O objetivo principal do judoca paraibano Delan Monte em 2013 é conquistar uma vaga para o Campeonato Mundial de Judô Sub-21, que vai acontecer entre os dias 24 e 27 de outubro, na cidade de Ljublan, na Eslovênia. Foi o que afirmou o atleta, que passou o mês de fevereiro treinando em Paris, na França, junto com a seleção brasileira da modalidade.
De acordo com Delan Monte, uma boa colocação no Mundial de judô aumenta a possibilidade de conseguir uma vaga para as Olimpíadas de 2016, que vão acontecer no Rio de Janeiro. Delan disse ainda que sua participação nos treinamentos da seleção pode ser decisiva para conquistar a vaga no Mundial deste ano.
– Vamos dar um passo por vez. Quero conquistar agora a vaga para o Mundial Sub-21, pois é a competição mais importante este ano para mim. Sem falar que bons resultados nela me deixariam bem mais perto da vaga para as Olimpíadas. O caminho é duro e difícil, mas foi o que eu escolhi e estou encarando com muita força os desafios – disse o judoca.
O primeiro degrau superado por Delan Monte este ano foi a medalha de ouro no Torneio Internacional de Judô da França, que aconteceu neste mês de fevereiro, na categoria 100 quilos. O judoca paraibano disse que a competição na capital francesa foi uma das mais disputadas da sua carreira.
Além do torneio, o judoca paraibano participou do primeiro estágio internacional de 2013 da seleção brasileira em Paris. Para o atleta, a experiência de treinar com judocas de outros países foi importante para melhorar suas técnicas de luta.
– Nós treinamos com mais de 800 atletas de outros países. Aprendemos muito nestes dias. Esses estágios internacionais nos dão uma oportunidade de trocar experiencias com judocas de vários países, que em condições normais, talvez, a gente nunca conheceria. Para mim foi extremamente importante. A única coisa ruim foi o frio. Pegamos temperatura abaixo de zero em Paris – contou Delan Monte.
Em março, ele se prepara para participar da segunda fase do estágio internacional da seleção brasileira. Desta vez, ele vai passar por Portugal e Alemanha
G1