Atlético, Auto Esporte, Botafogo, Campinense, CSP, Lucena, Miramar, Santa Cruz, Sousa e Treze. Esses são os dez clubes que, a partir deste domingo (18), vão estar na disputa pelo título de campeão paraibano de futebol em 2015.
* FPF divulga nova tabela do Campeonato Paraibano 2015
A edição deste ano vai começar com confrontos entre os times considerados pequenos ou candidatos a surpresas, como o Atlético, Auto Esporte, Lucena e Sousa. Isso porque Botafogo, Campinense e Treze só vão estrear na competição a partir do dia 1º de fevereiro, por conta de uma determinação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que orienta os clubes participantes de competições por ela organizadas a não disputarem os estaduais em janeiro, com risco de sofrerem punições.
O Campeonato deste ano vai ser disputado na forma de pontos corridos, com um total de dezoito rodadas, em dois turnos, com jogos de ida e volta. Os quatro times mais bem colocados se classificam para o quadrangular final e os dois piores são rebaixados para a segunda divisão de 2016. Os árbitros da primeira rodada foram divulgados pela Federação Paraibana de Futebol.
Estádios
O Paraibano deste ano, diferente das edições anteriores, não vai sofrer com a interdição dos estádios. Segundo o secretário de Juventude, Esporte e Lazer da Paraíba, Tibério Limeira, todos os estádios administrados pelo governo estão liberados. “Está tudo em ordem. Os três estádios administrados pelo Estado [Almeidão, Amigão e Perpetão] já foram liberados. Apenas o Amigão que falta a chegada e instalação do elevador e placar eletrônico, mas pode receber partidas”, falou.
De acordo com o secretário, o estádio Marizão, administrado pela Prefeitura Municipal de Sousa, mas que recebe ajuda financeira do governo estadual para o andamento das obras, também está liberado. “O Marizão, que é de responsabilidade da prefeitura, mas que o estado vem ajudando com recursos, ainda tem algumas coisas a serem feitas, mas está tudo tranquilo para o início do campeonato”, informou.
O promotor Valberto Lira, que é presidente da Comissão Estadual de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios da Paraíba, confirmou ao Portal Correio que todos os estádios que vão ser utilizados na competição estão liberados.
“Os principais estádios estão aptos a receberem jogos, com ressalva ao Marizão, em Sousa, onde ainda restam algumas obras a serem concluídas. Com isso, recomendados que nas duas primeiras rodadas os jogos aconteçam apenas com as torcidas locais de Sousa. Nesta sexta-feira (16), estaremos fazendo uma visita ao Amigão e ao Presidente Vargas, mas já sabemos da total capacidade desses estádios em receberem os jogos normalmente”, afirmou.
Principais estádios do estado, o Almeidão e o Amigão tiveram mudanças na capacidade para receber o público. Segundo o administrador do Almeidão, Reginaldo Silva, o estádio está liberado para até 20 mil espectadores. “O último laudo apresentado apontou que o Almeidão tem como comportar até 20 mil pessoas, por conta da retirada dos antigos assentos de plástico. Futuramente novos assentos, mais confortáveis, serão colocados.
Já o administrador do Amigão, Ascanio Pasceli, informou que o laudo inicial libera o Amigão para até 19.700 espectadores, mas esse número pode aumentar. “Me foi apresentado um laudo que garante até 19.700 pessoas, mas esse número pode aumentar porque ainda não temos o laudo definitivo. Devemos superar as 20 mil pessoas em jogos no Amigão”, disse.
Conheça alguns clubes que estão disputa do Campeonato Paraibano 2015:
Atlético de Cajazeiras
Campeão Paraibano de 2002 e vice nos anos de 1994, 2001, 2003 e 2007, o Trovão Azul vem para tentar surpreender no Paraibano. O técnico Tassiano Gadelha tem como destaques no elenco os jogadores Fernando Pilar, com passagens por Botafogo-PB e Treze, e o goleiro Gerson, vindo do futebol paulista.
O Atlético estreia no Paraibano neste domingo (18), às 16h, contra o Lucena, no Amigão, em Campina Grande.
