É vexatória, decepcionante e vergonhosa, a campanha de Campinense, Treze e Botafogo nas Séries C e D do Campeonato Brasileiro deste ano. Em um ano atípico, com jogos realizados sem a presença de público, devido a pandemia da Covid-19, as três principais forças do futebol paraibano, não corresponderam as expectativas de suas torcidas, e devem encerrar a temporada melancolicamente.
Vice campeão paraibano, o Campinense investiu forte na competição a Série D, contratando mais de 20 jogadores. O resultado, no entanto, ficou aquém do esperado. A Raposa perdeu preciosos pontos dentro de casa, sofreu derrotas fora, e chega a última rodada contra o América de Natal, apenas para cumprir tabela, sem chances de classificação. Mais uma vez, o sonho do acesso para a Série C foi adiado. Eliminado da Série D do Campeonato Brasileiro após a derrota por 2 a 1 diante do Afogados, no último sábado, o Campinense realizou os treinos fechado no Renatão. A semana foi marcada pelo silêncio por parte de atletas, comissão técnica e diretoria.
Enquanto o Campinense sepultou os sonhos do acesso, os dois representantes da Paraíba na Série C, Botafogo (PB) e Treze, também decepcionam, e não têm mais chances de brigar pelo acesso para a Série B do Brasileiro. Dependendo da próxima rodada, Galo e Belo podem chegar ao último duelo do ano marcado para o estádio O Almeidão, brigando para não cair.
A situação menos complicada é do Botafogo. Com o tropeço contra o Remo na última segunda-feira o time chegou aos 19 pontos, deu adeus às chances de classificação, e ficou apenas dois pontos acima do Treze, que é o primeiro time na zona de rebaixamento. O Botafogo visita o Paysandu na próxima sexta-feira e recebe o Treze na última rodada, no Clássico Tradição.
O Treze também faz uma campanha pífia no Brasileiro. O atual campeão paraibano está na zona de rebaixamento e não depende mais de suas forças para evitar a queda para a Série D.
Após a derrota para Jacuipense, o Galo ficou em situação dificílima na chave. O alvinegro está na vice-lanterna, com 17 pontos, dois atrás de Ferroviário e Botafogo-PB, os dois últimos times fora do Z-2.
O Alvinegro da Borborema volta a campo no próximo sábado, para encarar o Vila Nova, no Estádio Amigão, em Campina Grande. A partida é válida pela 17ª rodada da Série C do Brasileiro e, em caso de derrota, o time de Campina Grande pode ser rebaixado de forma antecipada para a quarta divisão do futebol nacional.
O último representante paraibano que segue vivo na competição nacional é o Atlético de Cajazeiras. O Trovão, que agora está sendo comandado por Oliveira Canindé, precisa apenas de um empate contra o Globo FC, na próxima sexta-feira, para conquistar a classificação, e manter vivo o sonho do acesso para a Série C de 2021.
No último domingo, Celso Teixeira deixou o time cajazeirense e acertou com o Ypiranga-RS. No mesmo dia, a diretoria atleticana fez o convite ao novo técnico, que chegou à cidade na segunda-feira, e já começou a preparar o time para o jogo decisivo.
Severino Lopes
PB Agora
A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…
A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…
Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…
Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…
Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…
A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…