A condição física de Neymar ainda preocupa o técnico do Barcelona, Tata Martino. Neste sábado, na coletiva de imprensa no CT do clube catalão, a mensagem do comandante foi bem clara: Messi está apto para enfrentar o Levante, neste domingo, às 14h (de Brasília), pela primeira rodada do Campeonato Espanhol. O ex-jogador do Santos, nem tanto.
Apesar de o craque brasileiro ter marcado nos amistosos da pré-temporada contra as seleções da Tailândia e da Malásia e de ter disputado os 90 minutos no amistoso da Seleção na última quarta-feira (derrota para a Suíça, na Basileia, por 1 a 0), Neymar ficará no banco de reservas.
– A chegada de Neymar ao Barcelona não foi normal. Ele chegou com um título da Copa das Confederações, teve pouco tempo para treinar e se adaptar, viajou muito e por isso a minha ideia é que ele tenha paciência – explicou o argentino.
Na manhã deste sábado, o treinador conversou com o jogador e possivelmente informou de sua ideia de deixar o craque brasileiro no banco de reservas.
– Conversei com o Neymar e ele tem de estar tranquilo. O que eu mais quero evitar como treinador é colocar um jogador que não esteja preparado em campo. Já vimos a melhor versão de Neymar, inclusive aqui no Barcelona. Sempre que jogou, ele demonstrou um bom entrosamento com a nossa ideia de jogo, com os companheiros e com Messi, mas não queremos pressioná-lo e nem apressar sua adaptação.
Sem Neymar entre os titulares, Pedro e Alexis Sánchez devem formar o ataque do Barça ao lado de Messi. O camisa 10 teve uma recaída de uma lesão muscular durante um treino da pré-temporada na Malásia e não disputou o amistoso da Argentina frente à Itália, na quarta-feira. Porém, o craque treinou normalmente nos últimos dias com os companheiros e, segundo Tata Martino, será titular.
– Messi está bem, não terá problemas para jogar. Conversamos todos os dias e ele sempre demonstra e transparece um grande entusiasmo. Leo fez um trabalho físico especial nas suas férias e está pronto para continuar lutando por títulos pelo Barcelona que é o que todos nós queremos – afirmou Martino, sem revelar grandes detalhes sobre a verdadeira condição do argentino.
A forma física de Messi e Neymar foram os temas mais abordados na coletiva. Os dois craques do Barcelona preocupam por que não iniciam a temporada com 100% de suas condições físicas. Por conta disso, a palavra de ordem no Barcelona é evitar lesões graves no caso de Messi e ter paciência com a adaptação de Neymar. A intenção de Tata é criar até mesmo um revezamento maior nas escalações da equipe.
– Eu pretendo mexer várias vezes na escalação, mediante a condição física e mesmo concorrência dentro do time. Este é um time que tem uma competição muito grande e eu defendo a ideia de que todos os jogadores precisam de descanso. É preciso revezar e gerir muito bem o tema das viagens dentro da Europa e mesmo das viagens que a maioria dos jogadores fazem com suas seleções. Vamos tentar gerir o time revezando e tentando com que todos os jogadores tirem benefício dessas substituições. Esse ano, todos os jogadores vão ter sua chance, avisou Martino.
GE