O Fluminense terá um novo treinador já nesta quarta-feira, às 19h30, contra o Cruzeiro, no Maracanã. O técnico Vanderlei Luxemburgo aceitou a proposta de contrato até o final desta temporada e substituirá Abel Braga no comando do Tricolor. A contratação dividiu vários membros da diretoria por conta da identificação do técnico com o rival Flamengo.
Luxemburgo irá às Laranjeiras nesta terça-feira, comandará o treinamento e será apresentado em seguida. A decisão de contratar o treinador carioca foi tomada durante reunião que terminou durante a madrugada. Ney Franco era o plano B dos dirigentes do Fluminense, mas Celso Barros, presidente da Unimed, conseguiu convencer a diretoria de que o time precisava de um nome de impacto para mudar.
O técnico terá um salário de R$ 350 mil por mês, menor do que recebia no Grêmio e metade do que o técnico Abel Braga ganhava nas Laranjeiras. Além disso, o Luxemburgo também trará sua comissão técnica, com o preparador físico Antônio Mello e o auxiliar Junior Lopes. O custo total representará economia de R$ 150 mil ao Tricolor, que planeja montar uma comissão permanente e deve adiar o projeto.
O anúncio no site oficial do Fluminense cita o currículo vitorioso do treinador e uma breve passagem de Luxemburgo no comando da equipe, há 27 anos, quando era treinador dos juniores e substituiu interinamente o técnico Nelsinho em uma excursão pela Europa.
"Chamado para comandar os juniores do Flu em 1986, Luxemburgo assumiu interinamente o time principal, após a saída de Nelsinho, pois havia uma excursão à Europa agendada. A breve passagem do treinador, que marcou sua estreia num clube grande, durou 19 dias. O Tricolor venceu três partidas, empatou quatro e perdeu duas. Na volta, ele continuou como auxiliar de Antônio Lopes", disse o texto.
Vanderlei Luxemburgo trabalhou por 495 dias no Grêmio e chegou para conquistar títulos, mas não o fez. Ele foi eliminado antes das finais de dois Campeonatos Gaúchos, nas semifinais de uma Copa do Brasil, caiu nas oitavas da Libertadores e terminou em 3º lugar o Brasileirão de 2012. Ele é o treinador com mais títulos do Campeonato Brasileiro, com cinco conquistas.
UOL