Adilson Rodrigues, o Maguila, completou no último mês de abril um ano de internação em um hospital de São Paulo, para controlar os problemas causados pelo mal de Alzheimer. Com dificuldade na deglutição e sem condições de realizar o tratamento em casa, o ex-pugilista peso pesado hoje tem o hospital geriátrico Dom Pedro II como lar. Apesar disso, a sua condição é estável, a ponto de ele ter a intenção de voltar a fazer uma aparição pública, para divulgar um livro sobre sua vida.
O sergipano completa nesta sexta-feira 57 anos – 16 deles dedicados ao boxe profissional, em que foi campeão brasileiro e enfrentou astros como Evander Holyfield e George Foreman. Irani Pinheiro, sua mulher atualizou quanto à situação de Maguila, e explicou o por quê de ele não poder voltar à sua casa.
"O Maguila está com um quadro bem melhor, de acordo com as possibilidades. Ele continua fazendo fisioterapia, acompanhamento com fonoaudióloga e se alimenta por sonda. Sobre essa sonda, conversei ele não tem uma condição de deglutir normalmente, e, pela medicina, isso é irreversível", explicou ela, sobre a maior dificuldade do marido. "Sabemos, é uma doença generativa…"
Por outro lado, a consciência está preservada. "A memória dele está ótima, ele tem lapsos muito pequenos de esquecimento, isso está ajudando muito, ele tem uma consciência muito grande".
Além do problema de deglutição, Maguila está com limitação da mobilidade do lado esquerdo do corpo. Apesar disso, Irani conta que a rotina no hospital inclui alguns exercícios simulando boxe – em uma estrutura improvisada por ela e a equipe médica -, além de o ex-pugilista assistir a vídeos, ler revistas e bater papo com as pessoas que por lá trabalham.
"Ele conversa, canta, brinca, daquele jeito do Maguila mesmo. Ele é carismático, né? Então é muito querido por lá", acrescentou ela. "Por isso ele nem fala de ir embora, ele sabe que precisa do tratamento. Sabe que nem com home care ele conseguiria cumprir a rotina que ele tem no hospital. Em casa, não conseguiria ser tão regrado. Então ele entende."
Maguila já teve uma biografia sobre sua vida, "Maguila a Saga de um Cabra Macho Campeão", lançada por Carlos Alencar, em 1997. Agora, Antonio Guerreiro – que recentemente lançou um livro sobre Ronnie Von – é quem produziu uma obra sobre o pugilista.
O livro deve sair em outubro e, para seu lançamento, Maguila virá a público, segundo os planos de Irani.
"Quando sair, vamos chamar todos, toda a imprensa e ele vai se apresentar legal, mostrar como está. É por isso que estamos trabalhando intensamente neste momento. Ele está contente com isso, e aí faremos uma coletiva, algo bonito, colocar ele de smoking… Queremos fazer uma coisa legal para ele sair um pouco e se animar", contou a advogada.
O hoje aniversariante Maguila lutou até os 41 anos, encerrando a carreira com 77 vitórias, sendo 61 por nocaute, sete derrotas e um empate. Durante seu auge, no fim dos anos 1980 e começo dos anos 1990, ele chegou a ser o segundo do ranking mundial.
Foto: reprodução
UOL
O governo federal decidiu revogar a instrução normativa da Receita Federal que ampliava as normas…
A Polícia Civil da Paraíba prendeu na tarde desta terça-feira (14) um homem acusado de…
A Polícia Civil da Paraíba, por meio do Grupo Tático Especial da 19ª Delegacia Seccional…
A Polícia Civil da Paraíba, por meio de uma operação conjunta entre o Grupo Tático…
O governador João Azevêdo entregou, nesta quarta-feira (15), no Centro de Convenções de João Pessoa,…
O ex-vereador de João Pessoa, Dr. Luís Flávio, foi internado nesta quarta-feira (15), após sofrer…