A Paraíba o tempo todo  |

Governo da Paraíba conhece o maior radiotelescópio do mundo na China, que vai servir como referência para o Bingo, no município de Aguiar

O governador João Azevêdo e sua equipe de secretários que estão na visita à China conheceram nesta quarta-feira (19) o radiotelescópio FAST (Five-hundred-meter Aperture Spherical Telescope), que fica localizado na cidade de Tian Wen Xiao Zhen, na província de Guizhou.

Este equipamento é hoje o maior do planeta, com um diâmetro de 500 metros de seu espelho e custou ao governo chinês 180 milhões de dólares. Além do seu grande valor científico, o FAST causou uma revolução econômica e turística na localidade. Recebe mais de 1 milhão de visitantes por ano e foi o responsável em transformar uma pequena vila em uma cidade que viu surgir mais de 100 hotéis depois da construção do radiotelescópio.

João Azevêdo destacou a importância em conhecer o equipamento em seu local de funcionamento, bem como dialogar com a equipe que vai supervisionar a construção do radiotelescópio Bingo no município de Aguiar, em uma parceria do governo chinês com o governo da Paraíba.

Receberam o governador e sua equipe os seguintes integrantes do FAST: Bo PENG, professor do Observatório Astronômico Nacional; Bing Jia, diretor do departamento de ciência e indústria de Hebei; Sheng Li, vice-diretor do departamento de ciência e indústria de Hebei; Jingles Zhang, engenheiro senior do Instituto da China do Norte; Yang Wu, vice-diretor de antenas e serviços, CETC54; Libin Jin, engenheiro Senior, CETC54; e Iujing Zhang, engenheiro, CETC54.

Acompanharam o governador o coordenador geral do projeto Bingo, o cientista Élcio Abdalla; o professor de engenharia eletrônica da UFCG e integrante do projeto Bingo, Edmar Gurjão; além do chefe de gabinete, Ronaldo Guerra; o presidente da Cinep, Rômulo Polari; e os secretários da Infraestrutura e Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga; do Planejamento, Gilmar Martins, da Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado; e da Comunicação, Nonato Bandeira.

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe