O São Paulo esteve com a liderança do Campeonato Brasileiro nas mãos até os 44 minutos do segundo tempo, mas cochilou na defesa e cedeu o empate por 1 a 1 ao Avaí, neste domingo, no estádio do Morumbi.
Depois de ter feito um gol com Souza, o Tricolor recuou, com o técnico Juan Carlos Osorio colocando três zagueiros. Mas, apesar da preocupação em reforçar a marcação, o time paulista falhou no fim, permitindo que o ex-tricolor André Lima tivesse tranquilidade para girar na área e finalizar, superando o goleiro Renan Ribeiro, substituto do lesionado Rogério Ceni.
O placar acaba com a longa série de vitórias do São Paulo no Morumbi. Apesar de continuar com invencibilidade em casa, o Tricolor quebrou a sequência de 12 triunfos.
O resultado ainda impediu os donos da casa de manter a liderança que possuía no início da rodada. O São Paulo é agora o segundo colocado, com 17 pontos, um a menos do que o Sport.
Na próxima rodada do Brasileirão, o São Paulo terá o clássico contra o Palmeiras, no domingo, no Palestra Itália. Já o Avaí, que tem 12 pontos, na nona posição, jogará no sábado, contra o Grêmio, em Porto Alegre.
O jogo – O São Paulo começou a partida pressionando o Avaí, principalmente pela direita, aproveitado os espaços deixados no sistema defensivo do adversário. Ganso fez jogada individual pelo setor e cruzou rasteiro, mas o goleiro Vagner tirou com o pé direito. Depois de outras investidas pelo lado, o time da casa mudou a estratégia, e Ganso serviu na intermediária a Michel Bastos, que virou e avançou na direção do gol, para finalizar com força, ao lado da meta.
O time dirigido por Gilson Kleina continuou recuado, tentando suportar as tentativas dos donos da casa. Aos 14, Carlinhos trabalhou pela esquerda, deixou o marcador para trás e mandou rasteiro para o meio da área, onde apareceu Souza para, mesmo desequilibrado, finalizar com muito perigo. Na jogada seguinte, Hudson roubou a bola na meia-lua e deixou para Alexandre Pato, que demorou a se decidir o que fazer com a bola e chutou em cima da marcação.
O Avaí demorou a ameaçar, mas também respondeu. Renan Ribeiro, inclusive, precisou deixar a área para chutar a bola antes que Anderson Lopes alcançasse lançamento. Pouco depois, a defesa tricolor afastou cobrança de escanteio, mas a bola voltou para o setor de perigo. Em cochilo da defesa da casa, Emerson dominou completamente livre perto da pequena área e chutou para fora, desperdiçando grande chance.
No entanto, a equipe anfitriã continuou mais perigosa depois do susto, tendo ainda motivos para reclamar de um lance. Aos 25, o São Paulo aproveitou erro na saída de bola do Avaí, e Ganso deu grande passe para Alexandre Pato, que tocou na saída do goleiro para balançar a rede, mas o árbitro assinalou impedimento inexistente. A jogada mostrou que os donos da casa continuariam pressionando o adversário, que se fechou novamente.
Ao contrário do que aconteceu no início da partida, quando concentrou suas chances apenas por um lado, o São Paulo buscou variar os lances. Assim, Carlinhos arrancou pela esquerda em disputa com Nino Paraíba, e o goleiro Vagner deixou a meta para abafar, ficando caído em seguida, quase fora da área. A jogada continuou, e Ganso recebeu pelo meio, de costas para a defesa, girando para chutar. Porém, a batida desviou na marcação e se perdeu pela linha de fundo, enquanto o time catarinense estava sem goleiro.
Depois do intervalo, o São Paulo manteve a pressão. Logo aos dois minutos, Michel Bastos recebeu rasteiro na entrada da área e chutou, para boa defesa do goleiro Vagner. Apesar do excesso de erros de passes do Avaí, o Tricolor tinha dificuldade para dar sequência às chances de perigo, mas os catarinenses não foram poupados por muito tempo.
Aos nove, Hudson recebeu pela direita cobrança ensaiada de escanteio e cruzou para a área. Souza aproveitou mais um erro da zaga, dominou no peito e chutou para fazer o gol. Assim que sofreu o gol, Gilson Kleina tirou Pablo para colocar o atacante André Lima, ex-São Paulo. Já Hugo cedeu sua vaga na equipe para Rômulo.
Com a vantagem no placar, Osorio mudou o São Paulo, sacando Thiago Mendes para colocar Edson Silva, que entrou em campo com um bilhete, entregue a Souza. A alteração fez o Tricolor se posicionar com o esquema com três zagueiros.
Mesmo com o setor defensivo reforçado, o Tricolor concedeu uma chance ao adversário, pois Nino Paraíba arrancou pela direita e cruzou na segunda trave, onde apareceu Rômulo para cabecear livre, exigindo boa defesa do goleiro. Pouco depois, o substituto de Rogério Ceni trabalhou bem novamente, defendendo cobrança de falta perigosa de Marquinhos.
A torcida são-paulina percebeu o risco que a equipe sofria e pediu a entrada de Centurión, sendo atendida em seguida por Osorio, que colocou o argentino no lugar de Alexandre Pato. Mesmo assim, o Avaí continuou perigoso, e André Lima disputou com a marcação em cruzamento de Rômulo, vendo a bola passar perto da trave. No entanto, o Tricolor mostrou que não aceitaria ficar apenas se defendendo em casa, e Michel Bastos pegou rebote do goleiro, cabeceando raspando o travessão. Do outro lado, aos 44, o Avaí conseguiu o empate. André Lima recebeu na área, girou e chutou para a rede, aproveitando bobeira da defesa.
Gazeta esportiva