O início do Brasileirão vem confirmando a expectativa de que o campeonato seria bastante disputado. Com muitos times reforçados, cada jogo mostra um alto nível de competitividade. E quem quiser ser campeão terá de apostar na força do elenco para aguentar uma verdadeira maratona. Qual equipe vai levantar a taça no fim temporada? Esta é a pergunta que torcedores de todo o país têm tentado responder no Apostagolos.
Para este ano, uma das novidades é o ressurgimento do futebol carioca. Nas temporadas recentes, o Flamengo acabava sobrando entre os times do estado – mas o cenário agora é diferente. Fluminense e Botafogo contam com elencos qualificados e deverão brigar no topo. O Tricolor também vem fazendo grande campanha na Libertadores.
Além disso, o Vasco, a exemplo do Botafogo, também virou SAF recentemente e fez contratações interessantes para a temporada. O Cruzmaltino, porém, ainda está alguns passos atrás no processo de formação do elenco, já que os investimentos da 777 Partners começaram no fim do ano passado. De todo modo, nas rodadas iniciais já mostrou que pode tirar pontos importantes de times considerados favoritos.
E o Flamengo, que vinha nadando de braçada, é justamente quem vive o pior momento dentre os cariocas. No entanto, o elenco rubro-negro é muito qualificado e no futebol bastam dois ou três resultados positivos para que uma equipe que estava em crise consiga virar a página e ficar de bem com a torcida novamente.
Mas, fora do Rio de Janeiro, também há muitos times fortes. O Palmeiras, por exemplo, continua como um dos grandes favoritos do ano. A equipe, que já conquistou o Campeonato Paulista e a Supercopa do Brasil, também faz um bom começo de Brasileirão (e de Libertadores) e vem deixando a torcida animada com a possibilidade de mais um título nacional.
O Galo tem oscilado um pouco mais, porém, assim como o Flamengo, conta com grandes jogadores no elenco e pode ser um perigo para qualquer adversário. No Sul, além do Athletico Paranaense, que manteve a base do elenco do ano passado, os dois clubes gaúchos também mostram força. Vencer o Grêmio ou o Internacional não é uma tarefa simples.
Futebol nordestino
E outra grata surpresa de 2023 é a ascensão do futebol nordestino. O Fortaleza vem fazendo um trabalho sério com o argentino Juan Pablo Vojvoda, e os frutos estão sendo colhidos. A equipe não se intimida diante de ninguém e, ao contrário, impõe o seu ritmo de jogo. Essa autoconfiança, como não poderia deixar de ser, vem lhe rendendo um ótimo início do Brasileirão.
E o Bahia, que tropeçou nos dois primeiros jogos do campeonato, já se recuperou e conquistou bons resultados. O clube também virou SAF recentemente e investiu aproximadamente R$ 85 milhões em contratações para a atual temporada. Com jogadores qualificados e apostas interessantes, o Tricolor certamente pode sonhar com voos mais altos em 2023.
A lista de times fortes não para por aí: o próprio Bragantino, que tem uma política de investir pesado em jovens promissores, está bem montado e vai complicar a vida de muita gente ao longo do ano. Dessa forma, o Brasileirão 2023 tem tudo para ser um dos melhores dos últimos tempos – e quem ganha com isso são os torcedores.