Palmeiras vence Atlético-MG nos pênaltis e está nas semifinais da Libertadores

PUBLICIDADE

De modo dramático, o Palmeiras segue vivo na busca pelo tricampeonato consecutivo da Copa Libertadores. Mesmo com dois jogadores expulsos, conseguiu segurar o Atlético-MG, avançando às semifinais com a vitória por 6 a 5 na disputa de pênaltis, no Allianz Parque, após empate por 0 a 0 no tempo regulamentar, nesta quarta-feira (10).
Weverton brilhou ao defender uma cobrança de Rubens, com Murilo sacramentando a classificação palmeirense. No jogo de ida, no Mineirão, os times haviam empatado por 2 a 2, após o Atlético-MG estar vencendo por 2 a 0.

Agora, então, as equipes voltaram a se igualar nos 90 minutos, resultado que se repete pela quinta vez. E a série se iniciou exatamente na Libertadores, na edição de 2021, quando os resultados iguais colocaram o Palmeiras na decisão.
A classificação acabou sendo marcante para Murilo. O zagueiro já havia sido um personagem importante no Mineirão, tendo marcado um gol contra, mas depois se redimiu e descontou para o Palmeiras. Agora, foi parte decisiva de um sistema defensivo liderado por Gustavo Gómez e que conteve o ataque do Atlético-MG, que atuou em superioridade numérica por mais de 60 minutos.

O duelo teve três cartões vermelhos: Danilo, ainda no primeiro tempo, e Gustavo Scarpa, durante a etapa final, no lado do Palmeiras, e Vargas, no último lance do confronto. Ainda assim, o time paulista deu um exemplo de superação, se mantendo na busca por mais um título continental.
O Palmeiras vai encarar nas semifinais o vencedor da série entre Athletico-PR e Estudiantes. Após empate por 0 a 0 na Arena da Baixada, os times vão definir a classificação nesta quinta-feira (11), em duelo marcado para La Plata, na Argentina.

Já ao Atlético-MG resta pouco a buscar no restante da temporada. Afinal, foi eliminado nas oitavas de final da Copa do Brasil pelo Flamengo e agora cai na Libertadores. Além disso, está a 13 pontos do líder Palmeiras a 17 rodadas do fim do Brasileirão. Como está hoje em sétimo lugar, resta, como objetivo real, a busca por uma vaga na próxima edição da competição que se despediu nesta quarta.

Terá, para isso, de deixar o seu pior momento na temporada, com 6 jogos sem vitórias, sendo 3 empates e 3 derrotas. O Atlético-MG, inclusive, ainda não venceu sob o comando de Cuca, que retornou ao clube após a demissão de Turco Mohamed e o dirigiu nos últimos quatro compromissos.

A partida foi acompanhada no Allianz Parque pelo técnico da seleção brasileira, Tite, e o auxiliar César Sampaio. O treinador convoca Weverton, do Palmeiras, e Guilherme Arana, do Atlético-MG, com alguma frequência, mas também já chamou Danilo, do time paulista, além de Everson e Hulk, da equipe mineira.

1º tempo: Equilíbrio mesmo após a expulsão de Danilo
Para um confronto tão importante, ambos os times tiveram à disposição os seus principais jogadores. No Palmeiras, Abel Ferreira contou com o retorno de Rony, testado no segundo tempo do duelo com o Goiás no fim de semana, retomando a vaga que havia sido de Flaco López no Mineirão.
Já no Atlético-MG, Cuca teve a volta de dois titulares. Fora dos dois compromissos anteriores por contusões, Guilherme Arana recuperou a sua posição, no lugar de Rubens. Além disso, Allan, livre de suspensão, foi escalado no meio-campo, substituindo o lesionado Otávio.

E com suas formações ideais, Palmeiras e Atlético-MG fizeram um primeiro tempo equilibrado, estudado e truncado. O time da casa, até pelo apoio da sua torcida, realizava mais ações ofensivas e conseguia encontrar mais espaços na defesa adversária, E na sua ação mais perigosa, aos 15 minutos, Gustavo Scarpa, do bico direito da grande área, bateu colocado, com a bola passando perto da meta de Everson.

