Quarteto da Paraíba ajuda Botafogo (RJ), em campanha histórica na Série A e Sul Americana

PUBLICIDADE

Indiscutivelmente a campanha do Botafogo (RJ), no Campeonato Brasileiro deste ano é memorável. Surpreendente. Time bem entrosado, com artilheiro da competição e melhor defesa na 3ª melhor campanha dos pontos corridos, o Fogão tem se tornado um time a ser batido. Líder do Brasileirão com 43 pontos, o Glorioso faz uma campanha quase irretocável e é favorito ao título. Além da elite do esporte do país, o clube de General Severiano também vive bom momento na Sul-Americana.

Parte do sucesso dentro de campo do Botafogo é fruto do desempenho de quatro jogadores paraibanos. Isso mesmo. O quarteto da Paraíba tem contribuição efetiva na grande fase do Glorioso. Os jogadores Carlos Alberto, Hugo Neto, Luís Henrique e Tiquinho Soares tem feito a diferença dentro de campo.

O destaque nessa campanha memorável e que fez a torcida sonhar com o título nacional, é o atacante Tiquinho Soares. Artilheiro isolado da competição com 13 gols, Tiquinho tem se tornado um exímio goleador. O centroavante é o artilheiro do clube na temporada em todas as competições que o Fogão disputou. O paraibano sofreu uma entorse no joelho e deve desfalcar o Botafogo pelo menos por cinco semanas. Entretanto, antes de se machucar, ajudou o Glorioso a disparar na liderança do Brasileirão.


Tiquinho Soares foi anunciado pelo Botafogo há quase um ano, em 12 de agosto de 2022. O jogador foi contratado junto ao Olympiacos, da Grécia, e assinou até o fim do próximo ano, com a esperança de ser o principal artilheiro do clube. Se a pequena amostra na última temporada foi boa, com seis gols e duas assistências em 14 partidas, o desempenho neste ano tem sido ainda melhor.

O centroavante tem liderado o Botafogo nessa vultosa temporada. Artilheiro do Glorioso no ano e principal goleador da Série A, Tiquinho Soares, natural de Sousa, do Sertão da Paraíba, vive a sua melhor exibição da carreira. Referência do ataque botafoguense, o camisa 9, que é o cobrador de pênaltis oficial do time, tem apresentado suas credenciais táticas, fazendo importantes funções na equipe, como o pivô, a abertura de espaço e o ataque pelos lados do campo.

Outro paraibano que tem brilhado no Fogão, é Luís Henrique. Cria do Botafogo, o jogador natural de Solânea, rapidamente se destacou nas categorias de base do clube e subiu para o time profissional com 17 anos. O atacante jogou as duas últimas rodadas da Série A do Brasileirão de 2019 e colaborou com uma assistência. No ano seguinte, foi titular no Carioca e no início da 1ª divisão. Ao todo, foram 19 jogos, dois gols e cinco assistências, até ser vendido para o Olympique de Marselha. Na França, o jogador não obteve números expressivos.

No Brasileirão, Luís Henrique, que atua na ponta-esquerda, é peça importante de rotação do Botafogo. Até aqui, o atacante jogou todos os 16 jogos, sendo oito como titular. Ao todo, são dois gols marcados com as cores do Fogão. O atacante, inclusive, foi o autor do tento diante do Patronato, na Sul-Americana. Caso atinja metas no clube, o Glorioso pagará, aproximadamente, R$ 42 milhões pelo passe do jogador.

Outro jogador paraibano que tem contribuído para a boa campanha do Fogão, é Carlos Alberto. O atacante de 21 anos assinou contrato de empréstimo até o fim da temporada com opção de compra de 1 milhão de dólares. Pertencente ao América-MG, o jogador paraibano foi destaque nas categorias de base do Coelho, acumulando, inclusive, convocação para a seleção brasileira Sub-20. No Botafogo, o ponta-direita demorou a engrenar, mas tem sido importante nas últimas partidas.

O mesmo desempenho tem sido Hugo Neto. A exemplo de Luís Henrique, Hugo Neto também é cria da casa. Desde 2019 no Botafogo, o lateral-esquerdo tem recebido oportunidades no esquadrão profissional do time carioca desde 2021. Mas foi nesta temporada que ele, enfim, se firmou, e com uma responsabilidade e tanto nas últimas semanas.

Dentro de campo, os quatro paraibanos têm sido peças fundamentais no consolidado desempenho que o Botafogo tem demonstrado até aqui, especialmente no Campeonato Brasileiro. O Fogão, inclusive, teve, pelo menos, um paraibano em todas as rodadas da Série A. O principal destaque mesmo foi na vitória por 2 a 0 diante do Vasco, pela 13ª rodada. Na ocasião, além dos gols de Carlos Alberto e Luís Henrique, Tiquinho Soares também colaborou com assistência.


Contando com a ajuda do quarteto paraibano, o Glorioso é dono de uma campanha extraordinária na 1ª divisão, tendo conquistado, até aqui, 43 pontos em 51 disputados
A equipe soma a melhor defesa do campeonato, com 32 gols marcados e 10 gols sofridos. Nessa campanha épica, passou sete partidas sem ser vazado, a maior marca da competição. Também segue com 100% de aproveitamento como mandante.

Além das “joias” que brilham no Botafogo, mais dois paraibanos tem se destacado em outros clubes no Brasileiro. O atacante Hulk, destaque do Atlético Mineiro com 7 gols, e Thaciano, um dos responsáveis pela boa campanha do Bahia, com dois gols e vários passes. Os dois jogadores são de Campina Grande.

Severino Lopes
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mais de 20 vereadores manifestam apoio e Dinho consolida caminhada rumo à reeleição na Mesa Diretora da CMJP

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, esteve reunido nesta segunda-feira (25)…

25 de novembro de 2024

Família de vítima anuncia recompensa de mil dólares para quem localizar Fernando Cunha Lima, foragido por abusos sexuais

Nesta segunda-feira (25), a família de uma das possíveis vítimas do pediatra Fernando Cunha Lima, …

25 de novembro de 2024

Líder do governo na ALPB, Chico Mendes confirma permanência de Dr. Eduardo na base e contabiliza até 25 deputados no grupo

O deputado estadual Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),…

25 de novembro de 2024

Fique em Dia com a Cagepa: negociação de débitos entra na última semana

Mais de 50 mil clientes já negociaram seus débitos na campanha Fique em Dia com…

25 de novembro de 2024

Aberto período de renovação de matrículas para alunos veteranos em escolas municipais de JP

A Secretaria de Educação de João Pessoa está com o período de renovação de matrículas…

25 de novembro de 2024

Veneziano e Nilda Gondim participam de inauguração de ala SUS na FAP

Senadores reafirmaram compromisso de apoio e destinação de emendas à instituição. O Hospital da Fundação…

25 de novembro de 2024