O sonho do Sousa de subir para a Série C do Campeonato Brasileiro de 2024, terminou após o empate em 1 x 1 para a Ferroviária de Araraquara. Apesar da eliminação, o Dinossauro fez uma campanha histórica na Série D e ficou a um gol do sonhado acesso. Com o resultado, a Locomotiva garantiu o acesso para a Série C de 2024, pois venceu o jogo de ida, em Araraquara, por 1 a 1.
Bateu na trave. Embora o Dinossauro tenha batido na trave em duas oportunidades, ao ser vice-campeão do Paraibano e ter deixado o acesso escapar pelos dedos, o desempenho neste ano certamente ficará gravado na memória da torcida, pela campanha histórica. Mesmo sem o título nem o acesso, o Dino fez bonito dentro de campo, principalmente, fora do Marizão.
Sob o comando técnico de Renatinho Potiguar, que foi anunciado ainda em novembro de 2022 para assumir a vaga que seria do então treinador Givanildo Sales, o Sousa demonstrou, ao longo de toda a temporada, uma capacidade memorável de se superar dentro das quatro linhas.
O time do Sertão da Paraíba teve domínio de posse de bola, segurança defensiva e ímpeto ofensivo, especialmente com o trio de ataque, Arthur Santos, Histone e Luiz Henrique.
No Campeonato Paraibano, o Dino perdeu o título para o Treze no Marizão, nos pênaltis. A campanha do Dinossauro no Campeonato Paraibano ficou marcada por um claro domínio na 1ª fase e a grande goleada por 5 a 1 aplicada diante do Botafogo-PB, em plena semifinal.
Na Série D, a campanha também foi épica. Após terminar em primeiro lugar no seu grupo e eliminar o Falcon (SE) e o Atlético (CE), foi eliminado nas quartas de finais pela Ferroviária em um jogo marcado por polêmicas dentro e fora de campo.
Para 2024, o Sousa tem calendário cheio. Além do Campeonato Paraibano, o Dino disputará a Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série D, quando mais uma vez buscará o acesso.
Severino Lopes
PB Agora