Retrô conquista Série D pela 1ª vez e torna Pernambuco único estado com campeões brasileiros nas quatro divisões

PUBLICIDADE

O Retrô é campeão brasileiro da Série D. Com uma vitória por 3 a 1 diante do Anápolis-GO, ontem, domingo (29/09), na Arena de Pernambuco, a Fênix reverteu a derrota por 2 a 1 na ida e ficou com o título da Série D. A conquista nacional é a primeira da história do clube fundado em 2016 e que se profissionalizou em 2019. O título veio com a presença de 9.271 torcedores no estádio.

O Retrô já tinha conquistado o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro, que será disputada no próximo ano, e fechou com chave de ouro a temporada. Com a conquista do primeiro título nacional, o Retrô colocou Pernambuco na lista de estados com campeões brasileiros nas quatro divisões.

Na Série D deste ano, o Retrô fez uma campanha memorável e conquistou o acesso para a Série C 2025. Na primeira fase, o Retrô conquistou 26 pontos e terminou na segunda colocação do grupo 4. O time ficou atrás apenas do Itabaiana, que teve os mesmos 26 pontos, mas com um saldo de gols superior (10 a 9). A campanha do Retrô foi apenas a décima melhor da primeira fase.


A maior vitória foi contra o Sergipe (5 a 0) e a pior derrota para o Petrolina (3 a 1). O time balançou as redes 21 vezes, obtendo o melhor ataque do grupo que estava ao lado do Itabaiana.

Com uma trajetória emocionante na fase eliminatória, o Retrô venceu todos os adversários após disputas de pênaltis. Na segunda fase, a Fênix passou pelo América-RN após dois empates (1 a 1 e 0 a 0).

Nas oitavas de final, o Retrô eliminou o Manauara. Após uma vitória e uma derrota por dois gols de diferença, o time pernambucano aproveitou a estrela de Darley (que defendeu duas cobranças) para se classificar.

Na fase seguinte, a Fênix enfrentou o Brasiliense, em duelo que valia o acesso à Série C do Brasileiro. Após uma vitória em casa e um revés como visitante, a estrela do goleiro Darley brilhou nas penalidades e o Retrô avançou.

As semifinais foram marcadas pelo reencontro entre Retrô e Itabaiana. Perdendo a primeira partida por 1 a 0, o time pernambucano triunfou em Sergipe, também por 1 a 0, e a decisão foi para os pênaltis. Darley defendeu uma cobrança e a Fênix chegou à final da Série D.

A decisão do Campeonato Brasileiro Série D foi marcada por muita emoção. No primeiro jogo, Kevyn e Breno marcaram para o Anápolis e o time goiano venceu por 2 a 1 (gol do Retrô foi marcado por Denilson).

Jogando em casa, a Fênix conseguiu a virada no placar agregado. O time pernambucano abriu o placar logo no início da partida, com Fialho mas sofreu o empate com gol de cabeça de Magno. O jogo foi para o intervalo empatado por 1 a 1 e o Anápolis com a mão na taça. Porém, no segundo tempo, a Fênix fez o segundo gol, com Mascote e ampliou minutos depois, com um golaço de João Pedro. O jogo terminou 3 a 1 para o time de Camaragibe, que conquistou o primeiro título no futebol profissional

Com o título inédito do Retrô-PE conquistado neste domingo sobre o Anápolis, a Série D do Campeonato Brasileiro chega ao seu 15º campeão diferente em 16 edições realizadas desde 2009.

A grande peculiaridade é que o ranking de maiores vencedores da Série D só tem um bicampeão. Apenas o Ferroviário-CE conseguiu o bicampeonato da competição, ficando com o troféu em 2018 e no ano passado. Em 2025, a equipe cearense, rebaixada na Série C nesta temporada, estará de volta à última divisão nacional.

O Ceará é o estado com mais títulos na Série D, com três. Além dos dois do Ferroviário, o futebol cearense ainda faturou a competição com o Guarany de Sobral, em 2010. A Série D existe desde 2009, quando a Série C teve uma mudança significativa no tamanho da disputa. O torneio passou de 64 clubes para apenas 20.

Severino Lopes

PB Agora

 

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mersinho Lucena é homenageado com medalha ‘Amigo da Marinha’

O deputado federal Mersinho Lucena (Progressistas) foi homenageado com a medalha ‘Amigo da Marinha’, nesta…

22 de novembro de 2024

Prefeita de Mamanguape entra na mira do TCE para explicar irregularidade em licitação de mais de R$ 18 milhões

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) intimou a prefeita de Mamanguape, Maria…

22 de novembro de 2024

MP dá parecer favorável à ação de Jhony contra Bruno Cunha Lima por abuso de poder, em CG

O Ministério Público Eleitoral emitiu essa semana um parecer favorável ao prosseguimento de uma das…

22 de novembro de 2024

Aguinaldo Ribeiro garante construção de 225 casas populares na Paraíba com apoio do Ministério das Cidades

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), líder da Maioria no Congresso Nacional, garantiu a construção…

22 de novembro de 2024

Hugo Motta busca apoio do Avante para consolidar candidatura à presidência da Câmara

O deputado Hugo Motta (Republicanos-RS), candidato de Arthur Lira (PP-AL) à presidência da Câmara, está…

22 de novembro de 2024

Vereadores de Campina Grande passam a ter salário de mais de R$ 20 mil a partir de 2025

O Seminário Oficial do Município de Campina Grande publicou, nesta semana, um ato do vereador-presidente…

22 de novembro de 2024