Nenhum estádio no Brasil teve as redes tão balançadas na Copa do Mundo como a Fonte Nova. Em cinco jogos, foram 24 gols, uma impressionante média de 4,8 por duelo. Na tarde desta sábado, a arena de Salvador recebe sua última partida no torneio, e cabem a Holanda e Costa Rica, que se enfrentam às 17h pelas quartas de final, manter o alto índice de tentos.
Os holandeses têm participação valiosa na alta média de gols da Fonte Nova. Em sua estreia na Copa, a equipe do técnico Louis Van Gaal atropelou a atual campeã mundial Espanha por 5 a 1. De volta a Salvador, a seleção está mais preocupada em garantir a vaga na semifinal do que fazer um placar elástico. O treinador descartou um suposto favoritismo diante dos latinos. "Prefiro que isso (vantagem sobre o adversário) se confirme com resultado", ressaltou.
A Costa Rica já deu mostras nesta Copa de que apenas a tradição no futebol não ganha jogo. Vista como a seleção mais fraca do "grupo da morte", o D, a equipe treinada por Jorge Luis Pinto passou às oitavas na liderança da chave, que tinha Inglaterra, Itália e Uruguai, três campeãs mundiais. Nas oitavas de final, segurou o empate com um jogador a menos diante da Grécia e alcançou as quartas pela primeira vez após levar a vaga nas penalidades.
"A maioria das equipes campeãs mundiais teve grandes defesas e bons ataques. Foi a conclusão que cheguei e aprendi para esse campeonato. Enfrentaremos a Holanda da mesma forma que nossos outros adversários, mantendo segurança defensiva e empurrando a equipe para frente", avisou o treinador, destacando o bom momento do setor defensivo, especialmente do goleiro Navas, vazado apenas duas vezes em quatro partidas.
O vencedor do confronto neste sábado na Fonte Nova encara na semifinal Argentina ou Bélgica, seleções que duelam às 13h, em Brasília.
Retrospecto e escalações
Para o primeiro jogo da história entre as duas seleções, a Holanda tem desfalques no meio de campo. O volante De Jong sentiu uma lesão na virilha no início da partida diante do México e não atua mais nesta Copa do Mundo. Como Leroy Fer ainda se recupera de problema muscular, Van Gaal pode deslocar o lateral-esquerdo Blind de posição ou apostar em Jordie Clasie.
Já a Costa Rica não conta com o defensor Oscar Duarte, expulso contra a Grécia, nem com Roy Miller, lesionado. Johnny Acosta deve ganhar uma chance do técnico Jorge Luis Pinto na partida.
FICHA TÉCNICA
HOLANDA X COSTA RICA
Local: Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 5 de junho de 2014, sábado
Horário: 17h (de Brasília)
Árbitro: Ravshan Irmatov (Uzbequistão)
Assistentes: Abduxamidullo Rasulov (Uzbequistão) e Bakhadyr Kochkarov (Cazaquistão)
HOLANDA: Cillesen, Verhaegh, Vlaar, De Vrij e Martins Indi; Blind, Kuyt, Wijnaldum, Sneijder e Robben; Van Persie
Técnico: Louis Van Gaal
COSTA RICA: Navas, Gamboa, Acosta, González, Umaña e Díaz; Borges, Tejeda Bryan Ruiz e Bolaños; Campbell.
Técnico: Jorge Luis Pinto
IG