

A presidenta da Federação Paraibana de Futebol (FPF), Michelle Ramalho.
Só que se depender do procurador de Justiça, e presidente do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudetor) e da Comissão de Prevenção e Combate a Violência nos Estádios da Paraíba, Valberto Lira, os jogadores, dirigentes e torcedores terão que esperar mais um tempo pela volta do Campeonato Paraibano.

Ele afirmou que devido ao aumento de casos da Covid-19 no estado é contra a volta do futebol neste momento, ele disse compreender a ansiedade de todos por também ser um desportista.
Valberto Lira afirmou que na volta das atividades testes devem aplicados nos jogadores e no público envolvido num jogo, e questionou quem vai arcar com as despesas, já que um teste custa, em media, R$ 300,00.

O Campeonato Paraibano foi paralisado na oitava rodada da primeira fase. Ainda há um jogo atrasado, entre Botafogo-PB x Campinense, totalizando três datas para o encerramento da fase de classificação. Semifinais e finais, com jogos de ida e volta, seriam disputadas em mais quatro datas.

Severino Lopes
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Parlamentar defende rodízio na liderança da base do governador João Azevêdo na ALPB; deputado Chico Mendes é o atual líder

A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…

24 de novembro de 2024

Semana começa com mais de 800 oportunidades de emprego em municípios paraibanos; confira!

A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…

24 de novembro de 2024

Fique atento! Primeira parcela do seu 13º salário deve ser paga até sexta-feira

Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…

24 de novembro de 2024

Padrasto é suspeito de esfaquear enteada de 18 anos dentro de casa, em João Pessoa

Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…

24 de novembro de 2024

Programa ‘Eu Posso’, da PMJP, abre novas inscrições com créditos de até R$ 15 mil; saiba como aderir

Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…

24 de novembro de 2024

João Pessoa terá programação de Natal pela primeira vez no Parque das Três Ruas

A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…

24 de novembro de 2024