JOGO 416 DA HISTÓRIA: Campinense e Treze se enfrentam neste domingo em duelo para melhorar posição no Estadual

PUBLICIDADE

Após dois anos, Campinense e Treze voltam a se enfrentar no estádio O Amigão, às 16h, com a presença de público nas arquibancadas. E está tudo pronto para o primeiro Clássico dos Maiorais da temporada.

O 415 Clássico dos Maiorais, promete abrilhantar a 112ª edição do Campeonato Paraibano, e acirrar ainda mais a rivalidade que já atravessa mais de seis décadas. Para esse novo duelo, a Raposa tem um time inteiro que já disputou o Maiorais; o Treze só tem um jogador.

Campinense e Treze vivem momentos parecidos, dentro dos seus cenários. Enquanto a Raposa tem calendário cheio neste primeiro semestre, o Treze joga apenas o estadual. Mas ambos ainda não cumpriram a expectativa de ter um início de temporada bom.

O Campinense Campinense foi eliminado precocemente da Copa do Nordeste, ainda não convenceu em 2022 e vai em busca de afastar a desconfiança da sua torcida, após um 2021 de conquistas.

Com seis pontos em duas partidas, o rubro-negro sabe da importância da vitória para se aproximar da liderança do Grupo A e se distanciar do rival, que soma 5 pontos em quatro partidas.

Para esse duelo, o técnico do Campinense Ranielle Ribeiro, não poderá contar com os atacantes Eduardo, Iago Silva e Caíque, assim como o volante Juninho, que se recupera de lesão e deve demorar ao menos mais duas semanas para retornar ao time.
Um dos destaques, estará no gol. Trata-se do goleiro Mauro Iguatu, ex-Treze, e um dos heróis do título da Raposa no ano passado e do acesso para a Série C deste ano.

O Treze fez quatro jogos no Campeonato Paraibano, venceu apenas um e tem um início de torneio bem abaixo do que sua torcida espera, apesar da dificuldade financeira que o clube atravessa.
Vencer o maior rival no clássico daria confiança a torcida e tranquilidade para o recém-contratado Marcelinho Paraíba.

No Galo, a principal novidade é o técnico Marcelinho Paraíba, que substitui Suélio Lacerda, demitido após a derrota para o Nacional de Patos. Com pouco tempo para treinar o time desde a sua chegada, Marcelinho não deve mexer na estrutura do time.

O único atleta desfalque de Marcelinho Paraíba neste momento é o meia Raphael Augusto, que se lesionou no treino coletivo da última quarta-feira e segue de fora do time.

Em campo, estarão as duas maiores rivalidades do Campeonato Paraibano, e 38 títulos estaduais, sendo 22 conquistados pela Raposa contra 16 pelo Galo, o atual campeão paraibano.

Galo e Raposa sempre fazem um duelo acirrado, duro e com emoções. Dos 416 confrontos, o Treze venceu 142 vezes, contra 111 vitórias do Campinense. O Clássico dos Maiorais já terminou empatado 165 vezes. Na artilharia dos Maiorais, a vantagem também é trezeana: até agora, são 503 gols a favor do Alvinegro, contra 453 para o Rubro-Negro.

A rivalidade entre Campinense e Treze pode ser medida em jogos oficiais válidos pelo Campeonato Paraibano. Até o momento, os dois clubes se enfrentaram 233 vezes no Estadual. A vantagem também é do Treze. Ao todo, o Galo venceu 76 partidas, contra 73 triunfos da Raposa. O equilíbrio de Campinense e Treze no Paraibano, se mede no número de empates. Os dois terminaram a partida em igualdade no placar 100 vezes. O Galo marcou 260 gols contra 244 da Raposa.

Glórias e conquistas. No duelo de quem é o maior, o Alvinegro se orgulha de ter mais vitórias que o Rubro-Negro, ser o único campeão paraibano invicto, o clube do estado que foi mais longe na Copa do Brasil. O Campinense, por sua vez, ostenta mais títulos estaduais que o rival, e é o único hexacampeão do estado.

A Raposa também é o único clube da Paraíba a conquistar o título da Copa do Nordeste em 2013, além de ter conquistado um acesso para a Série B do Brasileiro. O Campinense tem ainda o maior número de vitórias nas decisões estaduais contra o arquirrival.

Severino Lopes
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

TJPB elegerá dois novos desembargadores nesta quarta-feira; confira os nomes mais cotados

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) realizará, nesta quarta-feira (23), a eleição de dois…

23 de outubro de 2024

Justiça decreta prisão de envolvidos no caso de órgãos infectados com vírus HIV

A 2ª Vara Criminal de Nova Iguaçu, no estado do Rio, decretou a prisão preventiva…

23 de outubro de 2024

Juiz Adilson Fabrício assume julgamento de Dinho após redistribuição determinada pelo TRE-PB

O processo do vereador Dinho Dowsley será julgado pelo juiz Adilson Fabrício, da 1ª Zona…

23 de outubro de 2024

Cúpula dos Brics confirma convite a 13 países para integrar o bloco

Os países reunidos na Cúpula dos Brics aprovaram hoje, quarta-feira (23/10) a entrada de 13…

23 de outubro de 2024

Coligação de Cícero Lucena pede cassação de Queiroga e Queiroz por abuso de poder e fake news na campanha

A coligação "João Pessoa no Caminho Certo", ao qual o candidato a reeleição Cícero Lucena…

23 de outubro de 2024

Prefeito paraibano entra na mira do TCE-PB e terá que explicar pagamentos irregulares a secretários municipais

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) intimou o prefeito de Cuitegi, Geraldo…

23 de outubro de 2024