Categorias: Esportes

GP Inglaterra: Nico faz a pole; Williams e Ferrari erram feio

PUBLICIDADE

 A instabilidade das condições climáticas em Silverstone deixou o treino classificatório para o GP da Inglaterra totalmente imprevisível. Tão imprevisível que já no Q1, as tradicionais e Williams e Ferrari erraram feio, fazendo com que Felipe Massa, Valtteri Bottas, Fernando Alonso e Kimi Raikkonen caíssem fora precocemente, enquanto a modesta Marussia avançou bem colocada para o Q2. E as surpresas seguiram até depois de o cronômetro zerar.

Nos instantes finais da superpole, as condições da pista tinham piorado, e tudo levava a crer que Lewis Hamilton(Mercedes) conquistaria uma tranquila pole position diante de sua torcida, com o tempo de 1m39s232. Só que em um pequeno intervalo de tempo, a expectativa pela pole virou uma tremenda frustração para o inglês, que achou que ninguém bateria sua marca e abortou sua última tentativa. O britânico não contava e que a chuva cessasse e a pista secou repentinamente, o fazendo despencar para sexto. O primeiro a superá-lo foi Sebastian Vettel. O alemão da RBR virava 2s5 mais lento, mas pegou um asfalto perfeito no último setor e pulou para a ponta com 1m37s386. Mas logo a seguir, o líder do Mundial, Nico Rosberg, acabou com a graça do tetracampeão ao cravar 1m35s766, assegurando sua quarta pole position do ano.

A TV Globo abre a transmissão do GP da Inglaterra às 8h35 (de Brasília) deste domingo

Nesse vai e vem da chuva, Williams e Ferrari foram as equipes que mais se enrolaram. Ainda no Q1, os times confiaram demais nos dados da previsão meteorológica, demoraram a mandar seus pilotos para a pista e, quando mandaram, viram a chuva apertar. Com isso Massa, Bottas, Alonso e Raikkonen foram eliminados logo na primeira parte da classificação. Pelo menos, com as punições a Max Chilton e Esteban Gutiérrez, o quarteto subiu duas posições: o finlandês largará em 15º, o brasileiro em 16º, seguido pelo espanhol da Ferrari e pelo “Homem de Gelo”.

– Na pista não aconteceu nada, aconteceu fora. A gente fez tudo errado. Estratégia totalmente errada na classificação. Esperamos muito para sair, todo mundo usando pneus slick no fim. A gente saiu faltando dois minutos e meio com pneus slick, começou a chover e acabou – reclamou Felipe Massa.

Com quatro fortes carros fora da briga, o grid ficou bastante misturado. Jenson Button – que corre com um capacete rosa em homenagem ao pai, falecido em janeiro – acabou sendo o melhor britânico do grid, em terceiro. Atrás dele aparecem Nico Hulkenberg (Force India), Kevin Magnussen (McLaren), Sergio Pérez (Force India) e Hamilton. Já Daniel Ricciardo (RBR), Daniil Kvyat (STR) e Jean-Eric Vergne (STR) não aproveitaram a melhora nas condições de pista no fim do Q3, sequer saíram dos boxes e fecharam o top 10.

Williams e Ferrari vacilam no Q1
Com uma chuva fina caindo, assim que o Q1 começou, a maioria dos pilotos foi para a pista com pneus intermediários. A chuva deu uma trégua nos minutos finais e quem colocou os pneus para a pista seca primeiro subiu para a ponta da tabela, como Rosberg, Kvyat e Hamilton, além da surpreendente dupla da Marussia – Bianchi passou em quarto e Chilton, em quinto. A Williams e a Ferrari vacilaram, confiaram demais nos dados da previsão meteorológica, pouparam pneus e acabaram perdendo a janela com a pista seca. Quando mandaram seus pilotos à pista com pneus slick, viram a chuva apertar novamente. Com isso, Bottas, Massa, Alonso e Raikkonen foram eliminados, junto com os pilotos da Caterham, Marcus Ericsson e Kamui Kobayashi. A RBR foi outra a se enrolar e por pouco Ricciardo e Vettel também não caíram.

