A Paraíba o tempo todo  |

Lyoto encara Weidman pelo cinturão neste sábado

 Há exatos 336 dias, Lyoto Machida vivia um momento difícil na carreira. Depois de passar pela expectativa de ter por duas vezes prometida – e não cumprida – uma chance pelo cinturão meio-pesado, o carateca foi derrotado por Phil Davis, no Rio de Janeiro, em decisão polêmica. A frustração pelo resultado levou Lyoto a tomar uma decisão e dar um novo rumo em sua trajetória. A mudança de divisão deu certo e, em menos de um ano, o brasileiro bateu dois adversário, convenceu, foi do inferno ao céu e neste sábado encara Chris Weidman pelo cinturão dos médios na luta principal do UFC 175, que acontece em Las Vegas.

Em entrevista ao LANCE!Net, Machida avalia a decisão acertada de descer para os médios e reflete sobre a velocidade com a qual voltou a disputar um cinturão. Em agosto passado, depois de viver a expectativa de ganhar uma nova chance pelo título e perder em duelo polêmico, o brasileiro acredita que era hora de mudar e comemora o início arrasador nos médios, com uma vitória por nocaute contra Mark Muñoz e uma apresentação sólida no triunfo contra Gegard Mousasi.

– Confesso que não esperava estar disputando o cinturão tão rápido, mas as coisas correram para esse lado por um motivo.O Vitor Belfort não pôde lutar, então por isso subi um degrau antes do esperado. Mas isso mostra que meu trabalho está sendo bem feito. Agora é o meu momento, fui escolhido pelo UFC. A mudança de divisão foi uma boa escolha que fiz no momento certo. A oportunidade foi boa e aproveitei aquele momento para isso. Descer de peso não é fácil, requer disciplina, mas esse é o meu trabalho. Quero conquistar o cinturão neste sábado para consagrar tudo o que tem sido feito – declarou o brasileiro, em conversa por telefone com o L!Net.

Será a quarta disputa de título da carreira de Lyoto. Na primeira, em 2009, o brasileiro nocauteou Rashad Evans e se tornou o campeão meio-pesado do UFC. Na segunda, cinco meses depois, o carateca defendeu o título pela primeira vez contra Mauricio Shogun em vitória polêmica. A disputa seguinte foi uma revanche com Shogun, onde o mesmo acabou nocauteado. De volta ao topo nos meio-pesados, a última luta de Machida valendo o cinturão aconteceu em dezembro de 2012. Depois de um bom primeiro round, o carateca foi finalizado por Jon Jones. Ele enumera as mudanças agregadas a seu estilo desde aquele confronto com o americano para que o cinturão volte para o Brasil contra o perigoso Chris Weidman.

– Acho que a principal mudança é a experiência, os anos que passaram e as lutas que tive de forma constante. Tudo é parte de uma mudança que conquistei. Agora sou um peso-médio, estou mais rápido, mais solto, e é isso que tento mostrar em cada luta. O Weidman não é o campeão à toa. Ele é completo, acho que vai fazer um pouco de tudo, mas vai estar sempre buscando de alguma forma impôr a especialidade dele, que é o wrestling – avaliou o carateca, que pode se tornar o terceiro lutador na história do evento a conquistar títulos em duas categorias diferentes.

Rousey defende cinturão pela terceira vez em sete meses

Além do confronto Chris Weidman x Lyoto Machida, o UFC 175 reserva outra disputa de cinturão. Atual campeã dos galos, Ronda Rousey coloca seu título em jogo contra a canadense Alexis Davis no coevento principal do show. Será a terceira defesa de título de Rousey em menos de sete meses. Algo inusitado para atletas que detém o título. A americana soma o cartel perfeito de nove vitórias em nove combates. Já Davis, obtém o número de 16 vitórias e cinco derrotas. Alexis vem de uma sequência de cinco vitórias consecutivas.

Neste sábado, o UFC 175 ainda conta com as apresentações dos brasileiros Thiago Marreta, Ildemar Marajó, Bruno Santos e Guilherme Bomba. O evento começa às 20h.

Confira as lutas do UFC 175

Chris Weidman x Lyoto Machida

Ronda Rousey x Alexis Davis

Stefan Struve x Matt Mitrione

Uriah Hall x Thiago Marreta

Russell Doane x Marcus Brimage

CARD PRELIMINAR

Urijah Faber x Alex Caceres

Ildemar Marajó x Kenny Robertson

Chris Camozzi x Bruno Carioca

Rob Font x George Roop

Luke Zachrich x Guilherme Bomba

Kevin Casey x Bubba Bush

 

Lance Net

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe