O Retrô é campeão brasileiro da Série D. Com uma vitória por 3 a 1 diante do Anápolis-GO, ontem, domingo (29/09), na Arena de Pernambuco, a Fênix reverteu a derrota por 2 a 1 na ida e ficou com o título da Série D. A conquista nacional é a primeira da história do clube fundado em 2016 e que se profissionalizou em 2019. O título veio com a presença de 9.271 torcedores no estádio.
O Retrô já tinha conquistado o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro, que será disputada no próximo ano, e fechou com chave de ouro a temporada. Com a conquista do primeiro título nacional, o Retrô colocou Pernambuco na lista de estados com campeões brasileiros nas quatro divisões.
Na Série D deste ano, o Retrô fez uma campanha memorável e conquistou o acesso para a Série C 2025. Na primeira fase, o Retrô conquistou 26 pontos e terminou na segunda colocação do grupo 4. O time ficou atrás apenas do Itabaiana, que teve os mesmos 26 pontos, mas com um saldo de gols superior (10 a 9). A campanha do Retrô foi apenas a décima melhor da primeira fase.
A maior vitória foi contra o Sergipe (5 a 0) e a pior derrota para o Petrolina (3 a 1). O time balançou as redes 21 vezes, obtendo o melhor ataque do grupo que estava ao lado do Itabaiana.
Com uma trajetória emocionante na fase eliminatória, o Retrô venceu todos os adversários após disputas de pênaltis. Na segunda fase, a Fênix passou pelo América-RN após dois empates (1 a 1 e 0 a 0).
Nas oitavas de final, o Retrô eliminou o Manauara. Após uma vitória e uma derrota por dois gols de diferença, o time pernambucano aproveitou a estrela de Darley (que defendeu duas cobranças) para se classificar.
Na fase seguinte, a Fênix enfrentou o Brasiliense, em duelo que valia o acesso à Série C do Brasileiro. Após uma vitória em casa e um revés como visitante, a estrela do goleiro Darley brilhou nas penalidades e o Retrô avançou.
As semifinais foram marcadas pelo reencontro entre Retrô e Itabaiana. Perdendo a primeira partida por 1 a 0, o time pernambucano triunfou em Sergipe, também por 1 a 0, e a decisão foi para os pênaltis. Darley defendeu uma cobrança e a Fênix chegou à final da Série D.
A decisão do Campeonato Brasileiro Série D foi marcada por muita emoção. No primeiro jogo, Kevyn e Breno marcaram para o Anápolis e o time goiano venceu por 2 a 1 (gol do Retrô foi marcado por Denilson).
Jogando em casa, a Fênix conseguiu a virada no placar agregado. O time pernambucano abriu o placar logo no início da partida, com Fialho mas sofreu o empate com gol de cabeça de Magno. O jogo foi para o intervalo empatado por 1 a 1 e o Anápolis com a mão na taça. Porém, no segundo tempo, a Fênix fez o segundo gol, com Mascote e ampliou minutos depois, com um golaço de João Pedro. O jogo terminou 3 a 1 para o time de Camaragibe, que conquistou o primeiro título no futebol profissional
Com o título inédito do Retrô-PE conquistado neste domingo sobre o Anápolis, a Série D do Campeonato Brasileiro chega ao seu 15º campeão diferente em 16 edições realizadas desde 2009.
A grande peculiaridade é que o ranking de maiores vencedores da Série D só tem um bicampeão. Apenas o Ferroviário-CE conseguiu o bicampeonato da competição, ficando com o troféu em 2018 e no ano passado. Em 2025, a equipe cearense, rebaixada na Série C nesta temporada, estará de volta à última divisão nacional.
O Ceará é o estado com mais títulos na Série D, com três. Além dos dois do Ferroviário, o futebol cearense ainda faturou a competição com o Guarany de Sobral, em 2010. A Série D existe desde 2009, quando a Série C teve uma mudança significativa no tamanho da disputa. O torneio passou de 64 clubes para apenas 20.
Severino Lopes
PB Agora