Auto Esporte
Hexacampeão Paraibano, o Auto quer repetir a campanha de 2014, quando se classificou para as semifinais da competição, sendo eliminado pelo Campinense. O treinador Jazon Vieira conta com as experiências de Gil Bala, que já atuou no Botafogo-PB, e do lateral esquerdo Rogerinho, como boas peças para a equipe. O desfalque de última hora é a saída do meia Mael, um dos destaques do time, que vai jogar no futebol amazonense.
O Auto Esporte estreia no Paraibano neste domingo (18), contra o Sousa, às 16h, no Marizão, em Sousa.
Botafogo
Atual bicampeão paraibano, e com 27 títulos no total, o Belo vai buscar o tricampeonato mantendo parte da base da equipe dos últimos dois anos. O técnico Marcelo Vilar tem em Genivaldo, Roberto Dias, Zaquel e Doda a espinha dorsal de uma equipe que ainda busca o melhor entrosamento. Apesar da reformulação no elenco, o Botafogo é considerado um dos favoritos ao título estadual.
O Belo estreia na competição apenas no dia 1 de fevereiro, contra o Miramar de Cabedelo, às 16h, no Almeidão, em João Pessoa.
Campinense
Um dos maiores campeões paraibanos, com um total de 19 títulos, a Raposa passou por um processo de reformulação total do elenco. Vice campeão Paraibano em 2013, o clube manteve Francisco Diá no comando, após a eliminação na primeira fase da Série D em 2014, e tem como destaque o volante Negretti e o atacante Reginaldo Júnior.
Na estreia, o Campinense vai enfrentar o CSP, no dia 1 de fevereiro, às 16h, no estádio Amigão, em Campina Grande.
CSP
Vice-campeão paraibano em 2011, e eliminado nas semifinais em 2014, o Tigre vem com um time recheado de jovens. Conhecido por ser um clube que possui a revelação de jogadores promissores, o CSP vai ser comando pelo técnico Tazinho, e tem como destaques o goleiro Ferreira, o volante Daniel Paraíba e os atacante Soares e Helinho Paraíba.
O CSP estreia no Paraibano no dia no dia 1 de fevereiro, às 16h, no estádio Amigão, contra o Campinense.
Lucena
Reestreando na elite do Paraibano, o Lucena vai tentar mostrar que pode dar trabalho aos grandes. Tendo como treinador o experiente Ramiro Sousa, o clube tem como destaques o volante Júlio César e o meia Ribinha.
O Lucena estreia na competição neste domingo (18), contra o Atlético de Cajazeiras, às 16h, no estádio Amigão, em Campina Grande.
Sousa
Bicampeão paraibano, nos anos de 1994 e 2009, o Dinossauro deve dar trabalho, mais uma vez. O técnico Pedrinho Albuquerque vai poder contar com a experiência do goleiro Ricardo, dos meias William Carioca e William Piauí e do atacante Rodrigo Potim.
O Sousa estreia no Paraibano neste domingo (18), contra o Auto Esporte, às 16h, no estádio Marizão, em Sousa.
Treze
Detentor de 15 títulos paraibanos, o Galo vai em busca de tirar um jejum de quase quatro anos sem comemorar o título paraibano. Rebaixado para a Série D do Campeonato Brasileiro, o elenco sofreu uma reformulação. Comandado pelo técnico Everton Goiano, o elenco tem como destaques o goleiro Paulo Musse, o zagueiro Alisson, os laterais David Modesto e Panda, e dos atacantes Conrado, recém contratado, e Marcelo Maciel.
O Treze estreia no Campeonato Paraibano no dia 1 de fevereiro, contra o Santa Cruz, às 16h, no estádio Presidente Vargas, em Campina Grande.
Correio
A Polícia Civil da Paraíba localizou o veículo envolvido no atropelamento que matou o ciclista…
A Polícia Federal e a Polícia Civil do Distrito Federal apuram novas ameaças de morte…
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou na última quarta-feira, 8, que foi convidado para a…
Um veículo oficial do Governo da Paraíba, modelo Honda Civic de cor preta, foi encontrado…
Após sofrer importunação sexual por motorista de aplicativo em João Pessoa, uma mulher de 26…
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, iniciou ontem (09), a formação da equipe que…