O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, assinou o convênio que garante a capital paraibana como sede das Olimpíadas Escolares da Juventude 2014. A competição, que vai acontecer de 6 a 15 de novembro, vai atrair cerca de 4 mil atletas para a disputa de 13 modalidades que vão ocupar os principais equipamentos esportivos da cidade. O termo foi assinado junto ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB) durante reunião no Gabinete do prefeito.
“É uma satisfação imensa poder finalizar esse processo hoje com a garantia da realização dos Jogos da Juventude na Capital”, destacou o prefeito. “Este é um dos principais eventos do País, que fortalece o turismo da cidade que o sedia e garante uma grande projeção esportiva. Não poderíamos deixar que João Pessoa perdesse esta oportunidade e, por isso, garantimos a realização de uma grande edição, com a marca da cidade”, declarou.
O diretor geral dos Jogos da Juventude, Edgar Hubner, afirmou que a escolha de João Pessoa aconteceu pelo fato de a cidade reunir características fundamentais para a realização do evento. “Aqui temos um parque hoteleiro adequado, o que é um requisito fundamental, uma ótima estrutura pela variedade e qualidade dos equipamentos esportivos, além de uma grande vontade política de seus gestores, o que é decisivo para o sucesso dos jogos”, disse.
Competição
Os Jogos Escolares são um evento nacional que cresce a cada edição e reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o Brasil. Atualmente, é a competição tida como referência internacional. Incluindo as fases seletivas, os números chegam a mais de 2 milhões de atletas e cerca de 5 mil cidades participantes.
Turismo
De acordo com o secretário municipal do Turismo, Beto Brunet, o evento é decisivo na movimentação da cadeia produtiva do turismo. “Para se ter ideia do potencial turístico dos Jogos, precisamos apenas analisar os números das edições anteriores, quando foram catalogadas 27 mil diárias e cerca de 56 mil refeições. Trata-se de uma grande oportunidade para fomentar o setor em um período frio na demanda”, explicou.
As palavras do secretário foram confirmadas pelo presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) na Paraíba, Inácio Júnior. De acordo com ele, a ocupação no mês dos Jogos deve crescer em cerca de 40%, atingindo a marca de 100%. “Devemos agradecer ao prefeito Luciano Cartaxo pela sensibilidade de lutar por este evento que vai nos garantir um mês de novembro com números de alta estação”, avaliou.
O empresário Marcos Mozzini e o gerente executivo Ferdinando Lucena, representaram o presidente do Convention Bureau João Pessoa, José Camilo Juliani, que esteve na BNTM, em Recife, e afirmaram que o evento movimentará não apenas a rede hoteleira, mas toda a cadeia turística da cidade, gerando cerca de R$ 10 milhões na economia da cidade.
“A Prefeitura em nenhum momento hesitou em dialogar e negociar a vinda deste evento para a Capital e agora poderemos garantir a movimentação econômica em setores de receptivo, transportes, comércio, alimentação fora do lar e o mercado de eventos”, relacionou Mozzini.
Assessoria de Imprensa
Bem estar, saúde e harmonia com a natureza. Fugir do comum e viver o extraordinário.…
O líder da oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado George Morais (União Brasil),…
Candidato oficial de Arthur Lira (PP-AL) na disputa pela sucessão da presidência da Câmara, o…
O futuro diretor-superintendente da PB Saúde revelou ser contra a implantação da escala 12 por…
Em entrevista nesta quarta-feira (27), a deputada estadual Jane Panta (PL), que também é a…
Horas depois de ser reeleito ontem (26), por antecipação e unanimidade, o presidente da Assembleia…