Gutiérrez bate no Q2
Com chuva em determinados setores do circuito, os pilotos foram para o Q2 com pneus intermediários. Vettel chegou a fazer a melhor marca, mas os comissários comprovaram a rigidez prometida com quem excedesse os limites da pista e deletaram o tempo do alemão. Assim como no Q1, a pista voltou a secar e os tempos caíram vertiginosamente. Hamilton e Rosberg voaram baixo e se classificaram para o Q3 nas duas primeiras posições. Também avançaram: Vettel, Button, Kvyat, Hulkenberg, Pérez, Magnussen, Vergne e Ricciardo. Caíram fora as duplas de Lotus, Marussia e Sauber, com destaques negativos para Esteban Gutiérrez, que perdeu o controle do carro ao tocar na linha branca ao lado da zebra e bateu no muro, e para Pastor Maldonado, que teve problema em seu carro.

Fim imprevisível no Q3
Os pilotos foram para o Q3 com pneus slick, mas em alguns trechos do circuito, a chuva caía e tornava a pista traiçoeira. Pérez foi o primeiro a marcar tempo no Q3, com 1m40s457. Hamilton veio logo a seguir e subiu para primeiro com 1m39s232. Rosberg anotou 1m39s426 e subiu para segundo. Vettel foi o único dos dez a não sair para a pista na primeira metade do Q3.

As condições da pista não eram boas e o tetracampeão cruzou a segunda parcial 2s5 acima do melhor tempo. Mas a pista secou surpreendentemente após o cronômetro zerar e o alemão descontou 3s5 e pulou para a ponta. Só que Rosberg ainda estava completando sua volta rápida e tirou o doce da boca do piloto da RBR. Quem se deu mal com isso foi Hamilton, que abortou sua última tentativa e despencou de primeiro para sexto.

Confira o grid de largada para o GP da Inglaterra:

1) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 1m35s766

2) Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) 1m37s386 +1s620

3) Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) 1m38s200 +2s434

4) Nico Hulkenberg (ALE/Force india-Mercedes) 1m38s329 +2s563

5) Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) 1m38s417 +2s651

6) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 1m39s232 +3s466

7) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) 1m40s457 +4s691

8) Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull-Renault) 1m40s606 +4s840

9) Daniil Kvyat (RUS/STR-Renault) 1m40s707 +4s941

10) Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Renault) 1m40s855 +5s089

11) Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) 1m38s496

12) Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari) 1m38s709

13) Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault) 1m44s018

14) Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari) sem tempo

15) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) 1m45s318

16) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) 1m45s695

17) Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari) 1m39s800*

18) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 1m45s935

19) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) 1m46s684

20) Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault) 1m49s421

21) Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault) 1m49s625

22) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) 1m40s912**

* Max Chilton fez o 13º tempo, mas foi punido com cinco posições o grid por ter trocado a caixa de câmbio sob as regras do parque fechado
** Esteban Gutiérrez fez o 14º tempo, mas foi punido com dez posições o grid por ter sido liberado dos boxes de maneira insegura no GP da Áustria

Globo Esporte

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Parlamentar defende rodízio na liderança da base do governador João Azevêdo na ALPB; deputado Chico Mendes é o atual líder

A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…

24 de novembro de 2024

Semana começa com mais de 800 oportunidades de emprego em municípios paraibanos; confira!

A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…

24 de novembro de 2024

Fique atento! Primeira parcela do seu 13º salário deve ser paga até sexta-feira

Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…

24 de novembro de 2024

Padrasto é suspeito de esfaquear enteada de 18 anos dentro de casa, em João Pessoa

Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…

24 de novembro de 2024

Programa ‘Eu Posso’, da PMJP, abre novas inscrições com créditos de até R$ 15 mil; saiba como aderir

Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…

24 de novembro de 2024

João Pessoa terá programação de Natal pela primeira vez no Parque das Três Ruas

A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…

24 de novembro de 2024