A briga pela liderança do Campeonato Brasileiro está mais do que aberta, e os três principais postulantes ao título mostraram na 24ª rodada as razões de serem as melhores equipes da competição. Não à toa, o Troféu Armando Nogueira refletiu nesta parcial o domínio de Corinthians, Fluminense e Cruzeiro. Juntos, eles somam oito dos 11 nomes da seleção, mais o técnico Adilson Batista, do Timão. Eles foram escolhidos após a apuração das notas de todos os jogos, dadas pelos especialistas de SporTV e GLOBOESPORTE.COM.
Com 47, 45 e 44 pontos, respectivamente, Timão, Tricolor e Raposa venceram bem seus jogos neste meio de semana. Na quarta-feira, o Corinthians fez 3 a 2 no Santos dentro da Vila Belmiro e o Cruzeiro bateu o Ceará por 2 a 0, na Arena do Jacaré. Nesta quinta, foi a vez de o Flu fazer bonito ao golear por 5 a 1 o Atlético-MG.
A vitória no clássico deixou o Timão confortável na liderança da tabela. Nesse jogo, dois volantes de Seleção Brasileira tiveram destaque: Elias e Jucilei, já lembrados por Mano Menezes nas duas primeiras convocações da nova "era", deram o equilíbrio necessário para a equipe de Adilson Batista manter a cabeça fria mesmo quando esteve atrás no placar.
Elias, único corintiano na chamada realizada por Mano nesta quinta-feira, fez um gol e teve sua costumeira atuação como elemento surpresa no setor ofensivo. A nota 7,5 foi a maior da partida, o que traduz bem a importância do camisa 7 para o esquema tático do Timão.
Timão, Flu e Raposa têm representantes na seleção da 24ª rodada (Foto: Globoesporte.com)Um pouco mais discreto, mas não menos decisivo, Jucilei ficou com nota 7 e forma dupla com seu companheiro de equipe. A melhor jogada do camisa 8 foi a do primeiro gol, quando passou por dois marcadores e deixou Iarley na cara do gol para marcar. Desta vez, Jucilei não foi para a Seleção, mas ele já tem no currículo a lembrança na primeira convocação de Mano Menezes.
O zagueiro Paulo André e o atacante Iarley marcaram os outros dois gols corintianos na Vila Belmiro. Coincidentemente, aparecem na seleção com a mesma nota 7. Enquanto o baixinho fez o primeiro e incomodou sempre que pôde a zaga rival, o defensor fez de cabeça o tento que deu números finais ao jogo. Mostrando oportunismo de centroavante, ele aproveitou o cruzamento de Danilo e finalizou sozinho para as redes. O técnico Adilson Batista, grande planejador de jogadas ensaiadas – como a que resultou no gol de Paulo -, é o melhor da rodada, com 7,5.
– O programa que eu uso chama tática 3D. Como eu sempre faço, mostrei para os jogadores algumas jogadas no computador. Mostrei fotos com o posicionamento dos adversários e situações que poderiam acontecer no jogo. Acabou dando certo contra o Santos – afirmou Adilson, sobre as jogadas ensaiadas.
Laterais turbinadas
O Fluminense goleou o Atlético-MG, fez exibição de gala no Engenhão, mas não sabe se teria a mesma performance sem as suas duas válvulas de escape pelas laterais. Pela direita, o recém-convocado Mariano fez por merecer a chance recebida por Mano Menezes na Seleção. Talvez empolgado pelo chamado para vestir a amarelinha, o ala do Flu se lançou ao ataque, fez o que quis com a marcação do Galo e deu uma assistência para o gol de Gum, terceiro da goleada por 5 a 1. Nota 8,5, a maior da rodada.
Do outro lado, Carlinhos não decepcionou. Encontrando uma avenida pelo lado esquerdo, ele aproveitou para se lançar à area e fez dois gols que contribuíram muito para o resultado. No fim, recebeu nota 8,0. O meia Conca, capitão e principal jogador do Flu, está no time com um 7,5.
Com a mesma nota está o líder geral do Troféu Armando Nogueira. O gol de pênalti contra o Ceará e a boa exibição deram ao cruzeirense Montillo a oportunidade de figurar novamente entre os melhores. Agora com 9 jogos no Brasileirão, ele já acumula média 7,33. Bem atrás, vem D’Alessandro, do Inter, com 6,68.
Completam a seleção três "intrusos" de outras equipes. Dois deles saíram do empate por 2 a 2 entre Grêmio e Flamengo. O atacante Jonas, artilheiro do Brasileirão com 12 gols, deixou sua marca na partida e ficou com 7,5. O Rubro-negro contribuiu para o Armandão com o goleiro Marcelo Lomba. Apesar de ter sofrido dois gols, ele salvou o time da derrota com pelo menos duas defesas dificílimas e teve nota 7. O terceiro jogador é o zagueiro Rhodolfo, do Atlético-PR. Ele levou 7,5 na vitória do Furacão sobre o Inter, por 1 a 0.
Globo.com
O Governo Federal anunciou, ontem (30), novas regras para o transporte de animais em voos,…
A Cagepa (Companhia de Água e Esgotos da Paraíba) por meio da sua assessoria de…
O secretário de Administração do Governo da Paraíba, Tiberio Limeira, confirmou, durante entrevista ao programa…
Nos bastidores da política paraibana, cresce a especulação sobre uma possível mudança no comando do…
O prefeito reeleito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), voltou a endossar, durante entrevista nesta…
O prefeito reeleito Cícero Lucena (PP) garantiu que não irá interferir no processo eleitoral da…