Se fora da pista o anúncio da saída de Sebastian Vettel da RBR no fim do ano e a aproximação do tufão Phanfone sacodem o circo da Fórmula 1 em Suzuka, dentro dela pouca coisa mudou no treino classificatório para o GP do Japão deste domingo, válido pela 15ª etapa da temporada 2014. Como esperado, as Mercedes dominaram a atividade.
Depois de perder a liderança do campeonato para Lewis Hamilton na corrida anterior, Nico Rosberg se mostrou determinado a dar o troco. Focado, não deu chances para o companheiro de equipe e cravou a pole position com o tempo de 1m32s506, conquistando pela oitava vez no ano o direito de largar na frente. O britânico, que bateu no último treino livre e fez os mecânicos do time correrem para reparar seu carro a tempo, ficou com o segundo lugar no grid, a dois décimos do alemão, com 1m32s703.
Apesar da ameaça de tufão, a FIA confirmou a corrida para as 3h (de Brasília) deste domingo. A TV Globo transmite todas as emoções da prova ao vivo.O GloboEsporte.com acompanha tudo em Tempo Real.
Mesmo com o carro consertado às pressas, Lewis Hamilton foi o mais veloz do Q1 com 1m33s611, seis centésimos mais veloz que o companheiro de Mercedes, Nico Rosberg. As Williams mostraram força logo de cara, com Valtteri Bottas e Felipe Massa ficando atrás apenas das Flechas de Prata.
As RBR foram discretas, com Vettel e Ricciardo avançando, respectivamente, na 14ª e 15ª posições. Além das duplas da Marussia (Jules Bianchi e Max Chilton) e da Caterham (Marcus Ericsson e Kamui Kobayashi), foram eliminados também Romain Grosjean e Pastor Maldonado, ambos da Lotus.
O venezuelano, que ainda acumula uma punição de 10 posições no grid, viu Sutil roubar-lhe a vaga no Q2 já nos instantes finais, e largará em último, levando ainda mais cinco colocações restantes para pagar na semana que vem, em Sochi.
Q2
Rosberg deu o troco em Hamilton e foi o mais rápido do Q2, com 1m32s950, seguido de perto pelo inglês. A Williams repetiu a dose com Bottas em terceiro e Felipe Massa em quarto.
Classificaram-se na sequência: Alonso, Magnussen, Ricciardo, Button e Raikkonen. Vettel por pouco não foi eliminado, ficando com a última vaga na superpole. Ficaram fora do Q3: Jean-Eric Vergne, Sergio Pérez, Daniil Kvyat, Nico Hulkenberg, Adrian Sutil e Esteban Gutiérrez.
Q3
Bottas foi o primeiro a ir para a pista no Q3, anotando o tempo de 1m33s329. Massa completou sua volta logo a seguir, girando dois décimo mais lento. Na sequência, Rosberg desbancou a dupla da Williams ao marcar 1m32s629, e Hamilton passou três décimos acima, assumindo a segunda posição. Alonso, Magnussen, Ricciardo, Button e Vettel vinham a seguir. Raikkonen era o único a não marcar tempo na primeira metade da superpole.
Como de costume, os pilotos voltaram aos boxes para colocar novos pneus para suas últimas tentativas de voltas rápidas. No "segundo round", Vettel chegou a subir para sexto, mas por pouco tempo, até Ricciardo superá-lo. Bottas melhorou sua marca para 1m33s128, porém, não foi páreo para se aproximar das duas Mercedes. Massa manteve o quarto lugar. Inspirado, Rosberg baixou ainda mais seu tempo para 1m32s506. Mas nem precisava, já que Hamilton fechou com 1m32s703, tempo insuficiente para lhe tomar a pole.
G1
A eleição que pode levar o deputado paraibano Hugo Motta (Republicanos-PB) à presidência da Câmara…
Durante a solenidade de posse de Eliane Galdino (Republicanos) como prefeita de Pocinhos, o deputado…
Em entrevista ao site Metrópoles o cantor sertanejo e empresário Gusttavo Lima revelou sua vontade…
Tem início nesta quinta-feira (2), o prazo para a confirmação das matrículas nas escolas da…
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) da Prefeitura de João Pessoa estendeu até o dia…
Prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União) exonerou, nesta quinta-feira (02), secretários, diretores de…