A missão era quase impossível. Nesta segunda-feira, o brasileiro Thomaz Bellucci não conseguiu se tornar o segundo tenista a vencer Rafael Nadal no saibro de Roland Garros. O espanhol aplicou 3 sets a 0, com parciais de 6-2, 7-5 e 6-4, no número 29 do mundo e está nas quartas de final do evento. O único resultado negativo do vice-líder do ranking mundial em Paris segue sendo a derrota para o sueco Robin Soderling, nas oitavas de final da edição de 2009 do torneio francês do Grand Slam.
O desempenho em Roland Garros foi o melhor da carreira de Thomaz Bellucci nos quatro principais torneios do circuito profissional. O tenista caminha para ser o segundo tenista brasileiro a figurar no Top 20. Apenas Gustavo Kuerten atingiu o feito, chegando a liderar a lista.
O brasileiro realizou uma boa partida diante de Nadal e foi o tenista que mais incomodou o tetracampeão na atual edição de Roland Garros. Nenhum adversário tinha chegado a anotar cinco games em um mesmo set e 11 no total contra o espanhol. Apesar da derrota, Bellucci provou que cresce cada vez mais e, diante de todas as atenções, mostrou que tem capacidade para ir adiante em outros torneios.
Nadal chegou à marca de 200 vitórias no saibro na carreira. O espanhol ainda soma 21 vitórias consecutivas no piso. Nas quartas de final, o número 2 do mundo mede forças com o compatriota Nicolas Almagro, que superou o também espanhol Fernando Verdasco por 3 sets a 1, com parciais de 6-1, 4-6, 6-1 e 6-4.
O JOGO
Nadal iniciou a partida impondo uma quebra logo no primeiro game. Apesar da desvantagem, Bellucci vendia caro a maior parte dos pontos. Com bolas curtas, o brasileiro fez o espanhol subir à rede e conquistou alguns pontos, tanto que devolveu a queba no quarto game. No entanto, na sequência, Bellucci acabou desperdiçando um 40-0 no saque, sofreu nova quebra e se desconcentrou na partida. Nadal dominou os pontos e fechou o set inicial em 6-2.
Bellucci confirmou o serviço no primeiro game da segunda parcial com dois belos saques, que devolveram a confiança. Os tenistas confirmaram até o quinto game, quando Bellucci cometeu um erro bobo em uma bola curta e permitiu que Nadal abrisse a vantagem necessária para a quebra. Mas, na sequência, Bellucci reverteu um 15-40 no saque de Nadal, forçou os erros do espanhol e devolveu a quebra. Com personalidade, o brasileiro chegou a estar em 4-4, mas desperdiçou um game de serviço com uma dupla-falta. Bellucci jogou bem na sequência e devolveu a quebra, mas sofreu uma nova na sequência e perdeu em 7-5.
O terceiro e decisivo set começou com uma quebra para cada lado. Na sequência, Bellucci teve trabalho para confirmar o serviço em um longo game. Quando voltou a sacar, o brasileiro cometeu muitos erros e sofreu nova quebra. A vantagem permitiu a Nadal administrar o jogo confirmando os games de serviço. Apesar de não ter se entregado, Bellucci acabou superado por 6-4 e deu adeus a Roland Garros.
MSN
Uma luta por caprichos e interesses… De um lado, Bolsonaro desejando comparecer à posse de…
O jornalista Léo Batista, ícone do jornalismo esportivo, morreu aos 92 anos neste domingo (19/01).…
A Polícia Militar prendeu dois criminosos que estavam com duas armas de fogo, uma motocicleta…
Uma mulher de 33 anos identificada como Maria Clara Ventura de Vasconcelos desapareceu na última…
Faleceu, no início da tarde deste sábado (18), a segunda vítima de um acidente envolvendo…
São diversas vagas oferecidas nesta semana para contratação imediata de pessoas com níveis de escolaridade…