Os ingressos para a Copa das Confederações começarão a ser vendidos no dia 3 de dezembro, anunciou nesta quinta-feira o diretor de comunicações da Fifa, Walter de Gregorio. O executivo não adiantou nada relativo a preços, e tampouco sobre a confirmação das sedes. Segundo Gregorio, os detalhes sobre as vendas serão anunciados no dia 8 de novembro, em São Paulo. Nesse dia, serão confirmadas as cidades que sediarão os jogos do evento preparatório para a Copa do Mundo de 2014.
"A decisão sobre as sedes será tomada pela Fifa e pelo governo com base em relatório da equipe técnica", afirmou Gregorio, após reunião do comitê preparatório para a competição, no Rio. Os jogos e as chaves das oito seleções que disputarão a competição serão sorteadas no dia 1º de dezembro, em São Paulo.
A previsão é que Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza e Brasília recebam jogos da Copa das Confederações. Recife, no entanto, está na berlinda. A Fifa questiona se a Arena Pernambuco estará concluída a tempo de passar por eventos-teste antes da competição, e o estádio poderá ser excluído da Copa das Confederações, em junho de 2013.
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, declarou que as obras em Pernambuco estão no ritmo mais acelerado entre todas as 12 cidades-sede previstas para a Copa do Mundo. Segundo Rebelo, a decisão caberá exclusivamente à Fifa e ao Comitê Organizador Local (COL).
"O governo vê um esforço muito grande nas obras, que têm evoluído em ritmo mais acelerado de todas as 12 cidades-sede. Mantendo o ritmo, estatisticamente, pode ter estádio pronto antes da Copa das Confederações", observou Rebelo.
O presidente da CBF, José Maria Marin, chegou a ler uma carta enviada pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Nela, Campos garante que a Arena Pernambuco terá o jogo inaugural realizado no dia 14 de abril, a dois meses da Copa das Confederações.
Walter de Gregorio evitou dar pistas se Pernambuco estará incluído na Copa das Confederações, mas ressaltou que não basta o estádio estar entregue a tempo da competição.
"Pelo ritmo das obras, o estádio estará entregue a tempo. Mas a questão é quando poderemos começar os eventos-teste. Essa é a questão a resolver, e a resposta que poderemos dar", afirmou.
Terra