Após dois anos, Campinense e Treze voltam a se enfrentar no estádio O Amigão, às 16h, com a presença de público nas arquibancadas. E está tudo pronto para o primeiro Clássico dos Maiorais da temporada.
O 415 Clássico dos Maiorais, promete abrilhantar a 112ª edição do Campeonato Paraibano, e acirrar ainda mais a rivalidade que já atravessa mais de seis décadas. Para esse novo duelo, a Raposa tem um time inteiro que já disputou o Maiorais; o Treze só tem um jogador.
Campinense e Treze vivem momentos parecidos, dentro dos seus cenários. Enquanto a Raposa tem calendário cheio neste primeiro semestre, o Treze joga apenas o estadual. Mas ambos ainda não cumpriram a expectativa de ter um início de temporada bom.
O Campinense Campinense foi eliminado precocemente da Copa do Nordeste, ainda não convenceu em 2022 e vai em busca de afastar a desconfiança da sua torcida, após um 2021 de conquistas.
Com seis pontos em duas partidas, o rubro-negro sabe da importância da vitória para se aproximar da liderança do Grupo A e se distanciar do rival, que soma 5 pontos em quatro partidas.
Para esse duelo, o técnico do Campinense Ranielle Ribeiro, não poderá contar com os atacantes Eduardo, Iago Silva e Caíque, assim como o volante Juninho, que se recupera de lesão e deve demorar ao menos mais duas semanas para retornar ao time.
Um dos destaques, estará no gol. Trata-se do goleiro Mauro Iguatu, ex-Treze, e um dos heróis do título da Raposa no ano passado e do acesso para a Série C deste ano.
O Treze fez quatro jogos no Campeonato Paraibano, venceu apenas um e tem um início de torneio bem abaixo do que sua torcida espera, apesar da dificuldade financeira que o clube atravessa.
Vencer o maior rival no clássico daria confiança a torcida e tranquilidade para o recém-contratado Marcelinho Paraíba.
No Galo, a principal novidade é o técnico Marcelinho Paraíba, que substitui Suélio Lacerda, demitido após a derrota para o Nacional de Patos. Com pouco tempo para treinar o time desde a sua chegada, Marcelinho não deve mexer na estrutura do time.
O único atleta desfalque de Marcelinho Paraíba neste momento é o meia Raphael Augusto, que se lesionou no treino coletivo da última quarta-feira e segue de fora do time.
Em campo, estarão as duas maiores rivalidades do Campeonato Paraibano, e 38 títulos estaduais, sendo 22 conquistados pela Raposa contra 16 pelo Galo, o atual campeão paraibano.
Galo e Raposa sempre fazem um duelo acirrado, duro e com emoções. Dos 416 confrontos, o Treze venceu 142 vezes, contra 111 vitórias do Campinense. O Clássico dos Maiorais já terminou empatado 165 vezes. Na artilharia dos Maiorais, a vantagem também é trezeana: até agora, são 503 gols a favor do Alvinegro, contra 453 para o Rubro-Negro.
A rivalidade entre Campinense e Treze pode ser medida em jogos oficiais válidos pelo Campeonato Paraibano. Até o momento, os dois clubes se enfrentaram 233 vezes no Estadual. A vantagem também é do Treze. Ao todo, o Galo venceu 76 partidas, contra 73 triunfos da Raposa. O equilíbrio de Campinense e Treze no Paraibano, se mede no número de empates. Os dois terminaram a partida em igualdade no placar 100 vezes. O Galo marcou 260 gols contra 244 da Raposa.
Glórias e conquistas. No duelo de quem é o maior, o Alvinegro se orgulha de ter mais vitórias que o Rubro-Negro, ser o único campeão paraibano invicto, o clube do estado que foi mais longe na Copa do Brasil. O Campinense, por sua vez, ostenta mais títulos estaduais que o rival, e é o único hexacampeão do estado.
A Raposa também é o único clube da Paraíba a conquistar o título da Copa do Nordeste em 2013, além de ter conquistado um acesso para a Série B do Brasileiro. O Campinense tem ainda o maior número de vitórias nas decisões estaduais contra o arquirrival.
Severino Lopes
PB Agora
Os pagamentos da próxima parcela do benefício Pé-de-Meia, no valor de R$ 200, começam hoje…
Foi registrado ontem (24), na 6ª Delegacia Distrital, em Santa Rita, uma tentativa de envenenamento.…
Um acidente do tipo tombamento foi registrado por volta das 17h de ontem (24) na…
A polêmica em torno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim…
O estudo Desafios da Gestão Municipal (DGM) divulgado neste domingo pelo Instagram especializado em economia…
A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…