Grêmio e Internacional entrarão no gramado do Beira-Rio neste domingo (1º), a partir das 16 horas (de Brasília), com sentimentos e formações diferentes. Enquanto o dono da casa preservará titulares visando a segunda semifinal da Libertadores da América, quinta-feira (5), diante do São Paulo, o Grêmio tentará de todas as formas uma vitória para salvar o emprego do técnico Silas.
O contexto coloca o clássico com um peso muito maior nos gremistas. Após 11 rodadas, o Tricolor é o 18º colocado, ocupando uma das quatro vagas da zona do rebaixamento. O técnico Silas ainda vive dias de tensão. Se sua demissão já foi mais eminente, o treinador segue longe de ter uma situação estável no clube.
Coletivamente, o Gre-Nal vale pouco para o Inter. Quarto colocado, independente do resultado a posição no G-4 será mantida. Uma vitória sem os titulares serviria para humilhar o maior rival, ação sofrida pelos colorados na década de 90. Uma derrota não mudará o ambiente de paz no Beira-Rio. O único titular em campo será o goleiro Renan.
Se coletivamente os colorados dão um valor menor ao jogo, individualmente há a valorização. Será um confronto para desafogar mágoas. De Celso Roth, por exemplo. O treinador colorado foi demitido do Tricolor por não ter vencido Gre-Nais em 2009, apesar da boa campanha na Libertadores, a prioridade combinada com os dirigentes tricolores.
– É um clássico muito difícil. O Grêmio está desequilibrado no Brasileiro. Nosso momento é diferente. Vamos administrar com o que o Inter deseja e com o que combinamos com a direção.
Outro é o atacante Everton. Ele será o jogador mais agudo na equipe colorada. Em 2008, quando Vagner Mancini era o treinador gremista, o jogador acabou sendo dispensado.
– Me motiva sim jogar contra o Grêmio, eu já queria isso contra o Caxias. Não tenho mágoa, só tenho a agradecer, porque se não fossem eles, não estaria aqui agora. Tenho de fazer de tudo agora neste Gre-Nal, tentar fazer o máximo.
No Grêmio não há espaço para a resolução de frustrações antigas, no momento tudo o que o técnico Silas quer é vencer, deixar a zona do rebaixamento e começar a escalar a tabela de classificação.
– Clássico é clássico. Não tem explicação. É o jogo do coração. Mais do que esquema dos dois times, é o clássico aqui do Sul, aqui não se ganha só jogando, se ganha também no coração, batalhando.
Ele manterá o esquema 3-5-2. Apesar do empate com o Cruzeiro por 2 a 2 na rodada passada, a atuação em si só recebeu elogios da comissão técnica, dos jogadores e da direção, principalmente pela vontade demonstrada em campo. É nesse espírito que o time irá para o clássico.
A mentalização dentro do vestiário é de que as dificuldades serão as mesmas independentemente do time que será escalado pelo Inter. Afinal Gre-Nal é Gre-Nal, diz o velho ditado, com a anuência de Borges.
– Se o Inter jogar com time reserva ou titular é o Inter. Tem jogadores de muita qualidade, e os considerados reservas fizeram um grande jogo contra o Flamengo. E é clássico, não tem isso não.
A principal ausência no Tricolor será Fábio Rochemback. O volante sente dores musculares e não treinou durante a semana. Ferdinando entra no seu lugar. E assim começará a ser contada mais uma história do clássico Gre-Nal.
FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL x GRÊMIO
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: 1º de agosto de 2010, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Sálvio Spinola Fagundes (Fifa-SP)
Assistentes: Carlos Berkenbrock (Fifa-SC) e Márcio Eustáquio Santiago (Fifa-MG)
INTER: Renan; Daniel, Ronaldo Alves, Fabiano Eller e Juan; Wilson Matias, Glaydson, Andrezinho (Derlei) e Giuliano; Rafael Sóbis e Everton
Técnico: Celso Roth
GRÊMIO: Victor; Ozeia, Rafael Marques e Rodrigo; Maylson (Edílson), Ferdinando, Adílson, Douglas e Hugo; Jonas e Borges
Técnico: Silas
R7
A cidade de Campina Grande foi contemplada nesta terça-feira (27) com um carro-pipa, através de…
Um mês após o segundo turno das eleições municipais, o o governador João Azevêdo (PSB),…
A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Turismo (Setur), divulgou o…
A Polícia Federal (PF) concluiu que a disseminação de narrativas golpistas durante o governo do…
Cinco pessoas, sendo duas mulheres e três homens, foram presas na manhã desta quarta-feira (27),…
Mais uma vez a cidade de Bayeux, na região metropolitana de João Pessoa, foi palco…