Categorias: Esportes

RIVALIDADE HISTÓRICA: Treze e Campinense entram em campo para disputar 403º Clássico dos Maiorias

PUBLICIDADE

Dois times, um sonho pela vitória e duas torcidas apaixonadas que quase entram em êxtase, quando a sua equipe faz um gol, e sai de campo triunfando.

A maior rivalidade do futebol paraibano entra em campo neste domingo no primeiro Clássico dos Maiorais do ano. Será o jogo 403 da história. E promete ser mais um clássico de arrepiar, teste para cardíaco que deve sacudir as arquibancadas do Estádio O Amigão,

 

Em campo estarão 36 títulos estaduais, sendo 21 conquistados pela Raposa contra 15 pelo Galo. O rubro-negro também carrega em seu histórico de conquistas, o título da Copa do Nordeste 2013. A partida, válida pela 5ª rodada do Estadual, acontece às 16h no estádio O Amigão, e terá torcidas divididas. A torcida do alvinegro, ficará no lado da arquicanbada sombra, enquanto que a torcida do rubro-negro, ficará no lado da arquicancada sol.

 

Mais uma vez a cidade estará dividida com cores diferentes. O vermelho e preto da Raposa, e o preto e branco do Galo, tomarão conta da Rainha da Borborema, neste domingo de clássico.

 

Os dois times vivem situações diferentes na tabela no Campeonato Paraibano. A Raposa comandada por Celso Teixeira, é líder do grupo A com 12 pontos, e 100% de aproveitamento. Já o Galo é ocupa a 3ª posição no Grupo B com 5 pontos e 41.7% de aproveitamento.

Uma das atrações, estará na beira do campo comandando suas equipes. Do lado do Treze, mandante do clássico, estará o técnico Oliveira Candindé, que em 2013, conquistou o título da Copa do Nordeste pelo Campinense. Do lado da Raposa, o destaque é o “inquieto” Celso Teixeira, que no ano passado, comandou o alvinegro. O Galo vem de uma derrota no meio de semana para o Sousa no PV, enquanto a Raposa vem de um triunfo diante do Serrano, o que garantiu a sua invencibilidade na competição.

Para esse duelo, o técnico Celso Teixeira, terá a força máxima e poderá contar inclusive com o atacante Rodrigo Silva, um dos artilheiros do time ao lado de Muller Fernandes, que está suspenso. Muller Fernandes atuou na vitória da Raposa contra o Serrano, e deve ser confirmado no time titular.É que o meia Jean Carlos e o centroavante Rodrigo Silva treinaram normalmente e estão liberados pelo Departamento Médico para encarar o Treze neste  domingo.

Contratado por empréstimo e apresentado no último domingo como reforço do Campinense para a disputa do Campeonato Paraibano, o atacante Tiago Mandi pode, de cara, ganhar uma oportunidade no time titular da Raposa, já no Clássico dos Maiorias.

 

Já no Treze, o técnico Oliveira Canindé deverá mandar a campo a força máxima, escalando inclusive os jogadores que foram poupados na derrota para o Sousa. Uma das armas do Galo, é o atacante Reinaldo Alagoano, que no ano passado vestiu a camisa da Raposa. Ele perdeu um pênalti no Clássico Tradição do último domingo, e pretende se redimir no Clássico dos Maiorais.

 

Treze e Campinense sempre fizeram um jogo muito disputado, e em muitos jogos, decididos no detalhe. As estatísticas são favoráveis ao alvinegro em mais de 50 anos de uma rivalidade histórica.

Dos 402 confrontos, o Treze venceu 136 vezes, contra 107 do Campinense. O empate de ontem foi o de número de 160, resultado que vem se repetindo algumas vezes nos últimos confrontos e que responde pela maioria dos duelos. 

Na artilharia dos Maiorais, a vantagem também é trezeana: até agora, são 495 gols a favor do Alvinegro, contra 447 para o Rubro-Negro. Já com relação a número de títulos conquistados em cima do rival, a vantagem é da Raposa, que ganhou oito campeonatos paraibanos em cima do Treze, sendo que só perdeu três finais para o Galo.

 

No ano passado, os Maiorias se enfrentaram quatro vezes, sendo que o alvinegro venceu um confronto e quebrou um tabu de 13 jogos sem perder para o maior rival. As outras três partidas terminaram empatadas. O tabu durou quase quatro anos. Na história, o maior período de invencibilidade de um contra o outro foi registrado na década de 1970, quando a Raposa passou 25 jogos sem ser derrotada pelo Galo.

A rivalidade entre Campinense e Treze pode ser medida em jogos válidos pelo Campeonato Paraibano. Até o momento, os dois clubes se enfrentaram 227 vezes no Estadual. A vantagem também é do Treze. Ao todo, o Galo venceu 72 partidas, contra 69 triunfos da Raposa.

 

A rivalidade entre Campinense e Treze no Paraibano, se mede no número de empates. Os dois terminaram a partida em igualdade no placar 96 vezes.  O Galo marcou 255 gols conta 241 da Raposa. Neste domingo, seja qual for o resultado final, os números das estatísticas sofrerão alterações.

 

Ficha Técnica:

Treze: Saulo, Ferreira, Leonardo Luiz, Ítalo e Rayro; Alberto, Elielton, Dedé e Tininho; Júlio Barboza e Reinaldo Alagoano  (Edinho Canutama) Técnico: Oliveira Canindé.

Campinense:Jeferson, Alex Murici, William Goiano, Rafael Araújo e Jackinha (Thiaguinho); Rafael Jensen, Fernando Pires, Marcelo Silva e Marcinho (Tarcísio); Muller Fernandes (Tiago Mandi) e Thiago Potiguar. Técnico – Celso Teixeira

 

Severino Lope

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Homem de 53 anos é assassinado a facadas e tem coração arrancado do corpo em Campina Grande

Na manhã deste sábado (21), o corpo de um homem foi encontrado em Campina Grande,…

21 de dezembro de 2024

Natal e Ano Novo: veja programação de missas e celebrações divulgadas pela Arquidiocese em João Pessoa

Foi divulgada nesta quarta-feira (18), pela Arquidiocese da Paraíba, a programação oficial das Missas de…

21 de dezembro de 2024

PB firma contrato com os Correios para distribuição de medicamentos e insumos nas unidades de Saúde

O governador João Azevêdo celebrou, nesta quinta-feira (19), contrato de prestação de serviços logísticos e…

21 de dezembro de 2024

Banhistas devem evitar trechos de praias do litoral paraibano neste final de semana; saiba quais

Três trechos de praias na Paraíba devem ser evitados por banhistas neste final de semana,…

21 de dezembro de 2024

38 pessoas morrem em acidente envolvendo carreta e ônibus na BR-116, em Minas Gerais

Um acidente envolvendo três veículos deixou 38 mortos na madrugada deste sábado (21), na altura…

21 de dezembro de 2024

Polo Turístico Cabo Branco terá hotel, vila gastronômica, espaço games, shopping e roda-gigante panorâmica de 80m; veja fotos

O governador João Azevêdo formalizou, nesta sexta-feira (20), a contratação de mais um empreendimento para…

21 de dezembro de 2024