Com quatro donos de títulos e o time mais tradicional na disputa, a primeira fase da Taça Libertadores da América começa nesta terça-feira com 12 equipes lutando pelas últimas seis vagas nos grupos. A disputa eliminatória terá duelo entre os ex-campeões Corinthians e Once Caldas, o recordista de pontos e jogos Nacional-URU iniciando sua 42ª participação, e o tetracampeão Estudiantes voltando à competição com Verón na presidência.
No primeiro jogo, terá também um argentino que estava na segunda divisão até o ano passado, o Huracán, que entra em campo contra o Alianza Lima, no Peru.
No ano passado, a principal preocupação do Huracán era a disputa da segundona do Campeonato Argentino, onde estava desde 2011. Terminou 2014 de volta à primeira divisão, campeão da Copa da Argentina e com uma vaga na Libertadores pela segunda vez na sua história. Mais de três décadas após sua primeira participação no torneio continental, exatamente 31 anos, cabe justamente ao tradicional time de Buenos Aires abrir a primeira fase desta competição em 2015, nesta terça-feira.
O adversário do Huracán será Alianza Lima, do Peru, que chega à Libertadores pela 24ª vez, após conquistar a Copa Inca. O jogo de ida será nesta terça-feira, às 22h15 (de Brasília), na capital peruana. Quem avançar entra no Grupo 3, que conta com Cruzeiro, Mineros de Guayana-VEM, e Universitario de Sucre-BOL.
O outro argentino na primeira fase da Libertadores tem bem mais tradição na competição. O Estudiantes já foi quatro vezes campeão, a última delas em 2009, e o capitão e herói da última conquista, Juan Sebastián Verón, agora está na presidência do clube. Mas a classificação deste ano veio de forma curiosa. Mesmo eliminado nas quartas de final, o time de La Plata se tornou o argentino de melhor campanha na Sul-Americana que ainda não tinha uma vaga para a Libertadores depois que o River Plate foi campeão e o Boca Juniors ganhou a vaga diretamente no desempate do Campeonato Argentino contra o Vélez Sarsfield.
O Estudiantes terá pela frente o Independiente del Valle, que teve a segunda melhor campanha na tabela acumulada do Campeonato Equatoriano 2014, mas ficou com a terceira vaga do país por não ter sido finalista. O primeiro jogo será nesta quinta, às 23h (de Brasília), na cidade de Sangolquí, no Equador. Quem avançar entra no Grupo 7, ao lado de Atlético Nacional-COL, Barcelona-EQU e Libertad-PAR.
DEPORTIVO TÁCHIRA X CERRO PORTEÑO
Seis vezes semifinalista, mas sem nunca chegar à decisão, o Cerro Porteño inicia sua 37ª participação na Libertadores na madrugada de quarta para quinta-feira. Terceiro colocado do último Campeonato Paraguaio, o time de Assunção viaja à Venezuela para encarar o Deportivo Táchira, que também foi o terceiro colocado de seu campeonato nacional e é o time venezuelano que mais disputou Libertadores. Está no torneio pela 18ª vez.
Cerro x Cruzeiro, em 2014, pelas oitavas: time paraguaio parou no campeão brasileiro (Foto: Carlos A.Juri/Light Press)
O jogo de ida será0h15 (de Brasília) desta quinta-feira, e o vencedor do confronto ganha uma vaga no Grupo 3, com o Racing-ARG, Sporting Cristal-PER e Guaraní-PAR.
PALESTINO X NACIONAL
Tricampeão e time com mais jogos e mais pontos na história da Libertadores, o Nacional se iguala neste ano ao Peñarol como equipe com mais participações no torneio (42), a 19ª consecutiva. A equipe de Montevidéu disputa a primeira fase da competição continental por ter entrado na terceira vaga para o Uruguai, ao ficar na segunda posição da classificação anual do Campeonato Uruguai, mas não ter sido finalista. A equipe conta no elenco com os experientes Alvaro Recoba e Loco Abreu.
Em contrapartida, o Palestino só havia disputado a Libertadores três vezes, em 76, 78 e 79. O time chileno entra na fase prévia da competição após vencer torneio classificatório. O primeiro jogo do confronto será na quinta, às 20h45 (de Brasília), no Chile. Quem passar neste duelo estará no Grupo 4, ao lado de Inter, Emelec-EQU e Universidad de Chile.
Com um início ruim no Campeonato Mexicano e depois de cair na primeira fase da Libertadores do ano passado, o Monarcas Morelia joga a competição pela quarta vez, depois de conquistar a Supercopa Mexicana na temporada passada, tentando melhorar o desempenho de sua primeira participação, em 2002, quando chegou às quartas de final.
Do outro lado, o The Strongest está na Libertadores pela 21ª vez, classificado com o terceiro lugar do Campeonato Boliviano, mas avançou às oitavas apenas três vezes, incluindo o ano passado. O primeiro jogo na madrugada de terça para quarta-feira, 00h30 (de Brasília), no México, e o confronto vale uma vaga no Grupo 5, junto com Boca Juniors, Montevideo Wanderers e Zamora-VEN.
Treino do Once Caldas no CT do Palmeiras: nova ameaça colombiana (Foto: Leonardo Lourenço)
A frustração pela perda de uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores deu lugar ao ânimo assim que o Corinthians se reapresentou para a pré-temporada de 2015, no início de janeiro. Uma viagem aos EUA, três amistosos e muito trabalho sob o comando de Tite fazem o clube acreditar em um desfecho diferente daquele que teve contra o Deportes Tolima, da Colômbia, em 2011.Para a primeira fase, o Corinthians se vê preparado porque tem quase toda a base do ano passado, que terminou o Campeonato Brasileiro em quarto lugar e só não está na fase de grupos do torneio porque o Internacional ultrapassou o Timão na tabela com um gol no último minuto do último jogo, contra o Figueirense. A perda iminente de Lodeiro para o Boca Juniors não deve afetar os planos de Tite, que confia na experiência de Jadson, Renato Augusto, Emerson Sheik e Guerrero para superar o Once Caldas e avançar na Libertadores.
Do outro lado, porém, estará também um ex-campeão da Libertadores. O Once Caldas chega à competição continental após ter sido o terceiro colocado na tabela acumulada do Campeonato Colombiano e tenta repetir o sucesso de 2004, quando venceu Santos, São Paulo e Boca Juniors no caminho para ser campeão. O jogo de ida será nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), na Arena Corinthians. Quem avançar estará no Grupo 2, ao lado do São Paulo, San Lorenzo e Danubio-URU.
Globo.com
O líder da oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado George Morais (União Brasil),…
Candidato oficial de Arthur Lira (PP-AL) na disputa pela sucessão da presidência da Câmara, o…
O futuro diretor-superintendente da PB Saúde revelou ser contra a implantação da escala 12 por…
Em entrevista nesta quarta-feira (27), a deputada estadual Jane Panta (PL), que também é a…
Horas depois de ser reeleito ontem (26), por antecipação e unanimidade, o presidente da Assembleia…
O concurso para Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias da Capital…