O sonho de voltar a disputar o maior torneio regional do País. Mesmo com uma campanha decepcionante no Campeonato Paraibano, tendo terminado a competição em 6º lugar com 11 pontos, o Campinense praticamente garantiu presença na Pré-Copa do Nordeste 2025. Favorecida pelo ranking, a Raposa só não disputará a fase preliminar do torneio regional, se a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) mudar o regulamento da competição.
Pelo regulamento que vem sendo seguido nos últimos anos, a CBF destina para à Paraíba, três vagas para a Copa do Nordeste, sendo uma direta para a fase de grupos é dada ao campeão. As outras duas para a fase preliminar, são destinadas ao vice-campeão e à equipe mais bem ranqueada no Ranking Nacional de Clubes da CBF. Este ano, por exemplo, disputaram a competição, o Treze, atual campeão, o Sousa que foi o vice campeão no ano passado e o Botafogo que conquistou a vaga por ser o melhor do ranking.
Este ano, Botafogo (PB) e Sousa estão na final do Campeonato Paraíba. O campeão será conhecido no próximo sábado (13). Caso o Botafogo que é o time paraibano com o melhor ranqueamento, seja campeão estadual, ele ficará com a vaga direta para a fase de grupos, e vice-campeão ficará com uma das vagas na Pré-Copa do Nordeste.
A segunda vaga na fase preliminar, neste cenário, seria herdada pelo segundo time mais bem ranqueado, no caso, o Campinense. Nesse cenário, mesmo que o Sousa conquiste o Estadual, a última vaga na pré-Copa do Nordeste, seria destinada para o rubro-negro que é o segundo paraibano melhor colocado com 1425 pontos e está em 64º lugar.
A Raposa só estará garantida na fase preliminar do Nordestão se a competição regional seguir o mesmo regulamento dos últimos anos. Caso não haja mudança, a 22ª edição do torneio regional vai contar com 28 clubes dos nove estados da Região. A competição é considerada o maior torneio regional do País.
O Campinense é a única equipe da Paraíba a conquistar a Copa do Nordeste. O feito histórico, ainda vivo na memória do torcedor rubro-negro aconteceu em 2013, após vitória por 2 x 0 diante do Asa no Amigão.
A CBF divulga ao fim de cada temporada o Ranking Nacional de Clubes, que leva em consideração a participação das equipes em competições nacionais nos últimos cinco anos. A cada atualização, são incluídos os resultados do último ano e desconsiderados os resultados mais antigos na versão anterior do RNC.
Os melhores ranqueados na Paraíba
No final do ano passado, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), divulgou a atualização do ranking de clubes da entidade, dois dias depois do fim da temporada nacional. Entre os paraibanos, o Botafogo-PB segue na liderança, com 2175 pontos e a 54ª colocação nacional. Outro destaque do ranking é o Sousa, que subiu 17 posições e passou o Treze pela primeira vez na sua história.
O Dinossauro está na 90ª colocação com 802 pontos e no ranking paraibano está em terceiro. O Treze caiu duas posições e agora é o quarto estado, ocupando a 107ª posição, com 572 pontos. O Campinense é o segundo paraibano melhor colocado. A Raposa tem 1425 pontos e está em 64º lugar.
A pontuação é uma classificação técnica envolvendo 239 clubes do futebol brasileiro. O ranking nacional leva em consideração o desempenho nas competições disputadas em âmbito nacional e internacional nos últimos cinco anos, atribuindo pesos diferentes da mais recente para a mais distante.
Severino Lopes
PB Agora
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizará, nesta terça-feira (26), a eleição da mesa diretora…
O governador João Azevêdo (PSB) anunciou, nesta segunda-feira (25), o calendário de pagamento dos servidores…
Uma operação conjunta envolvendo o Procon-JP, o Ministério Público Estadual, o Procon-PB e os procons…
O governador João Azevêdo assinou, nesta segunda-feira (25), juntamente com o prefeito de João Pessoa,…
A Polícia Civil da Paraíba realizou uma operação nesta segunda-feira (25), que resultou na prisão…
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba intensificou as fiscalizações nas rodovias do estado durante…