Categorias: Esportes

Ipatinga e Atlético fazem final inédita

PUBLICIDADE

Após muitas polêmicas, acusações, reclamações e diversas discussões, chegou a tão esperada final do Campeonato Mineiro. E diferentemente dos três últimos anos, os dois grandes do estado não se enfrentarão na decisão. Isso porque o Ipatinga, que completa 12 anos em maio, eliminou o Cruzeiro na semifinal vencendo o segundo jogo por 3 a 1, em pleno Mineirão.

O seu adversário será o Atlético-MG, hoje com 102 anos e em busca do seu 40º título estadual. O Galo eliminou o Democrata na semifinal. A primeira partida entre Atlético e Ipatinga será no estádio Ipatingão, no Vale do Aço, neste domingo, às 16 horas (de Brasília).

Sonhando com o seu segundo título do Campeonato Mineiro (o primeiro e único foi em 2005), o Tigre tenta reverter a vantagem do Galo, que pode se beneficiar com dois empates para ser campeão por ter feito melhor campanha na fase inicial da competição. A partida disputada entre as duas equipes na primeira fase do estadual terminou empatada, por 1 a 1, em um duelo bastante equilibrado.

Será uma final inédita e, como de costume nesta edição do Campeonato Mineiro, o foco também estará no trio de arbitragem. Depois de muitas denúncias e da desastrosa atuação do árbitro Ricardo Marques Ribeiro na partida entre Cruzeiro e Ipatinga, no último domingo, quando o Tigre foi muito prejudicado, o presidente da equipe do Vale do Aço, Itair Machado, ameaçou não jogar a final caso fosse escalado árbitro mineiro.

Atendendo à solicitação do Ipatinga, a Federação Mineira de Futebol optou por colocar arbitragem de outro estado na decisão. No sorteio saiu Sálvio Spínola Fagundes Filho, da Fifa e da Federação Paulista de Futebol. Seus assistentes, também de São Paulo, serão Emerson Augusto de Carvalho (Fifa) e Vicente Romano Neto.

O Ipatinga tem dois desfalques para o duelo contra o Atlético. O volante Max Carrasco e o atacante Alessandro, suspensos, não jogam. Seus substitutos devem ser Mateus e Joabe. O esquema do Tigre deverá ser mantido no 3-5-2, com dois volantes no meio-campo, mas o técnico Gilson Kleina pode optar pelo 4-4-2. Preparado, o volante Leanderson quer um time determinado em campo.

"Estamos preparados, todos aqui estão focados e tenho certeza que nós vamos dar tudo para conseguir nosso objetivo. A gente sabe que quem entrar vai estar determinado, ciente do que tem fazer e tenho certeza que quem entrar vai dar conta do recado", observou.

O atacante Danilo, que fez dois gols na vitória sobre o Cruzeiro, está confiante no título, mas alerta que o Tigre ainda não ganhou nada. "Não tem nada ganho, tivemos uma grande atuação contra a equipe do Cruzeiro. Agora é uma decisão de campeonato, o Gilson está preparando a equipe para que nesses dois jogos possamos conquistar o título", afirmou.

Pelo lado do Atlético, a dúvida também está no esquema. A formação 3-5-2, usada nas últimas duas partidas, deu certo e pode ser mantida. Este esquema fortaleceu a marcação e deu mais liberdade para a dupla de ataque formada por Muriqui e Diego Tardelli, que estão começando a se entrosar.

No jogo contra o Sport, na última quarta-feira, o meio-campo atleticano teve os volantes Zé Luis e Correa e o meia Fabiano. Os três podem continuar na equipe titular, mas caso o técnico Wanderley Luxemburgo opte por um time mais ofensivo, ele pode voltar com o meia-atacante Renan Oliveira para a equipe principal e escalar o experiente Junior no meio-campo, com Leandro assumindo a lateral esquerda. Com Renan no time, Luxemburgo voltaria ao tradicional 4-4-2 e o zagueiro paraguaio Benítez iria para o banco de reservas.

O treinador tem dois desfalques: o lateral direito Coelho e o atacante Obina, lesionados. Por outro lado, Luxemburgo poderá contar com o zagueiro Cáceres, recuperado de lesão. No entanto, o defensor, antes titular, deve ficar na reserva, já que os três zagueiros que jogaram nos dois últimos jogos atuaram muito bem.

Confiante em mais um triunfo do Atlético, o meia-atacante Renan Oliveira alerta para as dificuldades que a equipe alvinegra irá encontrar. "(O Ipatinga) é uma equipe que está disputando o título, então a gente tem que tomar cuidado. Sabemos que vai ser difícil, mas temos plenas condições de vencer e conquistar este título", comentou.

O atacante Diego Tardelli, que marcou nove gols na temporada, elogiou o trabalho do treinador, ainda mais agora que o Atlético está "prestes a ser campeão mineiro". "O Wanderley vem passando umas coisas muito boas pra gente. Ele é um cara que chama título, entende de futebol, e muito. Isso faz parte do nosso futebol que ele vem fazendo e por isso que a gente está vivendo um bom momento, com classificação, uma vaga na final, prestes a ser campeão mineiro. Então temos que manter os pés no chão, com bastante humildade", ponderou.

g1

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mersinho sugere que João Azevêdo decida seu futuro político já em 2025: “Ele tem que tomar essa decisão”

O governador João Azevêdo (PSB) vai ou não candidatar-se ao Senado? Essa talvez seja a…

29 de novembro de 2024

“Galdino está mais do que pronto para 2026”, diz Felipe Leitão ao endossar candidatura ao governo

O deputado estadual Felipe Leitão, que assumirá a vice-presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB)…

29 de novembro de 2024

Rômulo Dantas adere e Dinho passa a contabilizar 23 vereadores no apoio à sua reeleição

O vereador eleito Rômulo Dantas (Mobiliza) anunciou apoio, nesta sexta-feira (29), ao projeto de reeleição…

29 de novembro de 2024

Mersinho revela que seu nome é lembrado para a majoritária em 2026, mas seu foco é reeleição

O deputado federal Mersinho Lucena (PP) revelou, nesta sexta-feira (29), que seu nome tem sido lembrado para…

29 de novembro de 2024

Sedurb cumpre TAC que determina ordenamento do comércio informal na orla da capital, entre outras medidas

A Prefeitura de João Pessoa, em cumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado…

29 de novembro de 2024

JP e CG lideram número de casos confirmados de HIV e Aids na Paraíba;

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou, nessa quinta-feira (28), o novo Boletim Epidemiológico…

29 de novembro de 2024