Quase um ano após o acidente que deixou a atleta Laís Souza tetraplégica, foi publicada hoje (13) no Diário Oficial da União a concessão da pensão especial, mensal e vitalícia à ex-ginasta. De acordo com o texto sancionado pela presidenta Dilma Rousseff, ela receberá R$ 4.390, valor equivalente ao teto do Regime Geral da Previdência Social.
Ex-ginasta, Laís se acidentou em 28 de janeiro, quando treinava para os Jogos Olímpicos de Inverno de Socchi, na Rússia. Ao abandonar a ginástica olímpica, ela passou a competir no esqui aéreo. Seu acidente ocorreu quando descia uma pista em Salt Lake City. Apesar de socorrida rapidamente, os ferimentos acabaram causando a paralisia da atleta do pescoço para baixo. Com fisioterapia e tratamento com células tronco, ela tenta recuperar os movimentos das pernas e dos braços.
A proposta foi aprovada pelo Senado, após passar pela Câmara, em 17 de dezembro. O projeto é de autoria dos deputados Mara Gabrilli (PSDB-SP) e Rubs Bueno (PPS-PR). Na justificativa, eles afirmam que, por ser de uma família humilde do interior de São Paulo, Laís não teria como arcar com as despesas decorrentes de suas novas necessidades.
Congresso em Foco