Gana vence os Estados Unidos por dois a um na prorrogação e está na próxima fase da copa
A seleção de Gana precisou da prorrogação para vencer os Estados Unidos por 2 a 1, após empate por 1 a 1 no tempo regulamentar, e se classificar para as quartas de final da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.
Gana garante assim um país do continente anfitrião do Mundial na próxima fase do torneio. A última vez que um país africano havia chegado tão longe foi em 2002, com Senegal nas quartas.
Em sua segunda participação em uma Copa do Mundo, Gana já faz sua melhor campanha. Em 2006, na Alemanha, em seu primeiro mundial, o time africano chegou nas oitavas de final e foi eliminado pelo Brasil após perder por 3 a 0.
Gana encara agora nas quartas de final o Uruguai, que, hoje, no primeiro jogo de oitavas da fase final, venceu a Coreia do Sul por 2 a 1. A partida das quartas será realizada no dia 2 de julho, às 15h30 (horário de Brasília), em Johannesburgo.
O time que vencer o duelo Uruguai x Gana pode ter como adversário o Brasil nas semifinais, isso se o time de Dunga passar pelo Chile, nas oitavas, e depois superar nas quartas o vencedor de Holanda x Eslováquia.
Gana havia chegado para o confronto de hoje como segunda colocada do Grupo D, que teve como primeira colocada a Alemanha. Já os Estados Unidos ficaram em primeiro no Grupo C, que teve a Inglaterra como outra equipe classificada.
O jogo
Os Estados Unidos, conhecidos nesta Copa por seu poder de reação, mais uma vez começaram mal uma partida. Sonolenta, a equipe da América do Norte só via Gana jogar e tocar a bola.
O time africano não demorou para abrir o placar. Aos 5min, Kevin-Prince Boateng chutou de esquerda, de longe, e a bola entrou. A equipe norte-americana continuava mal e só foi melhorar um pouco no final da primeira etapa.
Depois, melhorou na volta do intervalo, criava boas chances e o gol de empate parecia ser questão de tempo. E ele veio aos 17min do segundo tempo. Dempsey foi atropelado na área por zagueiro de Gana, e o árbitro marcou pênalti. Donovan cobrou e converteu.
Após o gol, no entanto, o ritmo do jogo caiu bastante, e as duas equipes estavam mais temerosas em levar o segundo gol do que buscá-lo.
Mas logo no início da prorrogação Gana já fez o gol que garantiria sua passagem. Aos 3min, Asamoah Gyan ganhou disputa de bola com a zaga e chutou de esquerda, forte, para garantir a vitória no tempo extra.
Folha Online
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou ontem o projeto de lei que…
O preço do litro da gasolina comum em João Pessoa oscila entre R$ 5,73 (dinheiro)…
Faltam apenas dois dias para o encerramento da campanha Fique em Dia com a Cagepa,…
Calendário do 13° e dezembro será anunciado na próxima segunda-feira A Prefeitura de Campina Grande…
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), criticou na terça-feira (26) o indiciamento…
O governador João Azevêdo se reuniu, na tarde desta quinta-feira (28), em Brasília, com o…