Categorias: Esportes

Grêmio vence o São Paulo na Arena pelas semifinal da Copa do Brasil

PUBLICIDADE

O torcedor do Grêmio ganhou um presente de Natal adiantado. Na noite desta quarta-feira (23), Diego Souza marcou o gol que garantiu a vitória de 1 a 0 sobre o São Paulo, na Arena, e a vantagem no confronto de semifinal da Copa do Brasil.

Após um primeiro tempo marcado por muitas disputas e poucas boas jogadas, o time gremista chegou ao gol na etapa final graças a uma bela jogada de Ferreira, que havia acabado de entrar. Com o resultado, o Grêmio precisa de apenas um empate no Morumbi, na próxima quarta-feira, para chegar a sua 9ª final de Copa do Brasil.

O anúncio da escalação do Grêmio veio com uma surpresa. O técnico Renato Portaluppi optou por deixar Ferreira no banco e escalou Thaciano pelo lado direito do setor ofensivo.

— O São Paulo costuma jogar com quatro ou cinco jogadores no meio-campo. Se a gente viesse com a nossa formação normal poderíamos ter dificuldade. O Thaciano faz a bem a beirada e é um jogador a mais no meio — justificou Renato antes de a bola rolar na Arena.

A decisão de Renato de deixar um atacante agudo como Ferreira no banco em detrimento a Thaciano, um meia que costuma ser utilizado até mesmo como volante, simbolizou o que foi o primeiro tempo na Arena. Grêmio e São Paulo fizeram um jogo que teve a briga por espaços como marca e as chances de gol escassas nos primeiros 45 minutos.

O Grêmio até chegou a balançar as redes cedo. Aos 8, após falta batida por Diogo Barbosa pelo lado direito do ataque, Victor Ferraz superou Tiago Volpi com um desvio, mas o gol acabou anulado por impedimento de Diego Souza, que atrapalhou o goleiro são-paulino. O lance passou apenas uma falsa impressão de que a equipe gaúcha iria pressionar os visitantes.

Para contar a conhecida saída desde a defesa da equipe de Fernando Diniz, o Grêmio fez uma marcação adiantada que teve efeito. Foram poucas as vezes que o time paulista conseguiu chegar rápido até o campo ofensivo.

Quando teve a bola, porém, o Tricolor Gaúcho teve pouca efetividade. Aos 33, Geromel arriscou um bonito chute e mandou perto do travessão. A jogada, no entanto, acabou sendo negativa, pois o capitão sentiu dores na coxa esquerda e precisou deixar o jogo. Rodrigues entrou para formar a zaga com Kannemann.

Só após a saída de Geromel que Vanderlei fez a sua primeira defesa na partida. Depois de uma boa triangulação, Gabriel Sara chutou cruzado e goleiro gremista defendeu sem muita dificuldade. O São Paulo até ocupou mais o campo de ataque nos minutos finais, mas sem traduzir o crescimento em situações perigosas.

O jogo teve outro panorama na etapa final. Em dois lances nos quais envolveu a marcação gremista, o São Paulo chegou perto do gol. Aos 5, Daniel Alves apareceu livre dentro da área. Ele bateu cruzado e Brenner chegou atrasado, perdendo a chance com o gol vazio. Logo depois, Luciano saiu na frente de Vanderlei, mas finalizou por cima.

Vendo sua equipe ser pressionada, Renato Portaluppi recorreu ao banco de reservas e chamou Ferreira e Lucas Silva para os lugares de Thaciano e Darlan. Em seu primeiro lance, Ferreira mostrou que pode ser titular. Ele recebeu lateral de Victor Ferraz, deixou Reinaldo para trás e bateu cruzado. Volpi fez a defesa parcial, mas Diego Souza foi esperto e mandou para as redes após a bola ainda desviar em Arboleda: 1 a 0. Foi um típico gol de centroavante, que só aconteceu graças a bela jogada individual de Ferreira.

O São Paulo sentiu o gol do Grêmio e mostrou nervosismo. O Grêmio se aproveitou e quase chegou ao segunudo em falta batida por Jean Pyerre. Fernando Diniz tentou reagir com as entradas de Tchê Tchê e Vitor Bueno, mas não conseguiu. O jogo voltou a ter um ritmo parecido com o do primeiro tempo, muita disputa e pouca criação.

Melhor para o Grêmio, que havia conseguido a vantagem com Diego Souza, que fez o papel de Papai Noel para dar um presente adiantado de Natal para a torcida gremista.

Na outra partida, o Palmeiras empatou em 1 x 1 com o América (MG).

GZHTricolor

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mais de 20 vereadores manifestam apoio e Dinho consolida caminhada rumo à reeleição na Mesa Diretora da CMJP

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, esteve reunido nesta segunda-feira (25)…

25 de novembro de 2024

Família de vítima anuncia recompensa de mil dólares para quem localizar Fernando Cunha Lima, foragido por abusos sexuais

Nesta segunda-feira (25), a família de uma das possíveis vítimas do pediatra Fernando Cunha Lima, …

25 de novembro de 2024

Líder do governo na ALPB, Chico Mendes confirma permanência de Dr. Eduardo na base e contabiliza até 25 deputados no grupo

O deputado estadual Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),…

25 de novembro de 2024

Fique em Dia com a Cagepa: negociação de débitos entra na última semana

Mais de 50 mil clientes já negociaram seus débitos na campanha Fique em Dia com…

25 de novembro de 2024

Aberto período de renovação de matrículas para alunos veteranos em escolas municipais de JP

A Secretaria de Educação de João Pessoa está com o período de renovação de matrículas…

25 de novembro de 2024

Veneziano e Nilda Gondim participam de inauguração de ala SUS na FAP

Senadores reafirmaram compromisso de apoio e destinação de emendas à instituição. O Hospital da Fundação…

25 de novembro de 2024