O ministro do Esporte, André Fufuca, cumpre agenda nesta quarta-feira (13) em João Pessoa e participará da cerimônia de abertura dos Jogos da Juventude, que acontece às 18h no Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções da Capital. O evento contará com a presença do governador em exercício Lucas Ribeiro e marcará o início de uma grande celebração esportiva.
Durante a cerimônia, haverá o desfile das delegações de todos os 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, além do tradicional acendimento da pira olímpica, que será realizado por um dos atletas olímpicos embaixadores do esporte.
Os Jogos da Juventude reunirão cerca de 7 mil pessoas, incluindo atletas, técnicos, dirigentes e voluntários, com o apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB). As modalidades em disputa são: basquete, voleibol, handebol, natação, atletismo, taekwondo, tiro com arco, tênis de mesa, águas abertas, triatlo, vôlei de praia, ginástica, ciclismo, wrestling, judô, badminton e esgrima.
O Centro de Convenções será a sede administrativa e operacional dos Jogos e também sediará várias competições. Outras instalações de João Pessoa também serão utilizadas, como o Ginásio Ronaldão, a Vila Olímpica Parahyba, o Instituto dos Cegos, o Parque Linear das Três Ruas, a Apcef-PB, o Colégio Motiva, o Sesc Centro e a Arena Beach Games.
Kenji Saito, diretor dos Jogos da Juventude, destacou a infraestrutura de João Pessoa como um fator essencial para o sucesso do evento: “A cidade tem tudo o que um evento dessa magnitude precisa, com equipamentos de alto nível, além do apoio do Governo do Estado”, afirmou.
Lindolfo Pires, secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), ressaltou a importância do evento para a cidade e para o estado: “João Pessoa está pronta para receber os Jogos. O Governo do Estado trabalhou ao lado do COB no primeiro semestre para garantir que a Paraíba fosse sede de um dos maiores eventos esportivos das Américas. Isso representa não só um grande momento para o esporte, mas também para o turismo, com a cidade ganhando visibilidade e a rede hoteleira cheia”, declarou.
Os Jogos da Juventude são voltados para atletas de 15 a 17 anos e são promovidos pelo Comitê Olímpico do Brasil. A competição será encerrada no dia 28 de novembro, e conta com o apoio do Governo da Paraíba, por meio da Sejel.