O Palmeiras, porém, sofreu um revés aos 28, quando Danilo foi expulso após uma solada na panturrilha de Zaracho, em cartão vermelho aplicado por Wilmar Roldán após consulta ao VAR. Com um a mais, o Atlético-MG conseguiu ameaçar em um voleio cruzado de Hulk, após cruzamento de Mariano, que foi defendido por Weverton, aos 38 minutos.
Mas a expulsão não chegou a alterar drasticamente o panorama do jogo. O Palmeiras, claro, foi mais cauteloso no restante da etapa final e deixou Rony mais isolado no ataque, mas conseguiu controlar a posse de bola, evitando ser pressionado pelo Galo, que também não deixou de lado as suas preocupações defensivas.
2º tempo: Palmeiras segura Atlético-MG e leva duelo aos pênaltis
No início da segunda etapa, porém, o Palmeiras intensificou a postura defensiva quando não tinha a posse de bola, se posicionando todo dentro do seu campo. Assim, conseguia fechar os espaços. E ainda chegou com perigo em uma rara ação ofensiva, aos 11 minutos, quando, após cobrança de lateral, Everson saiu mal da sua meta, com a bola sobrando para Zé Rafael, que bateu para fora.

O Atlético-MG, por sua vez, trabalhava a bola no ataque e, aos poucos, começou a ter mais volume de jogo, especialmente depois da entrada de Nacho Fernández. Aos 16 minutos, o cabeceio de Jair após levantamento de Mariano, da intermediária, passou rente à trave palmeirense. Depois, aos 20, Weverton espalmou o disparo da entrada da área de Zaracho, repetindo a intervenção aos 22, em lance semelhante, mas com a finalização sendo de

Allan.
Os três lances, surgidos da intermediária, porém, indicavam a dificuldade atleticana de furar a marcação palmeirense e entrar na área adversária. Assim, a partida seguiu truncada e se tornou ainda mais dramática para o time paulista aos 37 minutos, quando Gustavo Scarpa foi expulso ao dar uma solada em Allan.
Com 11 contra 9, o Atlético-MG teve a chance de definir a classificação nos acréscimos, com Hulk, acionado na grande área, por Vargas. Mas ele finalizou para fora, aos 46 minutos. Já aos 47, o cruzamento fechado de Hulk acertou a trave. O Atlético-MG, então, não marcou o gol da classificação e ainda teve Vargas expulso no lance final, após dar peitada no árbitro.

Pênaltis
Na disputa de pênaltis, Hulk converteu sua cobrança pelo Atlético-MG, assim como Nacho, Jair, Eduardo Sasha, Alonso. Mas Rubens parou em Weverton. No lado do Palmeiras, Raphael Veiga, Gustavo Gómez, Zé Rafael, Piquerez, Rony acertaram os seus chutes. E Murilo sacramentou a classificação.

Agenda
No fim de semana, os times voltam a entrar em campo pelo Campeonato Brasileiro. O Palmeiras fará clássico com o Corinthians no sábado (13), na Neo Química Arena. No dia seguinte, o Atlético-MG visitará o Coritiba, no Couto Pereira.

CNN

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Polícia prende na cidade de Monteiro suspeito de matar companheira em Gramame, em João Pessoa

A polícia, prendeu na tarde de ontem (21), na Delegacia de Monteiro, no Cariri Paraibano,…

22 de novembro de 2024

Veja quando e onde vai ocorrer a diplomação dos eleitos em João Pessoa

Passados os dois turnos das Eleições Municipais 2024, a Justiça Eleitoral se prepara para a…

22 de novembro de 2024

Bosco Carneiro revela os motivos que proporcionou sua saída da oposição e desembarque na base do governo na ALPB

Em entrevista ontem (21), ao programa 60 Minutos, do Sistema Arapuan de Comunicação, o deputado…

22 de novembro de 2024

TJPB passa a realizar audiências de custódia em novo modelo que busca mais imparcialidade

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) deu início, ontem (21), às primeiras audiências de…

22 de novembro de 2024

Saiba quando deve ocorrer o julgamento de Bolsonaro por envolvimento em um golpe

O inquérito da Polícia Federal (PF) que indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 36…

22 de novembro de 2024

Em nota, PF diz que investigados por tentativa de golpe de Estado se estruturaram por meio de divisão de tarefas

Após conclusão das investigações referentes às tentativas de golpe de Estado, a Polícia Federal emitiu…

21 de novembro de 2024