O presidente do Conselho Deliberativo do Botafogo-PB, Nelson Lira, ministrou palestra nesta terça-feira (14) no I Seminário Pensando o Futebol Profissional da Paraíba.
O dirigente comandou o Bele entre 2012 e 2014, período no qual o time profissional conquistou três títulos, sendo dois estaduais e um nacional.
Com realização da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o seminário busca mostrar como esta modalidade, que é paixão nacional, tem se sustentado nas cidades paraibanas e como os clubes estão agindo para suprir as dificuldades vivenciadas diariamente.
Os presidentes de Campinense e Treze, William Simões e Eduardo Medeiros, também participaram do evento, que acontece até esta quarta-feira (15) no auditório do Campus V da UEPB, localizado no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa.
De forma resumida, Nelson expôs os problemas enfrentados desde o início de sua gestão, após a renúncia do ex-presidente Roberto Burity, até a última sexta-feira (10), quando ele deixou o cargo para concorrer à presidência do CD.
Além de muitos anos sem disputar competições nacionais, o Bota-PB somava dívidas trabalhistas, impossibilitando a sua reabilitação dentro de campo.
Segundo o presidente, ao ocupar o cargo, em 2012, mudanças foram feitas a fim de sanar os débitos. A solução encontrada foi renegociar os processos trabalhistas, o que permitiu o pagamento e assim chegar atualmente ao número de apenas cinco dívidas sendo pagas dentro do prazo, dando ao clube a certidão positiva com efeito negativo na Justiça do Trabalho.
As ações administrativas garantiram então uma organização total para dar condições de trabalho dentro de campo e as conquistas do Bicampeonato Paraibano (2013 e 2014) e do título do Campeonato Brasileiro da Série D 2013.
O Botafogo-PB, segundo Nelson, é hoje um dos poucos do Brasil a ter todas as Certidões Negativas (com exceção da Trabalhista que é positiva, mas com efeito negativo) e dar ao torcedor as alegrias das conquistas de taças nas competições.
A equipe alcançou o seu objetivo: ter calendário cheio, inclusive com a vaga mantida na Série C do Brasileiro e com chances de lutar, em 2015, pelo acesso para a Série B.
Além dos presidentes do "Trio de Ferro" da Paraíba, foram convidados a palestrar Ariano Wanderley, membro da Junta Administrativa da Federação Paraibana de Futebol (FPF), o presidente da Federação Norte-Riograndense de Futebol José Vanildo da Silva, o procurador de Justiça Valberto Lira, bem como os professores da UEPB Germano Ramalho e Francisco de Assis Bezerra.
Redação com assessoria