O brasileiro Hugo Calderano perdeu a semifinal do torneio de simples do tênis de mesa para o sueco Truls Moregard por 4 a 2, parciais de 10/12, 15/17, 11/7, 7/11, 12/10 e 8/11. Ele segue na briga por uma medalha e vai disputar o bronze contra o francês Felix Lebrun.
Se conquistar a medalha, Calderano entrará para a história olímpica. Será o primeiro mesa-tenista não-europeu ou asiático a subir no pódio nos Jogos Olímpicos.
– Eu tentei me adaptar ao estilo de jogo dele, que usa muitas variações, é diferente de qualquer um outro do mundo. Ele jogou em um nível muito alto. Não estive no meu melhor e ele mereceu vencer – resumiu o mesa-tenista.
Calderano começou a partida com imposição técnica dificultando muito o jogo do sueco. O brasileiro rapidamente abriu vantagem e conquistou seis set points ao abrir 10 a 4. Mas o improvável aconteceu. Oito pontos seguidos do sueco que fechou a primeira etapa.
A virada pesou para o brasileiro, que começou o segundo set oscilando mais. Ainda assim, conseguiu levar o período em equilíbrio até o fim. Salvou quatro set points do sueco, desperdiçou três e acabou perdendo por 17 a 15.
O brasileiro conseguiu responder na terceira etapa, colocando bom ritmo na partida, abrindo 10 a 7 e, dessa vez, não deu margem para o sueco, fechando em seguida.
O quarto set foi o pior do brasileiro na partida. Moregard começou abrindo vantagem de 5 a 1 logo de cara e só administrou a vantagem para abrir 3 sets a 1 e encaminhar a vitória.
Calderano ainda conseguiu uma reação no quinto set para jogar pressão no sueco, ao vencer por 12 a 10, mas parou por aí a reação. Vitória sueca no sexto set 11 a 8 e vaga na decisão.
Globo Esporte