A Portuguesa cumpriu o objetivo na tarde deste domingo para se manter na Série A. Contra a equipe reserva da Ponte Preta, que mantém o foco na final da Copa Sul-Americana, o clube rubro-verde fez o suficiente para vencer por 2 a 0 em Campinas pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro – o resultado praticamente elimina as chances do time paulistano ser rebaixado para a Série B.
Com 47 pontos na classificação, a Portuguesa abre três de vantagem para o Vasco, primeiro time que seria rebaixado atualmente. A equipe carioca até pode empatar no número de vitórias, mas leva vantagem enorme de nove gols no critério de saldo. Já a Ponte Preta continua sem ter o que buscar na competição – havia sido rebaixada no último sábado, com empate do Fluminense.
Agora, o time de Campinas se concentra na Copa Sul-Americana: o primeiro jogo da decisão, contra o Lanús, acontece nesta quarta-feira, no Pacaembu. Já a equipe lusitana tem uma semana livre para tentar confirmar a permanência na elite do futebol nacional, em duelo contra o Grêmio no próximo fim de semana, no Canindé.
Mais interessada na partida, a Portuguesa foi a primeira a chegar ao ataque na tarde deste domingo. Logo aos 6min, Gilberto foi lançado na cara do goleiro Daniel e chutou prensado – Betão apareceu e ainda evitou o gol. A Ponte Preta até tocava bem a bola e chegava com facilidade ao ataque, mas sofreu o primeiro gol aos 15min: após cobrança de escanteio, Henrique aproveitou saída ruim do goleiro adversário para mandar para as redes.
Assim como antes de sair atrás no placar, a Ponte Preta continuou com posse de bola maior e rondava a área lusitana nos momentos seguintes. A equipe paulistana, no entanto, passou a equilibrar depois da metade inicial do primeiro tempo e teve a chance de gol mais clara até o intervalo: aos 39min, Luís Ricardo fez grande jogada individual e acertou chute forte na trave pontepretana.
Na volta para a etapa final, a partida manteve o mesmo ritmo lento dos primeiros 45 minutos. A primeira grande chance de gol foi aos 15min, quando a Portuguesa perdeu gol incrível. Wanderson recebeu sozinho passe de Gilberto, mas conseguiu chutar para fora de cara para Daniel. O atacante, no entanto, se recuperou aos 20min: após bela jogada da equipe rubro-verde, Wanderson só teve o trabalho de empurrar para o gol.
Com a vantagem do adversário, os reservas da equipe campineira praticamente desistiram de buscar o resultado e quase não criaram chances até o fim da partida. Satisfeita com o placar, a Portuguesa diminuiu o ímpeto e passou a valorizar a posse de bola. Na melhor chance até o fim, Bruno Henrique cobrou falta no ângulo pontepretano, mas teve gol evitado pelo goleiro adversário.
Terra
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realiza, nesta terça-feira (26), a eleição para a mesa…
Confirmado: a articulação em torno do Laboratório ALUMIA- como referência de checagem de informação está…
Dois irmãos foram presos suspeitos de agredirem uma mulher grávida com um pedaço de madeira,…
Em entrevista na noite de ontem (25), ao programa 60 Minutos, do Sistema Arapuan de…
Uma operação da Polícia Militar foi realizada recentemente no bairro do Rangel, em João Pessoa.…
Por meio de decisão o Juízo da 2ª Vara Mista de Itaporanga determinou que os…