A uma partida de garantir a classificação para a próxima fase, pela segunda vez, no Campeonato Brasileiro da Série C, não há como o torcedor do Botafogo não lembrar da última vez em que o time esteve numa situação tão boa na competição. Isto aconteceu em 2016, quando a equipe esteve em situação idêntica a que vive hoje, a uma rodada do final da fase de classificação.
Em 2016, o Botafogo na 17ª rodada também estava no G4, mas ainda corria risco de não se classificar. O clube tinha 27 pontos e tinha 3 pontos de vantagem sobre o quinto colocado, que era o Remo-PA, com 24 pontos. O Belo só não se classificaria, caso perdesse o último jogo em casa para o Fortaleza e o Remo ganhasse em casa para o América, por uma larga vantagem, porque o Botafogo tinha também na época um saldo de gols bem superior ao adversário, 6 contra apenas 1 do time paraense. O Alvinegro tinha feito 19 gols e levado 13. Tinha também uma vitória a mais do que o concorrente.
Agora em 2018, o Botafogo chega a última rodada também no G4, com 25 pontos e é ameaçado pelo Confiança, que por coincidência, tem também 3 pontos de desvantagem e um saldo de gols bem abaixo do Belo, 5 contra -1. Outra vez, o campeão paraibano jogará por um empate em casa, desta vez contra a Juazeirense e o único concorrente tendo de vencer de goleada o Globo.
Se as coincidências continuarem, o final será outra vez feliz para a torcida do Botafogo. Isto porque em 2016, o Belo, na última rodada, empatou com o Fortaleza e garantiu a classificação, enquanto o Remo também não foi além de um empate com o América de Natal, dando adeus a competição.
Mas para que a história se repita, o Botafogo está focado em ir mais além desta vez, vencendo o Juazeirense amanhã no Almeidão, sem se incomodar com os resultados dos outros jogos. O elenco e a comissão técnica estão conscientes de que não será uma tarefa fácil, porque o time baiano também precisa da vitória para escapar do rebaixamento.
Redação
Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000