Um feito histórico. Rebeca Andrade consagrada e de novo no pódio. Rebeca Andrade conquistou sua quarta medalha na história das Olimpíadas, nesta quinta-feira (01/07), ao ficar com a prata na final do individual geral feminino da ginástica artística em Paris 2024. O ouro ficou com Simone Biles, lenda da ginástica.
Rebeca e Biles travaram uma disputa intensa até o último aparelho, o solo. A brasileira chegou a ficar na liderança da disputa na Bercy Arena, mas foi superada nos dois aparelhos finais: a trave e o solo.
O bronze também foi para os Estados Unidos, com Suni Lee. Outra brasileira na prova, Flávia Saraiva ficou na 9ª posição.
As adversárias estavam no mesmo sexteto de execução na final, e, na primeira rotação, em sequência: Rebeca Andrade era a antepenúltima e Simone Biles fechava a série.
O duelo acabou virando nas barras assimétricas, quando Biles cometeu um erro e tirou 13.733, enquanto a brasileira cravou 14.666, uma nota acima do que ela havia feito na fase de classificação. Rebeca, então, assumiu a liderança por 0.266 de diferença.
Na trave, a ordem inverteu, e Simone Biles abriu cravando uma nota 14.566, recuperando o moral após o erro nas barras. Rebeca, por sua vez, recebeu uma nota de 14.133, e ficou apenas 0.166 atrás da norte-americana.
No aparelho final, o solo, Rebeca Andrade foi antes de Biles e tirou 14.033 por conta de um passo para fora do tablado. A prata já estava garantida, e foi confirmada com a nota 15.066 de Biles.
Rebeca já conquistou quatro medalhas olímpicas, um feito na história dos Jogos Olímpicos. Ela pode se transformar na maior medalhista do Brasil.
Redação