Japão e Camarões se enfrentam nesta segunda-feira (14), às 11h (horário de Brasília), no Estádio Free State, em Bloemfontein, em confronto válido pela primeira rodada do Grupo E da Copa do Mundo da África do Sul. Cientes de que os próximos compromissos contra Holanda e Dinamarca irão exigir um grau maior de dificuldade, japoneses e camaroneses não admitem outra possibilidade que não seja a conquista de uma vitória no primeiro confronto pelo Mundial.
Takeshi Okada, técnico do Japão acredita que a partida contra Camarões será uma decisão.
– Enfrentar Holanda e Dinamarca não será tarefa das mais fáceis e sabemos que estaremos diante de dois fortes times europeus, favoritos absolutos. Portanto, apesar de todo o respeito que temos por Camarões, entendemos que apenas vencendo nesta estreia poderemos continuar sonhando com a vaga nas oitavas de final.
Pelo lado de Camarões, o técnico Paul Le Guen também entende que a vitória é fundamental, já que pretende chegar para o confronto com a Dinamarca, na segunda rodada, em situação tranquila.
– Se nós ganharmos do Japão, o resultado do confronto entre Holanda e Dinamarca pode nos colocar em excelentes condições em termos de classificação. Não podemos chegar para o confronto com a Dinamarca precisando desesperadamente de uma vitória, pois isso irá comprometer muito o nosso desempenho. Tenho a certeza de que meu grupo tem consciência da importância deste duelo.
O otimismo do técnico de Camarões se deve ao bom time que os africanos conseguiram montar que, para muitos, é superior ao de 1990 que encantou o mundo chegando às quartas de final da Copa do Mundo da Itália. O ataque é sem dúvida o setor mais forte, contando com Webó, destaque do Mallorca, da Espanha, e Eto’o, astro da Inter de Milão.
Os desfalques ficam por conta do goleiro Kameni e do volante Alexandre Song, que ainda estão longe da melhor forma. Com isso, Hamidou entra no gol, enquanto Nguemo jogará no meio.
Na equipe japonesa a principal esperança de se chegar a um triunfo consiste no atacante Takayuki Morimoto, destaque do Catania, da Itália. O zagueiro brasileiro naturalizado japonês Tulio Tanaka será titular. Ele ganhou notoriedade ao machucar o atacante Drogba, de Costa do Marfim, na semana passada, em amistoso entre as duas equipes.
FICHA TÉCNICA
JAPÃO X CAMARÕES
Local: Estádio Free State, em Bloemfontein (África do Sul)
Data: 14 de junho de 2010 (Segunda-feira)
Horário: 11h(de Brasília)
Árbitro: Olegario Benquerenca (Portugal)
Assistentes: Bertino Miranda e José Manuel Silva Cardinal (ambos de Portugal)
JAPÃO: Kawashima; Tulio Tanaka, Iwamasa, Nakazawa e Komano; Hasebe, Endo, Nakamura e Matsui; Okazaki e Morimoto
Técnico: Takeshi Okada
CAMARÕES: Hamidou; Geremi, Bassong, Rigobert Song e N’Koulou; Mbia, Makoun, Nguemo e Emana; Webó e Eto’o
Técnico: Paul Le Guen
G1